Pelo visto, Bia Haddad gosta mesmo de uma vitória de virada. A paulistana, nesta quinta-feira (6/7), foi novamente à tradicional quadra de Wimbledon pelo segundo dia de competição e derrotou, por dois sets a um, a romena Jaqueline Cristian, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/4.
A brasileira, número 13 do mundo no ranking da Associação de Tênis Feminina (WTA na sigla em inglês), diante da romena, dona da 133ª posição, reproduziu, mais uma vez, um cenário de superação. Após sair atrás no primeiro set, esboçava, até o momento, enfrentar mais dificuldades do que o esperado. Aparentemente desconcentrada, Bia se permitiu abalar pelos fortes e agressivos golpes da adversária e os bem executados serviços.
O segundo set, no entanto, experienciou uma reação. Como de costume, a tenista brasileira entrou em quadra com indícios de mais concentração, e, mesmo com a necessidade de tentar por algumas vezes chegar às quebras de saque, conseguiu, e deslanchou.
Já preocupada em apenas manter o ritmo de jogo, apesar de, por vezes, ainda assistir Jaqueline buscar uma reação, pôde mais uma vez quebrar o serviço da romena no terceiro game da terceira parcial para aumentar ainda mais a confiança e vencer a partida, sem levar sustos nos games derradeiros do embate.
A vitória se tratou do nono triunfo de virada da tenista brasileira, apenas nesta temporada. Ela só fica atrás da russa Anastasia Potapova, com dez. Para alcançar a vitória nas últimas cinco partidas no circuito, a paulistana precisou contar com uma reação. Agora, além disso, Bia acumula 14 vitórias em simples em Grand Slams, o que a coloca lado a lado com Patrícia Medrado e Cláudia Monteiro como a segunda brasileira com o maior número de vitórias em Slams. À frente, está apenas Maria Esther Bueno, com 19.
Pela primeira vez na terceira rodada da competição durante toda a carreira, Haddad enfrentará mais uma romena: a experiente Sorana Cirstea, número 37 do mundo. O retrospecto do confronto, porém, não está do lado de Bia. Em cinco embates entre as duas, a europeia levou a melhor em quatro, enquanto a brasileira, em uma. A partida está marcada para esta sexta-feira (7/7), ainda com horário a definir.
Saiba Mais
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima