Time brasileiro com mais participações na Libertadores da América (23, com a atual), o Palmeiras é cheio de história para contar no torneio continental. Além do tricampeonato, o alviverde jogou outras três finais e, na caminhada vitoriosa na competição, se acostumou a rivalizar contra times de pouca experiência. Hoje, pela 34ª vez, o clube paulista vai medir forças contra um estreante. O rival da vez é o Deportivo Pereira, nas quartas de final. O jogo de ida está marcado para 21h30 desta quarta-feira (23/8), no Estádio Hernán Ramírez Villegas.
Principal surpresa na atual edição da Libertadores, o time colombiano vive a primeira experiência no torneio. Naturalmente, a falta de tradição pesa, ainda mais diante de um rival com tanta história construída na principal competição continental. Entretanto, as estatísticas do Palmeiras neste tipo de confronto exigem uma atenção extra do clube alviverde. Antes do jogo contra o Deportivo Pereira, o Palestra enfrentou 16 debutantes diferentes em 33 partidas nas mais variadas fases do torneio sul-americano.
O retrospecto indica um aproveitamento de 55,5% dos pontos em disputa, com 17 vitórias, sete empates e nove derrotas. Curiosamente, o Palmeiras esteve no caminho da primeira participação de Libertadores de diversos times brasileiros. Náutico, Fluminense, Guarani, Juventude, São Caetano e Santo André tiveram o alviverde como adversários quando debutaram no torneio. Independiente-ARG, Santa Fé-COL, Deportivo Português-VEN, Estudiantes-ARG, Atlas-MEX, Tacuary-PAR, Tigre-ARG, Tijuana-MEX, Atletico Tucumán-ARG e Independiente Petrolero-BOL encerram a lista do clube paulista no quesito.
Do ponto de vista positivo, o Palmeiras não perde para um estreante na competição continental há 10 anos. O argentino Tigre foi o último a derrotar o alviverde, em 2013. Nas mais diversas fases do mata-mata, o retrospecto também é bom: foram cinco classificações e apenas duas eliminações quando bateu de frente com times debutantes. O Deportivo Pereira será mais um a desafiar o tradicional tricampeão logo na primeira participação.
Para não deixar o novato crescer no confronto, um bom resultado fora de casa é essencial. Com isso, o técnico Abel Ferreira vai escalar força máxima do time alviverde para o primeiro jogo das quartas de final da edição de 2023. Recuperados de problemas físicos, Gabriel Menino e Dudu são as novidades do time. Assim, o alviverde está pronto para fazer a tradição se sobressair sobre a inexperiência do rival.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.