O Ceilândia terminou invicto a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro e agora vira a chave para o mata-mata. O adversário da vez é o Vitória-ES, classificado em 4º do Grupo 6, com 20 pontos. Dono de melhor campanha na etapa anterior em comparação ao rival, o Gato Preto decide a chave em casa em 5 de agosto, às 15h30, no Abadião. Antes disso, abre os trabalhos com o jogo de ida neste sábado (29/7), às 15h, no Estádio Salvador Costa, com transmissão da plataforma F.Sports TV.
A equipe capixaba conseguiu a vaga na segunda fase após uma sequência de resultados favoráveis. Além de vencer os últimos três jogos – incluindo o confronto direto contra o Santo André –, o empate do clube paulista em casa na rodada derradeira deu a vaga ao Alvianil.
Histórico do clube
Embora esteja na caça ao acesso, o clube de 110 anos e o mais antigo do Espírito Santo conta com algumas passagens pelas primeiras divisões da elite nacional. Na Série A, foi apenas uma participação: o 43º lugar na edição de 1977. Pela Série B, competiu por três temporadas, entre 1980 e 1985, enquanto na C foram quatro. A mais recente, em 2006. Na quarta divisão, também participa pela terceira vez.
No mata-mata da Série D é a segunda tentativa do Alvianil, novamente com um adversário do Distrito Federal. Em 2019, o Vitória enfrentou o Brasiliense e avançou de fase com triunfo por 2 x 1 no agregado. No geral, a campanha do clube na quarta divisão deste ano foi de seis vitórias, dois empates e seis derrotas.
- Torcedores do Gama são presos por agredirem rival do Brasiliense
- Nordeste bom de bola: região tem oito atletas e destaque na Seleção
- Brasília Champions reúne grandes nomes do tênis mundial
Elenco com velho conhecido
Titular do Alvianil, Aloísio foi contratado para a disputa da Série D após três temporadas no Brasiliense. Ele enfrentou o Ceilândia nos tempos de Jacaré, com quatro vitórias e um empate. No jogo decisivo contra o Resende, pela última rodada da fase de grupos, a escalação do clube capixaba tinha Felipe no gol; Vitão, Gaúcho, João Moura e Breno na linha de defesa; Jonata, Carlinhos, João Paulo, Matheus e Aloísio no meio; com o artilheiro Tony no comando do ataque.
Tony, inclusive, é um dos artilheiros da competição. Com nove gols, o atacante é responsável por quase metade das 23 bolas na rede da equipe. O outro jogador com mais tentos é o meia João Paulo. Com três. Na defesa, o Alvianil sofreu 20 gols em 14 partidas.
Títulos
O Vitória é o terceiro maior campeão capixaba, com 10 títulos estaduais, o último em 2019. A sala de troféus do clube conta até com prêmio internacional, a Copa do Presidente, da Coreia do Sul, conquistada em 1979. Somam, ao todo, quatro Copas Espírito Santo e 11 Torneios Início do Espírito Santo.
Histórico entre os clubes e próxima fase
Os dois confrontos pela segunda fase serão os primeiros entre Ceilândia e Vitória. Em caso de empate no placar agregado dos dois jogos, a classificação será decidida nos pênaltis, sem vantagem para nenhum dos lados. O vencedor passa para as oitavas e enfrenta Caxias-RS ou Inter de Limeira-SP.
*Estagiário sob supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.