BOLA LARANJA

Mundial de Basquete: Brasil vence Irã na estreia com placar centenário

Eleito MVP da partida, Bruno Caboclo comanda estreia imponente do Brasil POR 100 x 59 contra o Irã, na Indonésia, com 16 pontos e 7 rebotes. Próximo desafio será terça contra a Espanha, atual campeã

O Brasil não foi incomodado em momento algum da partida pela frágil seleção iraniana na manhã deste sábado -  (crédito: Divulgação/CBB)
O Brasil não foi incomodado em momento algum da partida pela frágil seleção iraniana na manhã deste sábado - (crédito: Divulgação/CBB)
Agência Estado
postado em 26/08/2023 10:27 / atualizado em 26/08/2023 10:30

A seleção brasileira estreou na Copa do Mundo de Basquete com uma grande vitória sobre o Irã na manhã deste sábado, por 100 x 59. A atuação animadora da seleção na Arena Indonésia, em Jacarta, foi ofuscada pela lesão sofrida por Raulzinho já na segunda metade da partida. O armador deixou a quadra de maca e a apreensão tomou conta da seleção. A gravidade da lesão ainda não foi confirmada.

"Conseguimos neutralizar o Irã e nosso ataque fluiu bem desde o início do jogo. Fizemos uma ótima partida para começo de campeonato e precisamos seguir evoluindo no decorrer da competição. A chave para a sequência e para todos os times que querem ir longe na Copa do Mundo é a defesa", disse o técnico Gustavo De Conti em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). 

O quinteto titular de Gustavo de Conti foi Yago, Tim Soares, Léo, Meindl, Raulzinho e Bruno Caboclo, este que terminou como cestinha do duelo, com 16 pontos anotados e sete rebotes. Yago anotou 14 pontos (três rebotes e seis assistências), já Tim Soares e Vitor Benite fizeram 13 e 12 pontos, respectivamente. O treinador brasileiro rodou o elenco e mandou os 12 convocados para a quadra. Caso Raulzinho não tenha condições de seguir no torneio, o Brasil não poderá chamar um substituto e precisará continuar com 11 atletas.

O Brasil começou o jogo muito bem, sem mostrar nervosismo na estreia. Abriu 21 pontos de vantagem no primeiro quarto e aumentou para 32 no final do primeiro tempo. O clima leve que a seleção brasileira levava na estreia mudou no terceiro quarto, quando Raulzinho (armador) sofreu uma lesão grave no joelho.

Em um contra-ataque, Raulzinho escorregou e ficou sentindo muitas dores no joelho. Ele precisou sair de maca da quadra. No vestiário passou por exames iniciais e, ainda durante o jogo, foi levado a um hospital para exames mais detalhados, possivelmente uma ressonância.

Raulzinho vinha sendo um dos destaques da partida, de volta à seleção após sete anos. Os jogadores brasileiros sentiram bastante a lesão do companheiro e o clima mudou em quadra. Apreensivos, alguns jogadores choravam no banco de reservas. Lucas Dias, que participou da jogada, foi um dos que estava visivelmente abalado com a situação.

Depois de uma pequena queda de produção, o Brasil voltou a dominar no último quarto. Com a boa vantagem, descansou os principais jogadores e ganhou com facilidade. O próximo jogo do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo será o mais aguardado da chave, contra a Espanha. A partida acontece na segunda-feira, às 10h30. O Grupo G ainda conta com a Costa do Marfim.

Estatísticas

Caboclo - 16pts e 7reb
Tim Soares - 13pts e 2reb
Benite - 12pts e 2reb
Meindl - 9pts
Huertas - 10pts e 5reb
Yago - 14pts e 6reb
Raul - 8pts
Lucas Dias - 8pts

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação