Técnico compartilhado com o Fluminense até a provável chegada do italiano Carlo Ancelotti, Fernando Diniz já tem no calendário pessoal o dia e a hora da primeira convocação oficial como comandante da Seleção Brasileira. Na noite desta terça-feira (1º/8), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou para 18 de agosto o chamado realizado pelo treinador interino. O evento vai ocorrer às 13h30, na sede da entidade máxima do futebol nacional, no Rio de Janeiro.
A lista de Diniz vai atender os compromissos inaugurais da equipe tupiniquim nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Em 8 de setembro, às 21h45, o treinador interino estreia no comando da Seleção Brasileira contra a Bolívia, no Estádio Mangueirão, em Belém (PA). Quatro dias depois, Fernando fará a primeira viagem internacional como treinador da equipe pentacampeã mundial. Ele e os convocados a Lima para medir forças com o Peru.
A data escolhida pela CBF não conflita com a agenda de partidas do Fluminense, pois o tricolor carioca terá a semana livre entre 13 e 18 de agosto. O clube, possivelmente, deve ter apenas treinamentos programados para o dia. Entretanto, Fernando Diniz vai conciliar o processo de observação para definir os convocados da Seleção com três jogos oficiais: dois pela Série A do Campeonato Brasileiro (Grêmio e América-MG, no dia seguinte ao chamado) e a volta das oitavas de final da Libertadores, contra o Argentinos Juniors.
Após anunciar os nomes escolhidos, o treinador da Seleção Brasileira vai passar pela segunda sabatina com a imprensa. A primeira foi no anúncio oficial da escolha dele para liderar o processo de espera pelo técnico Carlo Ancelotti. Em uma das respostas, Fernando Diniz garantiu ter autonomia para decidir quem vai vestir a camisa tupiniquim nos compromissos iniciais na busca para garantir um lugar na Copa do Mundo de 2026.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.