A 17ª rodada do Brasileirão está prestes a começar. A nova bateria de jogos, a apenas três do fim do primeiro turno, oferece encontros por diferentes objetivos. Após as disputas de meio de semana pelas semifinais da Copa do Brasil, os principais destaques da jornada que antecede o início do mata-mata das copas continentais estão nos clássicos Rio-São Paulo, o duelo entre Atlético-MG e Flamengo, além das disputas por vagas no G-4.
O menu do final de semana tem como entrada o confronto entre Fluminense e Santos, às 16h, no Maracanã. Embora estejam passendo por turbulências, ocupam diferentes faixas da tabela. O Tricolor, inconstante após ótimo início, caiu de produção, mas, mesmo no 7º lugar, briga para entrar no G-4. A situação do Peixe é mais delicada, a três pontos da zona do rebaixamento e com apenas uma vitória nas últimas cinco partidas.
Em São Paulo, a outra conexão entre os grandes pólos do país acontecerá entre Corinthians e Vasco. Apesar de não viver momento tranquilo no campeonato nacional, o time paulistano se agarra a um eventual sucesso na temporada com a campanha semifinalista de superação na Copa do Brasil. O Cruzmaltino, por outro lado, amarga a última posição do campeonato, com apenas duas vitórias.
Na briga pelas primeiras posições, Fortaleza e Red Bull Bragantino protagonizarão um embate direto na perseguição aos líderes. Próximos na tabela, na 9ª e 8ª posição, respectivamente, cearenses e paulistas estão separados por um ponto e são donos das melhores defesas do Brasileirão até aqui.
- Série D: conheça o Vitória-ES, adversário do Ceilândia no mata-mata
- Pia projeta quebra de tabu contra a França: "Este é o momento"
- Pai de jogadora da Seleção vendeu carro para acompanhar filha na Copa
Athletico-PR x Cruzeiro
O confronto na Arena da Baixada será, para o Furacão, mais uma oportunidade de consolidar como favorito às primeiras quatro colocações da tabela. Em 5º, com 26 pontos, ganhou três das últimas cinco partidas e terá um trunfo para o confronto contra o time mineiro. Trata-se de Vitor Roque, ex-jogador do Cruzeiro. A Raposa, embora figure na 11ª posição, buscará tomar proveito da segunda melhor defesa da Série A, com 12 gols sofridos. Porém, como visitante, venceu apenas três vezes, em sete oportunidades.
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Quando: Sábado (29/7), às 16h
Transmissão: TNT Sports
Escalações possíveis:
Athletico-PR:
Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick, Vitor Bueno e Vidal; Vitor Roque e Canobbio. Técnico: Wesley Carvalho.
Cruzeiro:
Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital; Bruno Rodrigues, Wesley e Gilberto. Técnico: Pepa.
Fluminense x Santos
O primeiro confronto Rio-São Paulo da rodada. O Tricolor, antes cotado ao topo da tabela nas primeiras rodadas do Brasileirão, vive momento turbulento. Embora esteja classificado às oitavas de final da Libertadores, está na 7ª posição, com apenas três vitórias nas últimas oito rodadas. Apesar disso, poderá beliscar o G-4 caso consiga a vitória diante de uma equipe de menor sucesso no torneio em 2023. Ameaçado pela zona da degola, o Santos está a três pontos do Z-4 e tem passado aperto nos últimos jogos. Nos últimos cinco, somou quatro pontos de 15 possíveis.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Quando: Sábado (29/7), às 16h
Transmissão: Premiere
Escalações possíveis:
Fluminense:
Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Lima, Ganso e Arias; Keno e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Santos:
João Paulo; João Lucas, Joaquim, Messias e Dodô; Rodrigo Fernández, Dodi, Jean Lucas e Lucas Lima; Marcos Leonardo e Mendoza. Técnico: Paulo Turra.
Internacional x Cuiabá
O confronto no Beira-Rio, em Porto Alegre, será mais um direto na tabela de classificação. Em 10º, o Colorado tem 23 pontos está a seis pontos do G-6. Reforçado, contará com o volante Bruno Henrique para alcançar a sétima vitória no torneio. O Inter sonha com Libertadores, mas não pode se descuidar, pois um tropeço pode deixá-lo mais próximo da Sul-Americana do que do principal torneio do continente. O Cuiabá vem logo atrás, com 22. O Dourado chama a atenção pela regularidade, com três vitórias nas últimas cinco rodadas. Não perde há quatro compromissos e ensaia evolução.
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Horário: Sábado (29/7), às 16h
Transmissão: Premiere
Escalações possíveis:
Internacional:
Rochet; Bustos, Vitão, Mercado, Renê; Johnny, Aránguiz, De Pena e Wanderson; Alan Patrick e Pedro Henrique. Técnico: Eduardo Coudet.
Cuiabá:
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Fernando Sobral e Pablo Ceppelini; Jonathan Cafú, Clayson e Deyverson. Técnico: António
Corinthians x Vasco
O duelo em Itaquera será o segundo da jornada entre cariocas e paulistas. Apesar de estar perto da segunda classificação consecutiva à final da Copa do Brasil, o alvinegro paulista precisará se cuidar no torneio de pontos corridos. Além de não somar sequência positiva - com duas vitórias, duas derrotas e um empate nos últimos cinco confrontos -, segue ameaçado pela zona de rebaixamento. Com 16 pontos, está a dois de distância do Z-4 e poderá descer ainda mais em caso de tropeço em casa. A realidade vascaína é ainda mais desesperadora. Lanterna da elite, com apenas nove pontos de 45 possíveis, poderá chegar mais perto de um desfecho dramático para a temporada caso perca mais uma.
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Quando: Sábado (29/7), às 18h30
Transmissão: Premiere
Escalações possíveis:
Corinthians:
Cássio; Bruno Méndez, Gil e Murillo; Fagner, Fausto Vera, Matías Rojas, Renato Augusto e Fábio Santos; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Vasco:
Léo Jardim, Puma, Miranda, Zé Vitor, Lucas Piton, Medel, Zé Gabriel, Jair, Orellano, Gabriel Pec e Figueiredo. Técnico: Ramon Diáz.
Fortaleza x RB Bragantino
Por se tratar de um embate entre equipes tão próximas na tabela, e nada distantes das primeiras colocações, o duelo entre cearenses e paulistas terá pitadas de emoção. Com 23 pontos, o Fortaleza possui a quinta melhor defesa do campeonato, com 15 gols sofridos, na 9ª colocação. O time de Bragança Paulista, por outro lado, está em oitavo, com dois pontos a mais, com apenas um de distância da quinta colocação na tabela. Além disso, também se destaca pelos números adquiridos nas 16 rodadas anteriores. Além de ter sofrido 16 gols - a sexta melhor- marcou 22 gols e desponta como quarto melhor ataque.
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Quando: Sábado (29/7), às 18h30
Transmissão: Premiere
Escalações possíveis:
Fortaleza:
João Ricardo; Dudu, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha e Caio Alexandre; Pikachu, Pochettino e Marinho; Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Bragantino:
Cleiton; Hurtado, Luan Patrick, Natan e Capixaba; Matheus Fernandes, Ramires e Lucas Evangelista; Bruninho, Eduardo Sasha e Vitinho. Técnico: Pedro Caixinha
Atlético-MG x Flamengo
Em dois trabalhos recentes de treinadores, duas fases distintas. O rubro-negro se adapta a Jorge Sampaoli e começa a render frutos, incluindo um bom resultado pelas semifinais da Copa do Brasil frente ao Grêmio, enquanto Felipão busca vencer pela primeira vez no comando atleticano em quase dois meses de serviço. De qualquer forma, será um teste à altura para ambas equipes, com agenda no meio da próxima semana, pela Libertadores.
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Quando: Sábado (29/7), às 21h
Transmissão: SporTV e Premiere
Prováveis escalações
Atlético-MG
Everson; Mariano, Igor Rabello, Jemerson e Mauricio Lemos; Battaglia, Otávio e Igor Gomes; Pavón, Paulinho e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Flamengo
Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Gerson, Allan, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Jorge Sampaoli.
São Paulo x Bahia
O principal nome do Soberano não estará presente na partida. E, para quem pensa nas ausências de Jonathan Calleri e Luciano, nas quatro linhas, pode não perceber o suspenso Dorival Júnior, cortado pelo terceiro cartão amarelo. O time paulista será comandado por Milton Cruz, interino e ex-treinador do time, que pretende se manter no G-6, enquanto o Tricolor de Aço busca sair da zona de rebaixamento, a um ponto de diferença do 16º colocado Goiás.
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Quando: Domingo (30/7), às 11h
Transmissão: Premiere
Prováveis escalações
São Paulo
Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Rodrigo Nestor, Michel Araújo e Alisson; Wellington Rato, David e Erison. Técnico: Milton Cruz.
Bahia
Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan; Rezende, Acevedo, Ademir, Cauly e Thaciano; Everaldo. Técnico: Renato Paiva.
Botafogo x Coritiba
Curiosamente, apesar das diferenças na tabela, ambos times são os melhores da competição nos últimos quatro jogos, com três vitórias e um empate. Enquanto o Glorioso deseja confirmar matematicamente o título simbólico do primeiro turno e ampliar a ponta, o Coxa almeja sair da zona de rebaixamento após deixar a lanterna do certame. Está a um ponto da área de conforto.
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Quando: Domingo (30/7), às 16h
Transmissão: Premiere
Prováveis escalações
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Marlon Freitas; Luis Henrique, Junior Santos e Tiquinho Soares. Técnico: Bruno Lage
Coritiba
Gabriel; Natanael, Kuscevic, Henrique e Jamerson; Bruno Gomes, Andrey e Matheus Bianqui; Marcelino Moreno, Diogo Barbosa e Robson. Técnico: Thiago Kosloski
América-MG x Palmeiras
Enquanto o Coelho encara uma crise dentro de campo, na Série A, o Palestra tem problemas nos bastidores quanto à falta de reforços próximo do fechamento da janela de transferências. Apesar disso, os palmeirenses estão há quatro jogos sem perder, diferentemente do tabu dos americanos, de seis compromissos sem triunfos, com a vice-lanterna.
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Quando: Domingo (30/7), às 16h
Transmissão: TV Globo e Premiere
Prováveis escalações
América-MG
Mateus Pasinato; Marcinho, Éder, Iago Maidana e Nicolas; Lucas Kal, Cascardo, Alê, Emmanuel Martínez e Juninho; Mastriani. Técnico: Vagner Mancini
Palmeiras
Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Goiás x Grêmio
A campanha da vice-liderança do Tricolor no campeonato sofreu um baque moral e numérico após o revés em casa, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. Para dar uma resposta rápida, o Imortal terá de agir sem três peças do time titular, todas no departamento médico: Walter Kannemann, Franco Cristaldo e Felipe Carballo. Do outro lado, o Esmeraldino conta com a força da torcida para seguir fora da zona de descenso.
Local: Serrinha, Goiânia (GO)
Quando: Domingo (30/7), às 18h30
Transmissão: SporTV e Premiere
Prováveis escalações
Goiás
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Sidimar e Sander; Guilherme Marques, Willian Oliveira e Everton Morelli; Anderson Oliveira, João Magno e Vinicius. Técnico: Armando Evangelista
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Gustavo Martins; João Pedro, Villasanti, Ronald e Reinaldo; Bitello, Ferreirinha e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
*Estagiários sob supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais