Em noite de grande público no Morumbi, o São Paulo venceu o Corinthians por 2 x 0 e carimbou a vaga na final da Copa do Brasil. A partida desta quarta-feira (16/8) garantiu ao Tricolor a segunda passagem para decidir mais uma vez o principal torneio do país em busca do primeiro título da competição. Os gols do jogo foram marcados por Wellington Rato e Lucas Moura, ambos na etapa inicial.
A vitória são-paulina encerrou um jejum de cinco partidas sem vencer o Corinthians. A última vez foi na semifinal do Paulistão de 2022. Por outro lado, o Corinthians sofreu o primeiro revés após 11 jogos invicto. O show no Morumbi contou com a presença de mais de 62 mil torcedores nas arquibancadas, maior público do estádio desde 2015.
O domínio Tricolor pode ser representado pelos números da partida. Ao todo, os donos da casa finalizaram 19 vezes no decorrer do confronto, enquanto o alvinegro tentou apenas 10, a maioria no final do jogo e apenas duas na direção do gol de Rafael.
O jogo
Como esperado, o São Paulo começou dominando as ações na busca por um gol para igualar o placar agregado e só demorou alguns minutos para conseguir. Logo aos 12, Wellington Rato recebeu de Pablo Maia, ajeitou a bola para o pé esquerdo e bateu com categoria, no ângulo, sem chances para Cássio. Um golaço no Morumbi para colocar o Tricolor na frente.
Os donos da casa continuaram na pressão, jogaram o Corinthians contra as cordas e mais um gol parecia questão de tempo. Aos 31, Rato recebeu cruzamento de Lucas Moura na área e devolveu de cabeça para o cria de Cotia, sozinho no meio da zaga para cabecear. A bola bateu na trave e voltou no corpo do atacante, que entrou com bola e tudo para fazer 2 x 0 a favor do São Paulo.
Nas lonas, o alvinegro não esboçava reação e por pouco não foi para o vestiário com um prejuízo ainda maior. Aos 36, Lucas arrancou pelo meio, tabelou e ficou cara a cara com Cássio. O goleiro do Timão saiu firme na direção do são-paulino e conseguiu fazer uma defesaça para salvar o Corinthians.
De volta do intervalo, o Timão começou a buscar mais o ataque para tentar empatar a partida no agregado. Ainda assim, as chegadas perigosas eram todas do São Paulo. Aos 14, Calleri recebeu na frente, invadiu a área e driblou o zagueiro para sair na frente de Cássio, mas enfeitou demais ao tentar chutar de letra e parou no goleiro – na sequência foi marcado impedimento no lance. No minuto seguinte, o atacante desta vez serviu Rato livre na meta após boa jogada de Lucas, mas o meia-atacante pegou forte demais na bola e mandou por cima do gol.
Depois do sufoco, o Corinthians voltou a controlar a partida do meio para frente e teve a primeira boa chegada apenas aos 29 minutos. Wesley recebeu na ponta esquerda, passou com facilidade por dois marcadores e tocou para trás, no bate-rebate a bola sobrou para Maycon finalizar para fora. No lance seguinte, o garoto de 18 anos novamente driblou a zaga são-paulina e arriscou chute cruzado, mas a tentativa foi pela linha de fundo.
Ver essa foto no Instagram
Em bom momento no jogo, o alvinegro arriscava de todas as formas para buscar o resultado. Aos 36, Matías Rojas tentou de longe e obrigou Rafael a se esticar no limite para tirar a bola do ângulo da baliza são-paulina. A principal chance do Timão veio apenas aos 52, quando Giuliano aproveitou bola sobrada na área e obrigou o goleiro a fazer um milagre para defender, apesar do impedimento marcado em seguida. Mesmo apertando o São Paulo no área de defesa, o Corinthians não conseguiu balançar as redes e a partida terminou em 2 x 0 para os donos da casa, finalistas da Copa do Brasil
Próximos jogos
Os rivais paulistas voltam a campo novamente no próximo sábado (19/8). Primeiro, o São Paulo recebe o líder Botafogo, às 16h no Morumbi. Mais tarde, às 21h, o Corinthians visita o Cruzeiro no Mineirão. Ambas as partidas terão transmissão do Premiere. As decisões da Copa do Brasil acontecem nos dias 16 e 23 de setembro, em dois domingos.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Michel Araújo) e Alisson (Gabriel Neves); Wellington Rato (Juan), Lucas Moura e Calleri (Diego Costa). Técnico: Dorival Júnior.
CORINTHIANS 0
Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Gil, Murillo e Fábio Santos (Matheus Bidu); Fausto Vera (Matías Rojas), Maycon, Ruan (Giuliano) e Renato Augusto; Adson (Wesley) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Gols: Wellington Rato, aos 12 do primeiro tempo, Lucas Moura, aos 31 do primeiro tempo
Cartões amarelos: Murillo e Gil
Árbitro: Rafael Claus
Renda: R$ 8.500.325,00
Público: 62.093
Estádio: Morumbi (São Paulo)
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.