Copa do Mundo

Copa do Mundo: público da 1ª rodada é 54% maior do que na edição passada

O número representa um aumento de 54% em relação ao mesmo período da edição passada, de 2019, disputada na França

Agência Estado
postado em 26/07/2023 11:44 / atualizado em 26/07/2023 11:54
Os detalhes da bola oficial da Copa do Mundo Feminina são vistos ao lado do Estádio Austrália, também conhecido como Estádio Olímpico, em Sydney em 18 de julho de 2023, antes do torneio de futebol da Copa do Mundo Feminina. -  (crédito: Franck FIFE/AFP)
Os detalhes da bola oficial da Copa do Mundo Feminina são vistos ao lado do Estádio Austrália, também conhecido como Estádio Olímpico, em Sydney em 18 de julho de 2023, antes do torneio de futebol da Copa do Mundo Feminina. - (crédito: Franck FIFE/AFP)

A Copa do Mundo feminina deste ano é um sucesso de público. De acordo com dados divulgados pela Fifa, 459.547 torcedores compareceram aos estádios da Austrália e da Nova Zelândia, sedes do Mundial, nos 16 jogos que compuseram a primeira rodada da fase de grupos do torneio.

O número representa um aumento de 54% em relação ao mesmo período da edição passada, de 2019, disputada na França. Em 2023, a média de público por partida é de 28.721 torcedores.

De acordo com a entidade máxima do futebol, mais de 1,5 milhão de ingressos foram vendidos para o torneio e a expectativa dos organizadores é de que os estádios mantenham essa média até o dia 20 de agosto, data da aguardada final, na cidade de Sydney.

"Temos as Fan Fests com mais de 120 mil pessoas participando. Não só nos principais estádios e nas grandes cidades, mas também em todas as outras cidades há uma grande atmosfera", afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A edição também vem quebrando outras marcas relevantes. O jogo de estreia da Austrália contra a Irlanda, por exemplo, foi assistido in loco por 75.784 torcedores, o maior público de um Mundial feminino no século.

As transmissões de TV e de internet também estão crescendo. No YouTube, a CazéTV, canal do apresentador e streamer Casimiro Miguel, quebrou o recorde de uma transmissão de futebol feminino na plataforma de streaming. Mais de 1 milhão de aparelhos estiveram conectados durante a vitória por 4 a 0 na segunda-feira.

Fora da internet, a Globo também quebrou recordes de audiência na TV aberta. Segundo dados prévios, com a estreia da seleção feminina na Copa, a emissora teve a maior audiência na faixa (8h01 às 9h57) desde agosto de 2008, com cerca de 16 pontos. É um crescimento de 100% em comparação com a mesma faixa nas últimas quatro semanas.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone de notificações

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. Clique aqui e saiba mais