Casa em potencial para receber algum jogo da Seleção durante as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, vai passar pelo crivo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Em agosto, uma equipe da entidade máxima do futebol nacional desembarcará no Distrito Federal para avaliar as condições gerais da maior arena da capital e da Região Centro-Oeste.
A visita faz parte do cronograma natural de ações da equipe operacional da CBF. O intuito da entidade é percorrer arenas em todo o território nacional para escolher as melhores opções quando for jogar como mandante nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Além da estrutura dos estádios, a confederação também costuma avaliar centros de treinamento com capacidade para receberem treinos de seleções.
"O objetivo é sempre encontrar as melhores condições para a comissão técnica e jogadores desenvolverem o trabalho", destacou a CBF, em comunicado oficial divulgado à imprensa na manhã desta quinta-feira (27/7). Depois de Brasília, a comitiva da entidade máxima do futebol nacional vai desembarcar em Cuiabá para checar as condições da Arena Pantanal.
Neste ano, a rotina passou por Manaus (AM) e Belém (PA). As duas cidades do norte do país têm chance de receberem os compromissos da Seleção Brasileira ainda na temporada de 2023. A decisão oficial ainda não foi anunciada, mas a CBF já vistoriou a Arena da Amazônia e o Estádio Mangueirão. Este último pode abrigar a estreia contra a Bolívia. A logística de viagens para as partidas seguintes também pesa a favor dos locais.
O gerente de competições de seleções da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Felipe Restrepo Orozco, costuma ficar a par das análises em estádios. A entidade continental deve oficializar em breve os mandos de campo dos jogos de Eliminatórias da Data Fifa de setembro, previstos para serem realizados entre os dias 4 e 12.
O Mané e a Seleção
O Estádio Nacional Mané Garrincha vem de uma experiência recente envolvendo a organização de jogos da Seleção Brasileira. No início de julho, a equipe feminina goleou o Chile, por 4 x 0, na arena candanga. A partida foi o último amistoso do time liderado pela técnica Pia Sundhage em território nacional antes do embarque para a Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia.
Nos últimos 10 anos, o Mané Garrincha abrigou partidas da Copa das Confederações, em 2013, da Copa do Mundo, em 2014, e da Copa América, em 2021. A última apresentação da Seleção Brasileira em solo brasiliense, porém, data de junho de 2019. Na ocasião, a equipe realizou amistoso diante do Catar e saiu de campo com uma vitória, por 2 x 0.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.