O clima no Philadelphia 76ers, da NBA, não é dos melhores. O armador James Harden, uma das grandes estrelas do melhor basquete do mundo, pode ser punido pela organização após situação controversa com Daryl Morey, diretor-geral da franquia. Após pedir para ser trocado, Harden gravou um vídeo em que acusa o dirigente de mentir.
"Daryl Morey é um mentiroso e eu nunca farei parte de uma organização dele", disse ele, em um evento de um patrocinador da franquia do Leste, na China, na última segunda-feira (14/6).
Em decorrência da revolta, o astro poderá sofrer punição por parte da liga norte-americana. Mesmo com um combinado junto ao chefão para ser trocado, as consequências, caso não se apresente para a pré-temporada, em 3 de outubro, podem vir de diferentes formas.
Segundo prescreve o CBA, o Acordo Coletivo da NBA com o sindicato dos jogadores, em uma das leis, o Barba não poderá rescindir o próprio contrato com a equipe de Philadelphia e nem iniciar negociações com outras equipes.
"Um jogador que se recusar a prestar serviços prescritos em contrato por mais de 30 dias após o início da última temporada, não poderá se tornar agente livre. E não poderá negociar ou assinar um contrato com nenhum outro time de basquete profissional. Exceto se o último time pelo qual jogou concorde com que faça", diz a regra.
Harden poderá ser impedido até mesmo de entrar em quadra. Para cada jogo perdido, o atleta precisaria pagar multa prevista em U$ 389 mil, caso se recuse a jogar enquanto sob contrato. A situação entre Harden e Morey, na China, ocorreu dias depois da notícia de uma eventual desistência no empréstimo do armador.
Logo no início do período de free agency, Harden pediu para ser negociado para dar sequência à carreira em outra equipe. O momento, no entanto, coincidiu com uma cláusula contratual do jogador, que previa uma renovação automática por mais um ano.
Histórico
Apesar do episódio negativo, a relação entre Harden e Morey já foi melhor. Os dois se conhecem desde os tempos de Houston Rockets, clube pelo qual o Barba viveu o melhor momento da carreira na NBA, com o título de MVP, em 2018.
A presença de Morey na Filadélfia se estabeleceu como um dos pontos fortes para a decisão do jogador em atuar pela franquia. O armador, porém, não se mostrou feliz em como foi tratada a última renovação de contrato com a equipe.
Após ter concordado em reduzir o salário na última temporada, Harden acreditava que lhe seria oferecido um acordo mais vantajoso para renovar o vínculo, mas terminou frustrado. Junto do atual MVP da temporada-regular, o camaronês Joel Embiid, o Philadelphia 76ers finalizou a etapa com a terceira melhor campanha do Leste. Na segunda rodada dos playoffs, foi eliminado pelo Boston Celtics.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.