O governo da Somália suspendeu, nesta quinta-feira (3/8), a presidente da Federação de Atletismo do país, Khadijo Adan Dahir, após vexame nos Jogos Universitários Mundiais. A responsável pela pasta é investigada sob acusação de nepotismo por selecionar a sobrinha, Nasra Abukar, de 20 anos, para participar da competição. Na disputa dos 100 metros rasos, a jovem correu a distância em 21s81, o pior tempo da história da prova.
O Ministério da Juventude e Esportes da Somália conduziu uma investigação sobre o caso e revelou que Nasra não é uma corredora e sequer uma esportista. A indicação da atleta para os Jogos Universitários, disputados na China, foi feita pela Associação Esportiva da Universidade da Somália. Porém, após apuração, foi constatado que o órgão não existe.
The Ministry of Youth and Sports should step down. It's disheartening to witness such an incompetent government. How could they select an untrained girl to represent Somalia in running? It's truly shocking and reflects poorly on our country internationally. pic.twitter.com/vMkBUA5JSL
— Elham Garaad ?? (@EGaraad_) August 1, 2023
Antes da competição, a presidente da Federação havia feito uma publicação no Facebook parabenizando a sobrinha. Com a viralização do resultado, Khadijo será acusada por nepotismo e por abusar do cargo de poder para difamar o nome da Somália. A escolha de Nasra para disputar a competição está sendo investigada pela Federação de Atletismo da Somália.
Saiba Mais
Relembre o caso
A jovem somali destoou das demais concorrentes na prova dos 100 metros. Antes mesmo do tiro inicial, ela parecia pouco familiarizada com a plataforma de largada. Muito atrás das outras velocistas, Nasra quase não aparece no campo de filmagem da disputa e cruzou a linha de chegada mais de dez segundos depois da vencedora, a brasileira Gabriela Silva Mourão.
O desempenho de 21s81 registrado pela africana diz respeito ao pior tempo da história dos Jogos. Segundo o ministro de esportes da Somália, Mohamed Barre, a situação é uma “vergonha” para o país.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.