Fórmula 1

F1: Daniel Ricciardo fratura a mão e será substituído no GP da Holanda

Batida no setor 1 do Circuito de Zandvoort rompeu o pulso do australiano e o tirou do restante do fim de semana; Liam Lawson será o quarto piloto da Alpha Tauri no ano

 Alpha Tauri's Australian driver Daniel Ricciardo sits in his car at the Hungaroring race track in Mogyorod near Budapest on July 20, 2023, ahead of the Formula One Hungarian Grand Prix. (Photo by Ferenc ISZA / AFP)
       -  (crédito:  AFP)
Alpha Tauri's Australian driver Daniel Ricciardo sits in his car at the Hungaroring race track in Mogyorod near Budapest on July 20, 2023, ahead of the Formula One Hungarian Grand Prix. (Photo by Ferenc ISZA / AFP) - (crédito: AFP)
Paulo Martins*
postado em 25/08/2023 15:39

A Alpha Tauri terá um quarto piloto na temporada 2023 da Fórmula 1. Na tarde desta sexta-feira (25/8), uma batida durante a segunda sessão de treinos livres do Grande Prêmio da Holanda, no Circuito de Zandvoort, causou uma fratura no pulso de Daniel Ricciardo, obrigando a escuderia a recorrer ao reserva Liam Lawson.

O regulamento permite a substituição de última hora, uma vez que o australiano não foi à pista pela classificação. Com isso, o suplente nascido na Nova Zelândia terá um treinamento no sábado (26/8), o qualificatório e a corrida de domingo (27/8) como grandes testes na carreira, se tratando da estreia na principal categoria do automobilismo mundial.

Um dos pilotos participantes do programa de desenvolvimento da Red Bull, Lawson foi o terceiro colocado da Fórmula 2 em 2022, com a equipe Carlin, atrás de Theo Pourchaire e do atual campeão, Felipe Drugovich. Após dois anos como piloto tutelado pela equipe austríaca, se tornou reserva, enquanto disputa a Super Fórmula japonesa.

O neozelandês será o quarto piloto da construtora secundária: além do titular Yuki Tsunoda, Nyck de Vries foi substituído pelo lesionado Ricciardo. A Alpha Tauri é a única equipe que ainda tem a dupla de pilotos indefinida para 2024, após o anúncio da Haas de renovar com Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação