O treinador brasileiro Paulo Turra, ex-Athletico-PR e Santos, é o novo comandante do Vitória de Guimarães, equipe da elite portuguesa. Turra firmou vínculo de dois anos com o clube da Terrinha e terá como grande missão liderar o time para bons desempenhos nos torneios nacionais.
Turra também tentará uma eventual vaga para competições europeias para os Conquistadores, Na última temporada, o Vitória de Guimarães finalizou a campanha na Primeira Liga na sexta colocação. Em 2023/2024, porém, o time acabou eliminado dos playoffs da Liga Conferência, diante do NK Celje, da Eslovênia. A derrota, inclusive, foi o motivo do pedido de demissão de Moreno.
Dia 1 de ???????????????????? ????????????????????? Check ?
— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) August 22, 2023
Vídeo completo ? https://t.co/8RdUHlFxEa#PaixãoePropósito pic.twitter.com/1Nh7NyUwTe
O comandante de 49 anos foi jogador do clube entre 2004 e 2005. "Nem pensei duas vezes. É um grande do futebol português. Espero ter muito sucesso, fazendo com que o Vitória ocupe um grande lugar no campeonato. Assisti a alguns jogos e considero que o grupo é muito bom", disse Turra aos canais oficiais do Vitória de Guimarães.
No Brasil, Turra teve uma passagem rápida pelo Santos. Pouco mais de um mês após a chegada, acumulou aproveitamento de apenas 28% em sete jogos, e foi demitido. Antes, teve passagem positiva no Athletico-PR. No Furacão, Paulo Turra herdou a prancheta de Felipão, mas foi dispensado após a ida do veterano ao Atlético-MG.
Após 36 jogos, somou aproveitamento de 73,1%, com direito a um título invicto do Campeonato Paranaense e a classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores. Anteriormente, somou experiências no Novo Hamburgo, Brusque, Cianorte, Operário-PR, Avaí e Caxias-RS. Agora, em Portugal, poderá trabalhar com três brasileiros: Alisson Safira, André Silva, Charles e Matheus Índio.
*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.