COPA DO BRASIL

Flamengo vence o Grêmio e mantém rotina goleadora do confronto

Duelo entre rubro-negros e tricolores não termina sem bolas na rede desde 18 de maio de 2008. Lá se vão 15 anos e 36 jogos desde o 0 x 0 no Estádio Olímpico, pelo Brasileirão

Victor Parrini
postado em 26/07/2023 23:31 / atualizado em 26/07/2023 23:37
Gabigol e Bruno Henrique voltaram a ter parceria direta em gol após um ano e três meses. Lance rendeu a comemoração de
Gabigol e Bruno Henrique voltaram a ter parceria direta em gol após um ano e três meses. Lance rendeu a comemoração de "fusão" - (crédito: Flamengo/Divulgação)

O primeiro ato da semifinal da Copa do Brasil entre Grêmio e Flamengo seguiu o enredo de outras exibições. Ao vencer os gaúchos nesta quarta-feira (26/7), por 2 x 0, em Porto Alegre, a trupe comandada por Jorge Sampaoli manteve a escrita de um duelo que não termina sem bolas nas redes há 36 jogos.

A última vez que o encontro entre gremistas e flamenguistas terminou sem gols foi em 18 de maio 2008. Portanto, lá se vão 15 anos desde aquele 0 x 0 no antigo Estádio Olímpico, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Para os donos de dois centroavantes respeitados, como Luis Suárez e Gabriel Barbosa, a missão de manter os placares ativos não é tão complicada assim.

O camisa 10 rubro-negro foi, inclusive, o protagonista na Arena do Grêmio. Aos 32 minutos do primeiro tempo, após cruzamento rasteiro de Bruno Henrique pela esquerda, Gabriel Barbosa reforçou o status de decisivo e marcou em jogada que lembrou o primeiro da reação histórica na final da Libertadores contra o River Plate, em 2019. O atacante ainda teve a oportunidade de ampliar em cobrança de pênalti, mas parou em Gabriel Grando.

Coube a um personagem improvável levar tranquilidade à nação rubro-negra. Aos 23 minutos da etapa final, o volante Thiago Maia passou de criticado para celebrado. Foi dele o leve desvio que resultou no gol que decretou a vitória em Porto Alegre. O triunfo importantíssimo para chegar à oitava edição de Copa do Brasil. Até esta quarta, o Grêmio havia perdido apenas uma vez em casa: para o Botafogo, pelo Brasileirão.

Embora não tenha comemorado, esforço não faltou a Luis Suárez. A referência tricolor teve três oportunidades de marcar no primeiro tempo. A falta de pontaria, porém, atrapalhou os planos. Se não diminuiu o prejuízo na Arena, o uruguaio, pelo menos, trouxe alívio com o acerto para ficar na equipe até dezembro. Mesmo com o forte interesse do Inter Miami, time de Lionel Messi na Major League Soccer (MLS), o técnico Renato Gaúcho bancou a permanência do craque em Porto Alegre.

"Falo da tal novela mexicana, mas acabou. Dá tranquilidade tanto para ele quanto para o clube. Ele fica até dezembro. É um jogador muito importante, faz a diferença. Ele tem nos ajudado bastante", disse Renato na entrevista pré-jogo ao SporTV.

Jogo de volta

Flamengo e Grêmio têm encontro marcado daqui a três semanas. Em 16 agosto, será a vez dos cariocas abrirem as portas do Maracanã para o duelo decisivo às 21h30. Gabriel Barbosa e companhia podem perder por até um gol de diferença, que asseguram a passagem para a decisão contra Corinthians ou São Paulo, previstas para 17 e 24 de setembro.

Ficha técnica

Grêmio 0 x 2 Flamengo

Grêmio - Gabriel Grando; Bruno Uvini (Ferreira), Bruno Alves e Kannemann; João Pedro; Villasanti, Carballo (Nathan), Bitello (Zinho) e Cristaldo (Gustavo Martins) e Reinaldo; Suárez. Técnico: Renato Gaúcho
Cartões amarelos: Bruno Uvini, Ferreira e Reinaldo
Cartão vermelho: Kannemann

Flamengo - Matheus Cunha; Wesley (Varela), Fabrício Bruno, Leo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Victor Hugo, Arrascaeta (Cebolinha) e Everton Ribeiro (Luiz Araújo); Bruno Henrique (Allan) e Gabriel Barbosa (Pedro). Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Gabriel Barbosa e Thiago Maia
Cartões amarelos: Wesley, Léo Pereira e Allan

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Público e renda: 52.932 e R$ 4.951.301,00
Arbitragem: Raphael Claus (Fifa/SP)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação