COPA DO MUNDO FEMININA

Suécia faz história, elimina Estados Unidos e avança na Copa do Mundo Feminina

Após empate por 0 a 0, a disputa de pênaltis terminou em 5 a 4 para a Suécia. EUA ficará fora de pódio na Copa pela primeira vez

No Ataque
postado em 06/08/2023 11:02
Seleção da Suécia -  (crédito: William West/AFP)
Seleção da Suécia - (crédito: William West/AFP)

A Suécia fez história neste domingo (6/8), no Melbourne Rectangular Stadium. Após empatar por 0 a 0 no tempo normal, a vaga às quartas de final da Copa do Mundo Feminina foi decidida nos pênaltis. Na decisão, as suecas eliminaram a superpotência Estados Unidos, tetracampeã do torneio. A disputa de penalidades terminou em 5 a 4, com Hurtig marcando o gol da classificação, que contou até com análise do VAR.

A conquista sueca é histórica. Além de essa ser a primeira vez que os Estados Unidos fica de fora de um pódio de Copa do Mundo Feminina, é também a primeira vez que a Suécia vence uma disputa de pênaltis no torneio, já que perdeu sua disputa anterior diante da China em 1995.

O jogo

Os Estados Unidos encontraram uma Suécia bem postada e, apesar de dominar as ações, esbarrou na defesa sueca. A seleção europeia até tentou sair para o ataque, mas sem muito perigo.

A Suécia mudou a postura no decorrer da partida, se colocando mais para o jogo. No entanto, os Estados Unidos seguiram criando boas chances e dominando em campo. A goleira sueca, inclusive, foi uma das grandes protagonistas do duelo. Com boas defesas, Musovic foi primordial para garantir o empate sem gols.

A prorrogação seguiu o mesmo ritmo. Ninguém marcou e a disputa foi para os pênaltis.

Cobrança de pênaltis

Andi Sullivan começou batendo para os Estados Unidos, e converteu a cobrança. Fridolina Rolfö deixou tudo igual.

Nas cobranças seguintes, Lindsey Horan, Kristie Mewis e Alyssa Naeher marcaram para os EUA. Megan Rapinoe, Sophia Smith e Kelley O’Hara perderam.

As suecas Nathalie Björn e Rebecka Blomqvist também não marcaram. Mas, Elin Rubensson, Hanna Bennison, Magdalena Eriksson e Lina Hurting converteram para classificar a Suécia.

Uma curiosidade é que o árbitro de vídeo precisou entrar em ação. Na sétima e então última cobrança, Naeher, goleira norte-americana, defendeu parcialmente a cobrança de Hurting. No entanto, a bola ultrapassou a linha por milímetros. Naeher até tentou buscar a bola, mas foi em vão. As suecas reclamaram e o VAR confirmou o gol da classificação.

Em busca do título inédito, a Suécia enfrenta o Japão na sexta-feira (11/8), às 4h30, no Eden Park Outer Oval, pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina na briga pela vaga na semifinal.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação