Futebol

Guia da rodada 13 do Brasileirão: jogos, escalações e onde assistir

Saiba como chega o seu time para os confrontos deste fim de semana, os times prováveis e onde assistir. Primeira das cinco do mês de julho, rodada 13 terá como principais destaques clássicos no Rio de Janeiro, e em Belo Horizonte, além do embate entre dois dos grandes tricolores do país. Bateria de jogos começa na tarde de sábado, e se encerrará na noite de segunda-feira

O quarto mês de Brasileirão 2023 chegou, e com ele, a 13ª rodada da competição. A primeira das cinco rodadas do mês de julho, terá a largada decretada com o confronto entre São Paulo e Fluminense, no sábado, às 16h, enquanto o embate protagonizado por Goiás e Coritiba, na segunda-feira, às 20h, encerrará a jornada.

Os maiores destaques, todavia, ficam com os dois clássicos trazidos pela bateria de jogos da vez, além do duelo entre tricolores na parte de cima da tabela. Após jornadas internacionais de meio de semana pelas competições continentais, Atlético-MG e América-MG protagonizarão o Clássico das Multidões de Belo Horizonte, no Mineirão. Em situações bem diferentes na tabela, o Atlético lutará para se manter no bolo da parte de cima da tabela ,a busca por vaga no G-4, enquanto o América, penúltimo colocado, tentará deixar a zona do rebaixamento.

No Rio de Janeiro, Botafogo e Vasco se enfrentam em mais um Clássico da Amizade (chamado dessa forma por conta do curto histórico de confusões entre as torcidas) também, assim como no clássico mineiro, com objetivos distintos. O Botafogo, mais líder do que nunca após derrotar o vice Palmeiras, quer manter o alto sarrafo na ponta da tabela diante de uma equipe fragilizada. O Vasco, mesmo vindo de vitória diante do Cuiabá, é o antepenúltimo e tem apenas 9 pontos.

Em São Paulo, o tricolor paulista, assim como o tricolor carioca, fazem parte do persistente e enrolado pelotão da parte de cima da tabela. Isso porque, a diferença entre o segundo e o décimo primeiro colocado, é de apenas cinco pontos. Por isso, diferentes cenários durante a partida poderão modificar a tabela de forma categórica. O Fluminense está em quinto, enquanto o São Paulo é o décimo primeiro.

São Paulo x Fluminense:

No duelo de tricolores, ambas as equipes, apesar de distantes em relação às colocações que ocupam na tabela, fazem parte de um conjunto de equipes muito próximas em relação às pontuações. O São Paulo, décimo primeiro, e o Fluminense, quinto colocado, estão separados por apenas três pontos, ou seja, qualquer resultado promete trazer alterações para a tabela. Enquanto os paulistas vêm de derrota, contra o Cruzeiro, os cariocas venceram na última rodada, diante do Bahia.

Local: Morumbi

Data: sábado, às 16h

Transmissão: Premiere

Escalações prováveis:

São Paulo

Rafael; Rafinha (Nathan), Beraldo, Arboleda e Caio Paulista; Pablo Maia, Neves (Rodrigo Nestor), Méndez e Wellington Rato; Alisson e Calleri. Técnico: Dorival Jr.

Fluminense

Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo, David Braz e Marcelo; André, Lima (Matheus Martinelli), Ganso (Pirani), Arias e Keno; Cano. Técnico: Fernando Diniz.


Bahia x Grêmio:

Em mais um duelo de tricolores, os panoramas atuais destes, diferentemente do confronto entre São Paulo e Fluminense, são bem diferentes. Apesar da crescente preocupação com a situação de Luís Suárez, que viajará a Barcelona para tratar o joelho, o Grêmio tem apresentado grande forma no campeonato. Na segunda colocação, o Imortal possui o segundo melhor ataque da competição junto ao Palmeiras, e poderá seguir no pelotão de cima caso alcance a oitava vitória em treze jogos. O Bahia, por outro lado, está em décimo quarto, a um ponto da zona da degola. Para se afastar, porém, precisará chegar à segunda vitória nas últimas cinco rodadas.

Local: Arena Fonte Nova

Data: sábado, às 18h30

Transmissão: Premiere

Escalações prováveis:

Bahia

Mateus Claus; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo e Chavez; Acevedo, Rezende, Cauly e Thaciano; Kayke e Mingotti. Técnico: Renato Paiva.

Grêmio

Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Uvini, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Carballo; Bitello, Cristaldo e Cuiabano; Vina. Técnico: Renato Portaluppi.


Flamengo x Fortaleza:

Mais um promissor confronto na parte de cima da tabela. Com duas vitórias expressivas consecutivas, o Flamengo mostra, por hora, ter se livrado das atuações inconstantes e da goleada sofrida diante do RB Bragantino. Confiante, principalmente após a goleada pela Libertadores, diante do Aucas, o Rubro-Negro carioca é dono do melhor ataque da competição e segue no bolo das primeiras colocações. O Fortaleza, porém, se encontra no mesmo cenário do São Paulo. Apesar de figurar no oitavo lugar, está a apenas três pontos da segunda posição e poderá contar com a solidez do trabalho de Vojvoda para surpreender no Rio. Para rivalizar com o poderio de ataque do adversário, além disso, possuem a melhor defesa da competição.

Local: Maracanã

Data: sábado, às 18h30

Transmissão: Premiere

Escalações prováveis:

Flamengo

Matheus Cunha; Wesley França, Fabrício Bruno (David Luiz), Leo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, De Arrascaeta (Victor Hugo) e Éverton Ribeiro; Éverton Cebolinha e Pedro (Gabigol). Técnico: Sampaoli.

Fortaleza

Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Brítez e Bruno Pacheco; Hércules (Calebe), Caio Alexandre, Yago Pikachu e Pochettino; Thiago Galhardo e Lucero. Técnico: Vojvoda.


Internacional x Cruzeiro:

No Beira-Rio, Inter e Cruzeiro entrarão em campo em busca de objetivos diferentes. Em boa forma, o Internacional - único brasileiro invicto na Libertadores - não perde há nove partidas em todas as competições e é mais um presente no bolo dos primeiros colocados. Uma vitória, somada a uma combinação favorável de resultados, poderá alavancar o Colorado na tabela. O Cruzeiro, apesar de beliscar uma vaga na metade de cima da classificação - está a dois pontos de distância - precisará incrementar a forma atual para não correr perigo. A vitória diante do São Paulo, na última rodada, foi a única nas últimas seis rodadas, e uma derrota significaria uma aproximação do pelotão de baixo.

Local: Beira-Rio

Data: sábado, às 21h

Transmissão: SporTV e Premiere

Escalações prováveis:

Internacional:

John; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Rômulo, Johnny, Maurício, Alan Patrick e Wanderson; Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes.

Cruzeiro:

Rafael Cabral, William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa, Filipe Machado e Mateus Vital; Bruno Rodrigues, Wesley e Gilberto. Técnico: Pepa.

 

Corinthians x RB Bragantino:

Mal das pernas, o Corinthians partirá para a 13ª rodada sob forte pressão. Apesar de vir de boa partida diante do Liverpool-URU, pela Libertadores, o Timão, além de somar derrotas e um saldo de gols negativo, está a apenas um ponto da zona do rebaixamento. Adicionalmente, para somar três pontos e se afastar da situação negativa, precisará enfrentar o terceiro melhor ataque do Brasileirão 2023. Vindo de performances positivas, como a goleada diante do Flamengo, o Braga é outro componente do pelotão nas primeiras posições e poderá, da mesma forma, beliscar posições mais altas caso vença e conte com uma combinação de resultados favorável.

Local: Neo Química Arena

Data: domingo, 11h

Transmissão: Premiere

Escalações prováveis:

Corinthians

Cássio; Fágner, Gil, Murillo (Caetano) e Bidu; Roni, Ruan (Fausto Vera), Maycon e Guilherme Biro; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Bragantino

Cleiton; Aderlan, Luan Patrick, Eduardo Santos e Juninho Capixaba; Jadsom, Ramires, Lucas Evangelista, Sorriso e Vitinho; Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.


Athletico-PR x Palmeiras:

Adivinha? Outro duelo no bololô das primeiras colocações do campeonato. Nono colocado, o Furacão quer continuar o bom momento vivido em todas as competições e derrotar mais um grande paulistano. Invicto jogando no próprio estádio há cinco partidas, a equipe paranaense terá as estatísticas como trunfo para derrotar um forte adversário. Constante, e possuidor de um trabalho sólido com Abel Ferreira, o Palmeiras está sempre figurando entre as primeiras posições da tabela. Além de dono de cinco das últimas seis melhores campanhas na fase de grupos da Libertadores, o Verdão, além do segundo melhor ataque, possui a terceira melhor defesa do campeonato. Apesar de jogar em casa, o Furacão terá tarefa difícil.

Local: Arena da Baixada

Data: domingo, às 16h

Transmissão: TNT Sports

Escalações prováveis:

Athletico-PR

Mycael; Pedro Henrique, Thiago Heleno e José Ivaldo; Khellven, Erick, Christian e Vinicius Kauê; Vitor Bueno, Vitor Roque e Canobbio. Técnico: Wesley Carvalho (interino).

Palmeiras

Weverton; Mayke, Gómez, Luan (Murilo) e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Artur, Raphael Veiga e Dudu; Rony. Técnico: Abel Ferreira.


Atlético-MG x América-MG:

O primeiro dos dois clássicos da rodada. Atlético-MG e América-MG protagonizaram mais um duelo de panoramas diferentes. O Galo, apesar de ter perdido fôlego nas últimas três rodadas, com dois empates e uma derrota, está na parte de cima da tabela e a poucos pontos de distância do G-6. Além disso, possui no XI titular uma entrosada dupla formada por Hulk e Paulinho, o que será um dos trunfos diante de um adversário frágil. Penúltimo colocado, o Coelho soma oito derrotas em 12 partidas, além da pior defesa do torneio.

Local: Mineirão

Data: domingo, às 16h

Transmissão: Premiere

Escalações prováveis:

Atlético-MG

Éverson; Saravia, Mauricio Lemos, Jemerson, Arana; Battaglias, Edenilson; Pavón, Zaracho, Paulinho; Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

América-MG

Matheus Caviochioli; Marcinho, Wanderson, Iago Maidana, Danilo Avelar; Lucas Kal, Breno Cascardo; Everaldo, Juninho, Felipe Azevedo; Aloísio. Técnico: Vagner Mancini.

Botafogo x Vasco da Gama:

O outro clássico da rodada, embora em outro estado, também chegará desbalanceado. Em clima tenso com o torcedor após o fortalecimento da possibilidade da saída do técnico português Luís Castro, o Fogão partirá para a próxima rodada, provavelmente, com uma nova figura no banco de reservas. Apesar disso, buscará manter o desempenho atual, muito positivo. Em 12 rodadas, tem 10 vitórias, e margem de sete pontos à frente do vice, o Palmeiras. O Vasco, por outro lado, sofre para vencer. Com apenas dois triunfos em toda a competição, o cruz-maltino está na zona da degola e precisará somar pontos imediatamente para fugir da situação ruim.

Local: Nilton Santos

Data: domingo, às 16h

Transmissão: Globo e Premiere

Escalações prováveis:

Botafogo

Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Cuesta, Hugo; Tchê Tchê, Marlon Freitas; Júnior Santos, Eduardo, Victor Sá; Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.

Vasco

Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson Bombu, Léo, Lucas Piton; Jair, Marlon Gomes; Gabriel Pec, Alex Teixeira, Figueiredo; Rayan. Técnico: William Almeida (interino).

Cuiabá x Santos:

O duelo na Arena Pantanal será um confronto direto. O Cuiabá, sem vitórias há três rodadas, está a um ponto da zona da agonia na tabela e, como mandante, também não vence há cinco jogos. Porém, o cenário da equipe mato-grossense não servirá de alívio para o Santos. Em 13º, dois pontos acima da zona, vive momento mais do que conturbado após a confusão na Vila Belmiro envolvendo os torcedores, durante a partida contra o Corinthians. Além disso, não vence qualquer partida desde o dia 17 de maio.

Local: Arena Pantanal

Data: domingo, às 18h30

Transmissão: SporTV e Premiere

Escalações prováveis:

Cuiabá

Walter; Patric, Marllon, Vitão e Rikelme; Raniele, Denilson e Filipe Augusto; Jonathan Cafú, Deyverson e Wellington Silva. Técnico: António Oliveira.

Santos

João Paulo; Gabriel, Joaquim, Messias e Lucas Pires; Dodi e Fernández; Mendoza, Lucas Lima e Soteldo; Marcos Leonardo. Técnico: Paulo Turra.


Goiás x Coritiba:

No Serra Dourada, o último confronto da rodada, desta vez entre dois componentes da zona do rebaixamento. Goiás, 17º colocado, e Coritiba, 20º, revezam entre estatísticas negativas no Brasileirão 2023. O esmeraldino, além do segundo pior ataque, é dono da terceira defesa mais vazada entre os 20 clubes da liga. O Coritiba, possuidor de zero vitórias em 12 jogos, tem o pior ataque e a segunda pior defesa, com um saldo de gols de -17, o pior do torneio. Ambas as equipes, todavia, terão o mesmo objetivo - desafogar as campanhas atuais.

Local: Serrinha

Data: segunda, às 20h

Transmissão: Premiere

Escalações prováveis:

Goiás

Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo e Willian Oliveira; Guilherme, Palacios e Diego Gonçalves; Matheus Peixoto. Técnico: Armando Evangelista.

Coritiba

Gabriel; Jean Pedroso, Kuscevic e Bruno Viana; Natanael, Andrey, Bianqui, Moreno e Jamerson; Alef Manga e Zé Roberto. Técnico: Thiago Kosloski (interino).

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais