Decisiva nas semifinais e na decisão do título, Olga Carmona decidiu o gol do título na vitória da Espanha por 1 x 0 contra a Inglaterra na final da Copa do Mundo Feminina à mãe da melhor amiga. "Ela faleceu recentemente. Dedico com todo o meu amor", disse neste domingo antes da cerimônia de entrega da taça no gramado do Estádio Olímpico, em Sydney, na Austrália.
Emocionada, a heroína da Austrália analisou a final contra a Inglaterra. "Sabíamos que seria complicado. A Inglaterra tem um time excelente, mas estávamos com muita garra, muita fé. Estou sem palavras", afirmou.
Contestado antes, durante e depois da Copa do Mundo, inclusive com protestos de parte das jogadoras, o técnico Jorge Vilda comentou sobre a conquista inédita na carreira. "Difícil descrever, mas é uma alegria enorme, um orgulho comandar esse excelente time espanhol. Estou muito feliz com todos que estão comemorando no nosso país. Nós jogamos muito. Soubemos sofrer e hoje somos campeões da Copa do Mundo. Assim que ouvi o apito final, lembrei dos meus familiares. Quero que todos estejam na rua no nosso retorno", convocou o treinador.
O placar poderia ter sido maior se Jenni Hermoso não tivesse desperdiçado uma cobrança de pênalti defendida por Mary Earps, mas foi salva pelo gol da companheira Carmona. É muita emoção. São muitos dias em concentração total. É uma das melhores sensações da minha vida", disse a craque.
Melhor goleira do mundo, a inglesa Mary Earps manteve a Inglaterra no jogo ao defender a cobrança de Hermoso, mas não evitou o vice. "A Espanha foi muito bem. Não conseguimos finalizar. É a parte mais dura do futebol. Parabéns a elas. Foi muito difícil manter a posse da bola. Tivemos algumas chances, nos esforçamos, mas estamos orgulhosas", ponderou.
Consternada, Millie Bright seguiu o discurso de Earps "Alcançamos a final e somos vice-campeãs. O sentimento é de que falhamos. Estamos decepcionadas, foram muitos desafios. É difícil não ser o vencedor", admitiu.
Resumo da Copa Austrália-Nova Zelândia 2023
Campeã: Espanha
Vice: Inglaterra
Terceiro lugar: Suécia
Quarto lugar: Austrália
Artilheira: Hinata Miyazawa, Japão, (5 goals)
Melhor jogadora: Anita Bonmatí (Espanha)
Melhor jogadora jovem: Salma Paralluelo (Espanha)
Melhor goleira: Mary Earps (Inglaterra)
Fair Play: Japão
Jogos: 64
Gols: 164
Média: 2,56 por partida
Público total: 1.978.274
Média de público: 30.911
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.