A hora da verdade chegou nas oitavas de final da Copa Libertadores. Entre terça-feira (8/8) e quinta-feira (10/8), os 16 clubes sobreviventes lutam por vaga nas quartas de final da Glória Eterna, com seis equipes brasileiras em campo no sonho de voltar ao Maracanã em 4 de novembro, data prevista para a decisão.
No melhor dos cenários, com o máximo de classificações nacionais para a etapa seguinte, o Brasil representaria 62,5% dos times restantes na batalha pelo certame continental. Com isso, é o único país que pode formar maioria no campeonato, com os argentinos sendo os mais próximos a chegar a tal número, com a possibilidade de avançar com quatro dos oito representantes da instância a seguir.
Outro fato matemático que apimenta os confrontos está no curto saldo entre os rivais de chave. Seis dos oito confrontos estão com um gol de diferença ou empatados, com os demais dois em diferença de dois gols, com a equipe derrotada na ida definindo o duelo derradeiro em casa. Confira, agora, as batalhas de volta das oitavas da Libertadores.
Fluminense x Argentinos Juniors
A cena da partida de ida no bairro portenho de La Paternal foi a falta com expulsão de Marcelo no zagueiro Luciano Sánchez. Entretanto, o Flu ficou com o dever de casa por fazer no Maracanã ao empatar fora, com uma nova igualdade levando a definição para os pênaltis. Em contrapartida, uma boa notícia para o Tricolor está na dúvida sobre a condição do artilheiro e principal jogador dos argentinos, Gabriel Ávalos.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Quando: Terça-feira (8/8), às 19h
Transmissão: Paramount+
Escalações prováveis
Fluminense
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; André, Lima, Ganso e Arias; Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Argentinos Juniors
Lanzillota; Minissale, Di Cesare e Villalba; Cabrera, Moyano, Redondo, Bittolo e Metilli; Verón (Ávalos) e Gondou. Técnico: Gabriel Milito.
Athletico-PR x Bolívar
A maior missão da temporada do Furacão se encontra com o surpreendente e organizado time boliviano, com abertura de um inesperado 3 x 1 contra os paranaenses no primeiro confronto, em La Paz. Enquanto os visitantes irão à Arena da Baixada com força máxima, o Athletico segue sem os meias Christian e Alex Santana, além do zagueiro Pedro Henrique, entregues ao departamento médico.
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Quando: Terça-feira (8/8), às 21h
Transmissão: ESPN e Star+
Escalações prováveis
Athletico-PR
Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick, Vitor Bueno e Vidal; Vitor Roque e Canobbio. Técnico: Wesley Carvalho.
Bolívar
Lampe; Bentaberry, Ferreyra e Sagredo; Bejarano, Villamil, Justiniano e Rodriguez; Bruno Sávio, Francisco da Costa e Ronnie Fernández. Técnico: Beñat San José.
Internacional x River Plate
Com promessa de batalha durante a semana, o técnico colorado Eduardo Coudet traz para si a missão de reverter o placar agregado de 2 x 1 no início do trabalho à frente do time gaúcho, em contraposição aos problemas com o elenco durante a semana, sobretudo com o principal reforço da janela de transferências de inverno, o equatoriano Enner Valencia. Além disso, terá de encarar o time sólido de Martín Demichelis, que já rendeu um título argentino no primeiro semestre do calendário hermano.
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Horário: Terça-feira (8/8), às 21h
Transmissão: ESPN e Star+
Escalações prováveis
Internacional
Rochet; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Aránguiz, De Pena e Alan Patrick; Wanderson e Enner Valencia. Técnico: Eduardo Coudet.
River Plate
Armani; Casco, González Pirez, Paulo Díaz e Enzo Díaz; Enzo Pérez, Aliendro, De La Cruz, Barco e Nacho Fernández; Solari. Técnico: Martín Demichelis
Palmeiras x Atlético-MG
O confronto doméstico ganhou ares de equilíbrio apesar do triunfo alviverde no Mineirão, pelo placar mínimo. Felipão conseguiu vencer a primeira partida à frente do Galo diante do São Paulo, em plena estreia de Lucas Moura, no Morumbi, pelo Brasileirão. Os tradicionais gritos da torcida mineira de “eu acredito” servirão de apoio ao desafio de encarar o descansado Palestra, que não usou alguns titulares diante do Fluminense.
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Quando: Quarta-feira (9/8), às 21h30
Transmissão: Globo e Paramount+
Escalações prováveis
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos) e Raphael Veiga; Dudu, Artur e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
Atlético-MG
Everson; Saravia, Igor Rabello, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia, Otávio e Igor Gomes; Pavón, Paulinho e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Olimpia x Flamengo
O curto placar feito no Maracanã (1 x 0) é um desafio para o time comandado por Jorge Sampaoli se conter em meio ao desafio do breve mal-estar dentro do elenco, envolvendo o centroavante Pedro, ausente no confronto de ida. Entretanto, o time paraguaio está em um curto trabalho com o técnico Francisco “Chiqui” Arce, vindo de vitória por 5 x 3 no clássico contra o Guaraní.
Local: Defensores del Chaco, Assunção, Paraguai
Quando: Quinta-feira (10/8), às 21h
Transmissão: ESPN e Star+
Escalações prováveis
Olimpia
Espinola; Silva, Romaña, Gamarra e Torres; Gómez, Ortiz, Cardoso e Zabala; Fernández e González. Técnico: Francisco Arce.
Flamengo
Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Gerson, Allan, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Jorge Sampaoli.
Independiente del Valle x Deportivo Pereira
O Deportivo Pereira, atual campeão colombiano, tenta repetir o feito do semifinalista Cúcuta de 2007, em ser um dos times “menos tradicionais” — abaixo de Atlético Nacional, Independiente Medellín, Millonarios, Junior Barranquilla, Santa Fé, Deportivo e América de Cali — do país a ir longe na copa. O sonho, porém, tem pelo caminho o clube mais forte do Equador, incômodo dos gigantes nos tempos recentes da competição, além de atual campeão da Copa Sul-Americana, com a missão de reverter o 1 x 0 sofrido na ida.
Local: Olímpico Atahualpa, Quito, Equador
Quando: Quarta (9/8), às 21h
Transmissão: ESPN e Star+
Escalações prováveis
Independiente del Valle
Ramírez; Carabajal, Ortiz e García; Fernández, Alcivar, Pellerano, Faravelli e Rodríguez; Sornoza e Díaz. Técnico: Martín Anselmi.
Deportivo Pereira
Quintana; Garcés, Quintero e Ramírez; Moreno, Zuluaga, Vázquez, Angulo e Fory; Santacruz e Rodríguez. Técnico: Alejandro Restrepo
Boca Juniors x Nacional-URU
Passados os 90 minutos com marcador zerado em Montevidéu, a curiosidade no time argentino tem tudo a ver com o Uruguai, país do time rival desta etapa. Um dos principais reforços da janela de inverno sul-americana, o charrúa Edinson Cavani pode fazer sua estreia com a camisa xeneize, sendo a única dúvida do técnico Jorge Almirón no ataque, podendo escolher pelo compatriota do reforço, Miguel Merentiel, emprestado pelo Palmeiras.
Local: La Bombonera, Buenos Aires, Argentina
Quando: Quarta-feira (9/8), às 21h
Transmissão: Paramount+
Escalações prováveis
Boca Juniors
Romero; Weigandt, Figal, Valentini e Fabra; Advíncula, Campuzano, Varela, Pol Fernández e Medina; Cavani (Merentiel). Técnico: Jorge Almirón.
Nacional
Ichazo; Lozano, Bocanegra, Polenta e Báez; Yonathan Rodríguez, Diego Rodríguez (Helguera), Trezza e Fagúndez; Zabala e Ramírez. Técnico: Álvaro Gutiérrez.
Racing x Atlético Nacional
Após passar uma má temporada no Campeonato Argentino, o Racing depende, mais do que nunca, em acertar a escalação para o confronto decisivo em Avellaneda. O principal reforço, o colombiano Roger Martínez, voltou ao time, mas foi posto no confronto de ida tardiamente pelo técnico Fernando Gago. Por sua vez, a equipe de Medellín tratará de cuidar do saldo aberto nos 4 x 2 aplicados na semana passada, no Estádio Atanasio Girardot, para seguir na Libertadores.
Local: El Cilindro, Avellaneda, Argentina
Quando: Domingo (10/8), às 19h
Transmissão: Paramount+
Escalações prováveis
Racing
Tagliamonte; Mura (Pillud), Mura, Sigali, Piovi e Rojas; Nardoni, Moreno, Gómez e Roger Martínez; Romero e Hauche. Técnico: Fernando Gago
Atlético Nacional
Castillo; Zapata, Castro, Duque e Aguirre; Solís, Deossa e Moreno; Palacios (Cantera), Duque e Angulo (Pabón). Técnico: William Amaral
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.