A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nesta quarta-feira (26/7), um homem integrante da torcida organizada do Brasiliense. A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) começou a investigar o suspeito após a publicação de um vídeo nas redes sociais no qual ele aparece orientando uma criança, de aproximadamente 10 anos, a atacar torcedores rivais com uma faca.
Na gravação, o homem ensina o jovem a usar o objeto cortante para assustar e forçar torcedores de outras equipes a tirarem a camisa. Além disso, o suspeito elogia um suposto olho roxo do menor, causado por uma “briga na rua”. O nome do preso não foi divulgado pela corporação, mas nas redes sociais o vídeo original foi postado no perfil de Mayksson Miller, membro da organizada Facção Brasiliense.
Assista a filmagem a seguir.
O preso irá responder pelos artigos 242 e 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por fornecer arma e por corrupção de menor. O indivíduo também será enquadrado no artigo 201 da Lei Geral do Esporte por “promover tumulto, praticar ou incitar a violência ou invadir local restrito aos competidores ou aos árbitros e seus auxiliares em eventos esportivos”.
Saiba Mais
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência do investigado e na sede da torcida, ambas em Ceilândia. A ação policial foi intitulada de “Operação Stromboli”, em alusão a um personagem de Pinóquio. No conto infantil, Stromboli manipulava o boneco para o mal.
Clássicos no sub-20 terão torcida única
Na terça-feira (25/7), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) determinaram que o clássico Brasiliense e Gama, pelo Campeonato Candango Sub-20, terá torcida única dos dois jogos. A decisão foi tomada devido ao histórico violento entre as torcidas.
*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz