FUTEBOL CANDANGO

Série D: quem é o Athletic, adversário do Brasiliense na segunda fase

Equipe de Minas Gerais se classificou com a liderança do Grupo 6 e a terceira melhor campanha do torneio, com nove vitórias, dois empates e três derrotas

Arthur Ribeiro*
postado em 29/07/2023 06:34 / atualizado em 29/07/2023 06:39
Diferentemente do Brasiliense, o Athletic é um clube centenário, fundado em 27 de junho de 1909 -  (crédito: Cris Mattos/FMF)
Diferentemente do Brasiliense, o Athletic é um clube centenário, fundado em 27 de junho de 1909 - (crédito: Cris Mattos/FMF)

Com o fim da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, o Brasiliense sabe qual caminho percorrerá na saga pelo acesso. O adversário da vez será o Athletic, clube mineiro de São João del-Rei, classificado com a liderança do Grupo 6 e com a terceira melhor campanha da competição. A partida de ida será neste domingo (30/7), às 16h, na Boca do Jacaré, com transmissão da plataforma F.Sports TV. A volta está marcada para 5 de agosto, um sábado, às 15h, no Estádio Joaquim Portugal, em Minas Gerais. 

Embora seja pouco conhecido no cenário nacional, o Athletic é um time centenário. Fundado em 27 de junho de 1909, na residência do primeiro presidente da associação, Omar Telles Barbosa, o Esquadrão, como é apelidado pela torcida, também é pioneiro entre as SAFs do Brasil. Desde dezembro de 2021, o grupo Futbraz é detentor de 90% das ações do clube.

Após 48 anos longe do futebol profissional, o alvinegro retornou em 2018 para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, equivalente à terceirona do estado. Com o título, a equipe subiu para o Módulo II e conquistou o acesso à elite mineira em 2020.

A Série D e a Copa do Brasil de 2023 são as primeiras competições nacionais disputadas pelo Athletic. A vaga foi conquistada ainda no campeonato mineiro de 2022, no qual o clube teve a segunda melhor campanha da fase de grupos. A caminhada pelo título inédito foi interrompida com a eliminação para o Cruzeiro, na semifinal. Na atual temporada, o Alvinegro chegou novamente às semis, mas caiu diante do Atlético-MG.

Campanha na Série D

Antes da estreia pela quarta divisão nacional, o Athletic chegou a perder sete jogadores, entre eles nomes importantes na campanha do mineiro, como o goleiro Júlio César e o atacante Sassá, ambos com rodagem na elite do país.

Durante o torneio, o time base foi formado pelo goleiro Glauco; os defensores Douglas Pelé, Gabriel, Edson e Rafinha; Patrick Santos, Vinícius e Bruninho (Ynaiã) no meio; e o ataque com Brandão, Falcão e Wanderson; sob comando do técnico Cícero Júnior.

A força defensiva é uma das principais características da equipe. Entre as 10 zagas menos vazadas do campeonato, o Athletic chegou a ficar seis jogos seguidos sem sofrer gols, a maior sequência da história do clube. Por outro lado, o ataque teve números modestos, com apenas 19 gols em 14 partidas. A artilharia do alvinegro foi de Brandão e Wanderson, com cinco e quatro gols, respectivamente.

Títulos

Apesar dos 109 anos de história, a galeria de troféus do Athletic não é das maiores. Os principais títulos da equipe são o Campeonato Mineiro do Interior em 2022 e 2023, além da Recopa Mineira 2023.

As arquibancadas

Dono de uma torcida apaixonada, o Athletic é o quarto clube do país em taxa de ocupação média no estádio. Segundo estudo feito pela Pluri Sports, o Esquadrão ocupa 66,19% do Joaquim Portugal, atrás apenas de Palmeiras, Corinthians e Vasco no cenário nacional e à frente de Cruzeiro (63,52%) e Atlético-MG (60,60%).

Histórico entre os clubes

Brasiliense e Athletic se enfrentaram na atual temporada em partida pela primeira fase da Copa do Brasil deste ano. O empate por 1 x 1 em São João del-Rei deu a classificação ao clube candango, graças à vantagem da igualdade ao visitante, prevista no regulamento da competição.

Próxima fase

Dono de campanha superior em comparação ao Brasiliense na fase de grupos, o Athletic fará o jogo de volta em casa. Em caso de empate no placar agregado dos dois jogos, a classificação será decidida nos pênaltis, sem vantagem para nenhum dos lados. O vencedor enfrentará nas oitavas de final Camboriú-SC ou Maringá-PR.

*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação