Fórmula 1

GP da Hungria de F1: equipes se ajustam e esperam férias de verão

Penúltima etapa antes do recesso do meio da temporada conta com alterações no grid e projeção para melhoras na segunda metade do campeonato

Pendente de algum fator para se tornar atrativo a cada ano, o Grande Prêmio da Hungria agradece o momento da temporada para ser um balizador às vésperas das férias de verão da Fórmula 1. Antes da parada, a etapa no Circuito de Hungaroring, em Mogyorod, na Grande Budapeste, iniciada nesta sexta-feira (21/7), tem algumas dúvidas por sanar.

A maior expectativa está no retorno de Daniel Ricciardo ao grid, substituindo Nyck de Vries na Alpha Tauri. Depois de seis meses como reserva da Red Bull, o australiano almeja um assento no time principal para 2024, com a incerteza da renovação de Sergio Pérez pela equipe austríaca, em um dos assuntos da categoria durante o recesso.

E não à toa há ansiedade na resolução do tema: os taurinos prometem uma nova melhora para o traçado húngaro, impactando diretamente em uma melhora de dois décimos de segundo na performance geral. A distância atual de 208 pontos na tabela do Mundial de Construtores em relação à vice-líder, Mercedes, apoiada pela promessa de evolução em um carro praticamente imbatível, dá por perdida qualquer resistência na competição de escuderias, incluindo a batalha pelo título de pilotos, com Max Verstappen tendo o companheiro de equipe 99 pontos atrás.

Entre as brigas pela segunda melhor formação do pelotão, o barulho feito pela McLaren no GP do Reino Unido segue a chamar a atenção. Ainda é incerto se o carro de Woking se prenderá à briga com os grandes rivais, apesar do feito na etapa inglesa, com ambos integrantes pontuando juntos pela primeira vez na temporada.

Um balizador desta repentina reação é o descenso da Aston Martin e a mesmice nos ritmos de Ferrari e Mercedes. Além da manutenção na briga entre italianos e alemães, a família Stroll — do pai e proprietário Lawrence, e do filho e segundo piloto Lance — segue com problemas: a potência do começo da temporada começa a recair, sobretudo no rendimento do terceiro colocado do certame, Fernando Alonso.

O fim de semana tem treinos a partir desta sexta-feira (21/7), às 8h30 e às 12h, e no sábado (22/7), às 7h30, antes da classificação, às 11h. A corrida, no domingo (23/7), começa às 10h. O GP tem transmissão da Band e do BandSports.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais