A Suécia fez história neste domingo (6/8), no Melbourne Rectangular Stadium. Após empatar por 0 a 0 no tempo normal, a vaga às quartas de final da Copa do Mundo Feminina foi decidida nos pênaltis. Na decisão, as suecas eliminaram a superpotência Estados Unidos, tetracampeã do torneio. A disputa de penalidades terminou em 5 a 4, com Hurtig marcando o gol da classificação, que contou até com análise do VAR.
A conquista sueca é histórica. Além de essa ser a primeira vez que os Estados Unidos fica de fora de um pódio de Copa do Mundo Feminina, é também a primeira vez que a Suécia vence uma disputa de pênaltis no torneio, já que perdeu sua disputa anterior diante da China em 1995.
O jogo
Os Estados Unidos encontraram uma Suécia bem postada e, apesar de dominar as ações, esbarrou na defesa sueca. A seleção europeia até tentou sair para o ataque, mas sem muito perigo.
A Suécia mudou a postura no decorrer da partida, se colocando mais para o jogo. No entanto, os Estados Unidos seguiram criando boas chances e dominando em campo. A goleira sueca, inclusive, foi uma das grandes protagonistas do duelo. Com boas defesas, Musovic foi primordial para garantir o empate sem gols.
A prorrogação seguiu o mesmo ritmo. Ninguém marcou e a disputa foi para os pênaltis.
Cobrança de pênaltis
Andi Sullivan começou batendo para os Estados Unidos, e converteu a cobrança. Fridolina Rolfö deixou tudo igual.
Nas cobranças seguintes, Lindsey Horan, Kristie Mewis e Alyssa Naeher marcaram para os EUA. Megan Rapinoe, Sophia Smith e Kelley O’Hara perderam.
As suecas Nathalie Björn e Rebecka Blomqvist também não marcaram. Mas, Elin Rubensson, Hanna Bennison, Magdalena Eriksson e Lina Hurting converteram para classificar a Suécia.
Uma curiosidade é que o árbitro de vídeo precisou entrar em ação. Na sétima e então última cobrança, Naeher, goleira norte-americana, defendeu parcialmente a cobrança de Hurting. No entanto, a bola ultrapassou a linha por milímetros. Naeher até tentou buscar a bola, mas foi em vão. As suecas reclamaram e o VAR confirmou o gol da classificação.
Em busca do título inédito, a Suécia enfrenta o Japão na sexta-feira (11/8), às 4h30, no Eden Park Outer Oval, pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina na briga pela vaga na semifinal.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.