A brasiliense Sophia Câmara conquistou, nesta sexta-feira (25/8), a medalha de prata no Mundial sub-18 de judô, disputado em Zagreb, na Croácia, na categoria até 63kg. Após vencer as quatro lutas preliminares, foi derrotada pela japonesa Yuri Shimizu, e ficou com o segundo lugar.
A medalha da candanga é a segunda tupiniquim no Mundial, além do ouro conquistado por Clarice Ribeiro.
A estreia de Sophia aconteceu diante da romena Isabel Bob, conquistada após um ippon. Na sequência, enfrentou a israelense Lihi Boaron, com direito a dois waza-ari (um nippon). Nas quartas de final, venceu Nigina Saparboeva, de Uzbequistão, ao forçar três shidôs.
Nas meias-finais, derrotou a lituana Varvara Kuchar, por punições. Na luta seguinte, no entanto, não foi párea para a japonesa. "Estou muito feliz. Quero agradecer a todo mundo que me ajudou a chegar aqui: minha academia, minha família e a comissão técnica da CBJ", comemorou.
Atleta de 16 anos, Sophia treina na Academia Espaço Marques Guinness, em Taguatinga Sul, e se consagrou como um dos grandes destaques da classe sub-18 do país na temporada atual, com resultados expressivos, tanto a nível nacional, quanto internacional.
Na Copa Europeia de Teplice, por exemplo, foi medalha de prata, além de um bronze na Copa Europeia de Bielsko-Biala, e dois pódios na Copa Pan-Americana da Bahia, com o título brasileiro sub-21.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores através do e-mail: sredat.df@dabr.com.br