Olho na rodada

Guia da rodada 18 do Brasileirão: jogos, escalações e onde assistir

Final de semana entre as oitavas dos campeonatos continentais terá disputas em todas as partes da tabela como destaques

Arthur Ribeiro*
postado em 04/08/2023 21:41
Brasileirão se aproxima do fim do primeiro turno -  (crédito: Correio Braziliense)
Brasileirão se aproxima do fim do primeiro turno - (crédito: Correio Braziliense)

Não esqueçam do Brasileirão! Após dias movimentados com jogos de ida das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana, as equipes agora voltam a atenção para o campeonato nacional. Na reta final do primeiro turno, os times entram em campo neste sábado (5/8) e domingo (6/8) pela 18ª rodada antes de jogarem a vida pelas competições continentais no decorrer da semana.

A nova bateria de jogos terá um pouco de tudo: confronto no topo, briga na degola, cara a cara no meio da tabela e clubes em cenários opostos. Algumas das principais disputas do final de semana ficam por conta de Fluminense x Palmeiras, no Maracanã, e Bahia x América Mineiro, duas partidas com aspectos muito diferentes. Na primeira, a busca por um lugar no G-4, na outra, a batalha para sair da zona de rebaixamento.

Se a caça é ao vice, o líder Botafogo visita o Cruzeiro no Mineirão na tentativa de abrir uma vantagem ainda maior para o segundo colocado. A rodada também reserva partidas entre times do topo e do fundo, como Coritiba x Bragantino e Vasco x Grêmio. Lanterna da competição, o cruzmaltino pode encerrar o primeiro turno sem fazer ao menos um gol em São Januário e quer desesperadamente uma vitória na briga contra um novo rebaixamento.

Santos x Athletico

Apenas dois pontos na frente da zona de rebaixamento, com 17 no total, o Peixe quer aproveitar o histórico favorável em casa contra o Furacão e se afastar ainda mais da degola. Por outro lado, o Athletico está em sétimo e na briga por um lugar no G-4, mas está de olho no compromisso do meio de semana contra o Bolívar, pela Libertadores, e precisa virar uma desvantagem de 3 x 1 para seguir na competição. O Santos nunca perdeu para a equipe paranaense na Vila Belmiro em partidas pelo Brasileirão. Nos últimos 15 jogos, foram 14 vitórias do alvinegro praiano e um empate. O confronto também marca o reencontro do técnico Paulo Turra com o ex-clube.

Local: Vila Belmiro
Horário: sábado (5/8), às 16h
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Santos
João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Dodô; Camacho, Dodi, Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo. Técnico: Paulo Turra.

Athletico
Bento; Madson, Zé Ivaldo (Thiago Heleno), Matheus Felipe (Cacá) e Esquivel; Hugo Moura, Erick e Vitor Bueno; Cuello (Pablo), Canobbio e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho.

Internacional x Corinthians

Em jogo no meio da tabela, Internacional e Corinthians se enfrentam no Sul poucos dias antes de decisões pelos campeonatos continentais. Em busca da primeira vitória no retorno ao Colorado, o técnico Eduardo Coudet levará a campo uma equipe alternativa, com muitos atletas poupados. Apesar de estar pensando no jogo de volta contra o River Plate, na terça-feira (8/8), o time gaúcho quer voltar ao caminho das vitórias após seis jogos sem vencer. Do outro lado, o Timão deve utilizar a maioria dos titulares no confronto para aumentar a vantagem de quatro pontos para a zona de rebaixamento e estender a série de sete triunfos nas últimas oito partidas. O Inter não leva a melhor sobre o alvinegro desde 2018: foram oito empates e uma derrota em nove confrontos.

Local: Beira-Rio
Horário: sábado (5/8), às 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Internacional
Rochet; Igor Gomes, Vitão (Rômulo), Nico Hernández e Renê (Thauan Lara); Rômulo, Campanharo (Matheus Dias), Bruno Henrique e Mauricio; Pedro Henrique e Luiz Adriano. Técnico: Eduardo Coudet.

Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Maycon, Fausto Vera e Renato Augusto; Adson, Wesley e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Goiás x Fortaleza

Enquanto o esmeraldino segue ameaçado pela zona de rebaixamento, o Leão do Pici tenta controlar a queda livre e se estabelecer no meio da tabela. O Goiás almeja voltar a vencer na Serrinha após cinco jogos e se afastar da degola antes de buscar uma virada histórica contra o Estudiantes para se classificar na Sul-Americana. Do outro lado, o Fortaleza quer interromper a sequência negativa de três derrotas seguidas no Brasileirão e no meio de semana garantir a vaga nas quartas de final da competição continental. Desde 2019, as equipes se enfrentaram seis vezes, com três vitórias dos cearenses e três empates. A última vitória goiana foi em 2018, pela Série B.

Local: Hailé Pinheiro
Horário: sábado (6/8), às 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Goiás
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo (Sidimar) e Sander; Willian, Morelli e Guilherme; Anderson Oliveira, João Magno e Vinícius. Técnico: Armando Evangelista

Fortaleza
João Ricardo; Dudu, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Lucas Sasha e Pochettino; Marinho, Galhardo e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Fluminense x Palmeiras

Apesar de ser um jogo entre o quinto e o terceiro colocado, o confronto do final de semana trará o dilema entre poupar ou não os principais jogadores de cada lado. O zagueiro Nino e o volante André, suspensos, são baixas confirmadas no Fluminense. No Palmeiras, a tendência é Abel Ferreira levar um time misto a campo, com Dudu entre os poupados. O final de semana marca a estreia do “reforço logístico” da presidente alviverde, Leila Pereira, pois será a primeira vez da equipe viajando no avião comprado pela cartola. A ideia dos dois lados é preservar os elencos antes dos confrontos decisivos pela Libertadores no meio da semana. No Brasileirão de 2022, foram dois empates por 1 x 1 em ambas as partidas.

Local: Maracanã
Horário: sábado (5/8), às 21h00
Transmissão: SporTV e Premiere

Escalações prováveis

Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo (David Braz), Marlon e Diogo Barbosa; Martinelli e Lima (Thiago Santos); Léo Fernández, Yony González e Arias; Cano. Técnico: Fernando Diniz.

Palmeiras
Weverton; Mayke (Marcos Rocha); Gustavo Gómez (Luan), Murilo e Piquerez (Vanderlan); Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Jhon Jhon (Luís Guilherme), Artur e Rony (Endrick). Técnico: Abel Ferreira.

São Paulo x Atlético-MG

Em mais um confronto condicionado pelos compromissos continentais, o São Paulo tenta entrar no G-6, enquanto o Galo quer sair da metade de baixo da tabela e vencer a primeira com o técnico Felipão. Scolari, inclusive, foi punido pelo STJD com dois jogos de gancho e aguarda efeito suspensivo para saber se poderá estar na beira do gramado. Do lado Tricolor, a grande expectativa é sobre a possível estreia de Lucas Moura, cria de Cotia de volta ao clube após 11 anos na Europa. Ambas as equipes fazem partidas decisivas por Sul-Americana (São Paulo) e Libertadores (Atlético) no meio da semana, nos quais precisam virar desvantagens para classificar. Os últimos três confrontos entre ambos terminaram empatados.

Local: Morumbi
Horário: domingo (6/8), às 16h
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Rodrigo Nestor e Wellington Rato; Luciano e Calleri. Técnico: Dorival Júnior.

Atlético-MG
Matheus Mendes; Saravia, Rabello, Jemerson e Arana; Battaglia e Otávio; Pavon, Hyoran (Igor Gomes) e Paulinho; Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Vasco x Grêmio

Em polos opostos da tabela, Vasco e Grêmio se enfrentam no Rio de Janeiro com objetivos muito diferentes. Atual lanterna da competição, o Cruzmaltino quer evitar encerrar o turno sem ter feito sequer um gol em São Januário e dar início a uma tentativa de arrancada contra o quarto rebaixamento. Já no topo da tabela, o Imortal tenta se manter no G-4 e diminuir a diferença para o líder Botafogo. Por decisão do STJD, a partida será disputada sem torcida presente no estádio como punição ao time carioca. Os últimos sete embates entre as equipes terminaram com vitória gremista em cinco ocasiões e empate nas outras duas. A última vitória do Gigante da Colina foi no primeiro turno do Brasileirão de 2018.

Local: São Januário
Horário: domingo (6/8), às 16h
Transmissão: Globo e Premiere

Escalações prováveis

Vasco
Léo Jardim; Miranda, Capasso e Léo; Pumita Rodríguez, Jair, Medel, Praxedes e Lucas Piton; Figueiredo e Sebastián Ferreira. Técnico: Ramon Díaz

Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Gustavo Martins; João Pedro, Villasanti, Carballo (Ronald) e Reinaldo; Bitello, Nathan (Ferreira) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Cruzeiro x Botafogo

Em Minas Gerais, o Cruzeiro tenta parar o líder Botafogo e voltar a ganhar dentro de casa. Após perder para o Goiás e empatar com o Coritiba no Mineirão, a Raposa vai em busca de reabilitação e conta com a volta de Bruno Rodrigues, artilheiro da equipe em 2023. O principal desfalque será no banco de reservas, pois o técnico Pepa cumpre suspensão. Do outro lado, o imbatível Glorioso não sabe o que é perder há dois meses e quer aumentar ainda mais a vantagem de 12 pontos para o segundo colocado. Ainda assim, o retrospecto é favorável para o time celeste. Dos últimos 15 confrontos, foram sete vitórias do Cruzeiro, sete empates e apenas um triunfo do Botafogo, em 2016.

Local: Mineirão
Horário: domingo (6/8), às 18h30
Transmissão: SporTV e Premiere

Escalações prováveis

Cruzeiro
Anderson; William (Palacios), Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado, Lucas Silva e Mateus Vital; Bruno Rodrigues e Arthur Gomes. Técnico: Samuel Correia (interino):

Botafogo
Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Gustavo Sauer (Júnior Santos), Tiquinho Soares e Victor Sá. Técnico: Bruno Lage.

Bahia x América-MG

Companheiros na zona de rebaixamento, baianos e mineiros se enfrentam por um respiro no campeonato. Sem marcar há três jogos e em oito seguidos sem vencer, o Tricolor de Aço espera uma mudança de cenário contra o adversário direto. Apesar de focado na Sul-Americana, o Coelho não pode vacilar no Brasileirão. Na vice-lanterna com apenas 10 pontos, o América quer a vitória para encurtar a diferença para o primeiro time fora da degola. O retrospecto recente aponta leve favoritismo para a equipe de Minas, com três vitórias nos últimos cinco cara a cara com o Esquadrão.

Local: Arena Fonte Nova
Horário: sábado (5/8), às 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Bahia
Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu (Vitor Hugo) e Matheus Bahia; Acevedo, Rezende, Thaciano e Cauly; Ademir e Vinicius Mingotti (Everaldo). Técnico: Renato Paiva.

América-MG
Pasinato; Daniel Borges, Eder, Maidana e Vichiatto; Alê, Martínez, Benítez, Paulino Bóia e Pedrinho; Mastriani. Técnico: Vagner Mancini.

Coritiba x RB Bragantino

Em mais um confronto de times em momentos distintos, o Coxa mira deixar o Z-4, enquanto o Massa Bruta almeja um lugar no G-4. Os paranaenses levaram a melhor nas últimas duas partidas em casa pelo Brasileirão e visam recuperar da goleada sofrida pelo Botafogo na 17ª rodada. O clube da Red Bull tenta repetir o bom desempenho do jogo mais recente como visitante, quando fez 3 x 0 no Fortaleza em pleno Castelão, e encostar no topo da tabela. O Coritiba nunca perdeu para o Bragantino no Couto Pereira: invencibilidade de quatro jogos e três vitórias para os mandantes. Ainda assim, o retrospecto geral é favorável para os paulistas, triunfantes em seis dos onze confrontos entre as equipes.

Local: Couto Pereira
Horário: domingo (6/8), às 18h30
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Coritiba
Gabriel Vasconcelos; Natanael, Kusevic, Henrique e Jamerson; Andrei, Matheus Bianqui e Bruno Gomes; Marcelino Moreno, Garcez e Diogo Oliveira (Lucas Barbosa). Técnico: Thiago Kosloski (interino).

RB Bragantino
Cleiton; Léo Ortiz (Luan Patrick), Nathan e Juninho Capixaba; Vitinho, Lucas Evangelista, Matheus Fernandes, Eric Ramires (Gustavinho) e Luan Cândido (Hurtado); Thiago Borbas (Sorriso) e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.

Cuiabá x Flamengo

No último jogo da rodada, o Cuiabá tenta vencer o Flamengo pela primeira vez na história. Em apenas quatro confrontos, o rubro-negro levou a melhor em três ocasiões e a outra terminou empatada. O Dourado chega com força total e confia no artilheiro Deyverson, que completou nesta semana um ano de clube, para garantir mais pontos na tabela. A partida também deve marcar o retorno de Pedro ao time titular da equipe carioca, após dias turbulentos. O Mais Querido não terá a ajuda de Gabigol e Arrascaeta, suspensos e de olho na decisão de quinta-feira (10/8), contra o Olimpia, pela Libertadores.

Local: Arena Pantanal
Horário: domingo (6/8), às 20h
Transmissão: Premiere

Escalações prováveis

Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Fernando Sobral e Ceppelini; Jonathan Cafú, Clayson e Deyverson. Técnico: António Oliveira.

Flamengo
Matheus Cunha, Wesley, Pablo (Fabrício Bruno) David Luiz (Rodrigo Caio), Ayrton Lucas, Thiago Maia, Victor Hugo, Gerson, Éverton Cebolinha, Bruno Henrique (Luiz Araújo) e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação