A Copa do Mundo Feminina de 2023, sediada na Nova Zelândia e Austrália, terá o segundo treinador na história a comandar seleções em Mundiais masculinos e femininos.
Depois de participar de duas Copas do Mundo – com o Marrocos na Rússia’2018, e Arábia Saudita no Catar’2022 – Hervé Renard irá estrear na competição feminina. Treinador assumiu a França em março deste ano, após a saída de Corinne Diacre.
O francês também treinou a seleções de Zâmbia e Costa do Marfim, mas não disputou Copas do Mundo por essas equipes.
- Copa do Mundo Feminina começa com marcas históricas
- Copa do Mundo Feminina: Top 5 destaques da Seleção Brasileira
Hervé Renard e as zebras em Copas do Mundo
Treinador de 54 anos foi o responsável por levar Marrocos novamente à Copa do Mundo depois de 20 anos de ausência. Na Rússia, Renard não conseguiu passar da fase de grupos com os Leões do Atlas. A equipe africana terminou na lanterna do Grupo B, atrás de Espanha, Portugal e Irã.
Em 2022, à frente da Arábia Saudita, também não avançou de fase mas protagonizou um dos momentos mais marcantes da edição. A Seleção Saudita foi a zebra da primeira rodada, ao vencer por 2 a 1 a Argentina de Messi, que se sagraria campeã no Catar.
Apesar da estreia com vitória, a equipe terminou na última colocação do Grupo C, que ainda contava com Polônia e México.
Além das presenças em Copas do Mundo, Hervé Renard conquistou a Copa Africana de Nações com a Zâmbia sobre a Costa do Marfim, em 2012. Depois de empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, os zambianos fizeram 8 a 7 nos pênaltis e levaram o inédito título.
Três anos depois, o francês conquistou mais um título na competição africana, no comando da Costa do Marfim. A final contra Gana terminou com empate sem gols e vitória nos pênaltis por 9 a 8.
Quem foi o primeiro treinador em Copas Feminina e Masculina?
John Herdman foi o primeiro técnico da história a comandar seleções em Copas do Mundo Masculina e Feminina. Ele era o técnico do Canadá na Copa do Mundo do Catar’2022, no retorno da seleção norte-americana depois de 36 anos de ausência.
Anteriormente, treinou as seleções femininas da Nova Zelândia nas Copas do Mundo de 2007 e 2011 e do Canadá em 2015.
Também no Canadá, Herdman teve sua primeira experiência no futebol masculino. Conduziu a equipe durante as Eliminatórias e conquistou a vaga direta ao Mundial.
No Catar, os canadenses saíram na primeira fase e terminaram na última posição do Grupo F, atrás de Marrocos, Croácia e Bélgica.