MERCADO DA BOLA

Ídolo de Boca e Corinthians, Tevez é o novo técnico do Independiente

Ex-atacante desembarca em Avellaneda com a missão de evitar mais um rebaixamento do maior vencedor da Libertadores, com sete títulos

Sob crise interna e risco de rebaixamento, ex-atacante multicampeão no Boca Juniors, Carlos Tevez tem contrato de um ano com o Independiente -  (crédito: Twitter/Independiente)
Sob crise interna e risco de rebaixamento, ex-atacante multicampeão no Boca Juniors, Carlos Tevez tem contrato de um ano com o Independiente - (crédito: Twitter/Independiente)
Paulo Martins*
postado em 22/08/2023 17:34

Em uma das grandes crises na história, o Independiente fez um movimento ousado na noite da última segunda-feira (21/8). Lutando contra o segundo rebaixamento em uma década, o Rojo contratou Carlos Tevez como técnico por um ano.

Com salário baixo e sem muitas mudanças em relação ao primeiro semestre, o ídolo do Boca Juniors chega para substituir Ricardo "El Ruso" Zielinski, que pediu demissão no último fim de semana. A equipe começou mal o segundo torneio local do ano ao perder em casa para o Colón, por 1 x 0. Na Argentina, os dois rebaixados são divididos entre a tabela geral do ano, com 28 times, e na média das últimas três temporadas.

Além dos problemas em campo, a situação nos bastidores complica ainda mais a vida recente do Rei de Copas. Em abril, o presidente Fabián Doman renunciou ao cargo devido à pressão interna, incluindo denúncias envolvendo a política da província de Buenos Aires. Um dos denunciantes é o ex-executivo Andrés Ducatenzeiler, dono da caneta do time no último título nacional, em 2002.

Com a camisa azul e ouro, Carlitos Tevez foi campeão de um Mundial de Clubes, uma Libertadores, uma Sul-Americana e seis títulos locais. Curiosamente, em cinco clássicos contra o Independiente, não venceu nenhum, com quatro empates e uma derrota.

Tevez vai para a segunda experiência como treinador na carreira, após comandar o Rosario Central entre junho e outubro de 2022, com 24 jogos (seis vitórias, dez empates e oito derrotas). No último rebaixamento do Rojo, em 2011/2012, o time também contratou um técnico rival durante a campanha: ídolo do River Plate e atual técnico do Vasco, Ramón Díaz. O atual cruzmaltino obteve sete vitórias, cinco empates e oito derrotas, quatro delas seguidas, motivando a entrega do cargo.

Após fechar o Campeonato Argentino no 24º lugar, a equipe corre contra o tempo para se salvar na Copa da Superliga. Pela segunda rodada do Grupo A, o time volta ao Estádio Libertadores da América, onde recebe o Vélez Sársfield, outro concorrente na luta contra o rebaixamento, no domingo (27/8), às 19h15.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação