Futebol

Oitavas da Série D terá VAR; veja quem apita Caxias x Ceilândia

CBF antecipou a introdução da arbitragem de vídeo, antes planejada para ocorrer nas quartas de final, a fase do acesso. Árbitro potiguar com três jogos no ano pelo Brasileirão media duelo do Gato Preto

Paulo Martins*
postado em 10/08/2023 14:00
Contestado pelas torcidas dos clubes brasileiros, CBF dá um novo passo pela eficiência do recurso de vídeo e justiça nos gramados nacionais -  (crédito: Matheus Tripoli/CBF)
Contestado pelas torcidas dos clubes brasileiros, CBF dá um novo passo pela eficiência do recurso de vídeo e justiça nos gramados nacionais - (crédito: Matheus Tripoli/CBF)

Qualquer detalhe faz a diferença no mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. Preocupada com isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta quarta-feira (9/8), a antecipação da introdução do árbitro de vídeo (VAR) para a fase de oitavas de final, disputada a partir deste sábado (12/8).

Com isso, o jogo de ida entre Caxias e Ceilândia, no domingo (13/8), às 16h, no Estádio Centenário de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, contará com o artifício de auxílio. A ideia inicial da entidade nacional era implantar a assistência nas quartas de final, a fase de acesso à Série C, mas a iniciativa de antecipar, partida de dentro da própria organização, ganhou força nos últimos dias até ser concretizada.

A escalação da arbitragem para a batalha de ida envolvendo o Gato Preto, único sobrevivente da capital federal na disputa, tem um árbitro com apenas três partidas no Brasileirão deste ano. O potiguar Leonilson Fernandes Trigueiro Filho mediou dois confrontos pela terceira divisão — Floresta 1 x 1 Amazonas e Figueirense 1 x 2 Pouso Alegre — e o jogo Inter de Limeira 1 x 0 Ferroviária, pela quarta categoria. O encarregado do VAR, Alisson Sidnei Furtado, de Tocantins, vai para a segunda oportunidade na telinha em 2023, após auxiliar no 2 x 2 entre Atlético-GO e Sampaio Corrêa, pela Série B.

Os alvinegros, com seis gols, contam com a melhor defesa da competição, vazada apenas seis vezes, enquanto os grenás têm o artilheiro da edição até o momento, Eron, com 12 gols marcados. O confronto de volta se dará no sábado seguinte (19/8), marcado, a princípio, para o Estádio Abadião, em Ceilândia.

Confira a arbitragem de Caxias x Ceilândia:

Árbitro: Leonilson Fernandes Trigueiro Filho/RN
Assistente 1: Francisco de Assis da Hora/RN
Assistente 2: George Ítalo Antas Nogueira/RN
Quarto árbitro: Wagner Silveira Echevarria/RS
Árbitro de vídeo: Alisson Sidnei Furtado/TO

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação