As oitavas de final da Copa do Mundo Feminina 2023 contarão com três dos quatro campeões do mundo. Estados Unidos, Japão e Noruega estão no mata-mata. A exceção é a eliminada Alemanha. Dos quatro países vices ao menos uma vez, Suécia e Alemanha bateram o ponto. Brasil e China deram adeus. Com terceiros lugares no currículo, Inglaterra e França estão vivas na corrida pelo titulo inédito. Todos os outros nove candidatos remanescentes jamais alcançaram as semifinais.
Após duas semanas intensas de jogos diários pela fase de grupos, as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina estão definidas. A competição conheceu as duas últimas classificadas à primeira fase de mata-mata nesta quinta-feira (3/8), com a definição do Grupo H. Tratam-se de Colômbia e do estreante Marrocos. A seleção africana é uma das oito debutantes na primeira edição do evento com 32 nações.
Por falar no Marrocos, chama a atenção a quantidade de seleções do continente africano na próxima fase. África do Sul e Nigéria também avançaram. Para se ter uma ideia, a CAF será representada por três países enquanto a Conmebol emplacou apenas a Colômbia depois dos fiascos de Brasil e Argentina. A América do Sul tem menos até do que a Concacaf, cuja torcida, agora, é pelas atuais campeãs Estados Unidos e a surpreendente Jamaica.
Ao todo, são oito equipes da Europa; três da emergente África; duas das Américas do Norte, Central e Região do Caribe; uma da América do Sul e duas da Ásia. Aqui vale uma explicação: a Austrália fica na Oceania, claro, mas na família Fifa compete pela Ásia. Logo, representa a região ao lado do Japão.
Confira:
Grupo A: Suíça e Noruega
Grupo B: Austrália e Nigéria
Grupo C: Japão e Espanha
Grupo D: Inglaterra e Dinamarca
Grupo E: Holanda e Estados Unidos
Grupo F: França e Jamaica
Grupo G: Suécia e África do Sul
Grupo H: Colômbia e Marrocos
Os confrontos colocarão frente a frente os primeiros colocados contra os segundos, separados por uma chave entre eles. Por exemplo: o primeiro colocado do Grupo A, a Suíça, enfrentará o segundo colocado do Grupo C, a Espanha, enquanto o segundo colocado do Grupo B, a Nigéria, jogará contra a líder do Grupo D, a Inglaterra. Veja os jogos, datas e horários das oitavas de final:
Suíça x Espanha – 05/08 (2h)
Holanda x África do Sul – 05/08 (23h)
Japão x Noruega - 05/08 (5h)
Suécia x Estados Unidos – 06/08 (6h)
Austrália x Dinamarca – 07/08 (7h30)
França x Marrocos – 08/08 (8h)
Inglaterra x Nigéria – 07/08 (4h30)
Colômbia x Jamaica – 08/08 (05h)
Round of 16: locked in. ????#BeyondGreatness | #FIFAWWC
— FIFA Women's World Cup (@FIFAWWC) August 3, 2023
Saiba Mais
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.