Briga entre torcidas

Torcedores do Gama são presos por agredirem rival do Brasiliense

A vítima foi atropelada por uma moto e chutada na cabeça pela dupla, posteriormente presa pela Polícia Militar. Caso amplia histórico de violência entre torcedores das duas equipes

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu, nesta quinta-feira (27/7), dois homens suspeitos de agredirem um torcedor do Brasiliense na QNP 9, P Norte, em Ceilândia. De acordo com informações da corporação, os investigados são torcedores do Gama. A vítima foi atropelada por uma moto e recebeu diversos chutes na cabeça até ser socorrida.

O indivíduo teria desmaiado após os golpes, mas foi encaminhado ao hospital e está lúcido. O caso aconteceu por volta das 16h20 e foi reportado para a PMDF, que efetuou a prisão dos suspeitos em flagrante no local. Aos policiais, os agressores, da Ira Jovem Gama, afirmaram que a ação foi motivada por uma briga há um mês, na qual o torcedor do Brasiliense teria participado e agredido rivais gamenses.

O conflito em questão teria acontecido quando membros da Facção Brasiliense, entre eles o homem agredido nesta quinta-feira, bateram em um adolescente da torcida do Gama. Por esse motivo, os suspeitos almejavam um revide.

De acordo com o delegado plantonista da 15ª DP, Bruno Montenegro, a ação foi rápida e não é tida como uma tentativa de homicídio. A princípio, o objetivo da agressão teria sido apenas para assustar e machucar. O agente também afirmou que os envolvidos possuem uma desavença antiga por futebol desde a infância, quando estudavam juntos e moravam próximos.

Os suspeitos foram encaminhados à delegacia, onde foram ouvidos e, depois, liberados. A polícia aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) para saber se abrirá inquérito.

Torcedor do Brasiliense preso na quarta (26/7)

Na quarta-feira, a PMDF prendeu um membro da torcida organizada Facção Brasiliense por postar um vídeo no qual incita uma criança a atacar rivais com uma faca. Na gravação, o homem ensina o menor a usar o objeto cortante para assustar e forçar adversários a tirarem a camisa. A polícia afirmou ainda não ser possível traçar alguma relação entre os dois casos.

A tensão entre torcidas de Gama e Brasiliense está impactando até as categorias de base. Na terça-feira (25/7), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) determinaram que o clássico pelo Campeonato Candango Sub-20, terá torcida única dos dois jogos. A decisão foi tomada devido ao histórico violento entre os dois lados.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima