OLIMPÍADAS

Tocha dos Jogos Paris-2024 é revelada; Bolt é um dos primeiros a tocá-la

Símbolo olímpico foi apresentado no Rio Sena em comemoração à contagem regressiva de um ano para a abertura da disputa, em 26 de julho de 2024

Victor Parrini
postado em 25/07/2023 17:10
Lenda do atletismo, Usain Bolt foi um dos primeiros personagens do esporte a segurar a tocha olímpica dos Jogos Paris-2024 -  (crédito: Alain Jocard/AFP)
Lenda do atletismo, Usain Bolt foi um dos primeiros personagens do esporte a segurar a tocha olímpica dos Jogos Paris-2024 - (crédito: Alain Jocard/AFP)

O planeta está em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024. Mas, antes do início das maiores festas esportivas, o Comitê Organizador das disputas na capital francesa apresentou, nesta terça-feira (25/7), a tocha que carregará as chamas das disputas.

Idealizador da nova versão da tocha olímpica, o designer francês Mathieu Lehanneur destacou que o objeto foi pensando sob três ideais. O primeiro deles é Paris, com elementos que remetem ao Rio Sena, coração da capital do país e sede da abertura dos Jogos. Outros pontos são a igualdade, representada na simetria, e a paz, com a tocha como símbolo de fraternidade entre os povos.

"Ela carregará a chama olímpica e depois a chama paraolímpica por toda a França. Ela acenderá o caldeirão que marcará o início dos nossos Jogos. Ela compartilhará os valores e o espírito de Paris2024. Conheça a Tocha dos Jogos Paris 2024", escreveu o perfil oficial das Olimpíadas nas redes.

Após ser apresentada, a tocha olímpica fez um passeio com atletas e figuras importantes do esporte no Rio Sena. Convidado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o jamaicano Usain Bolt foi um dos primeiros personagens a tocar o símbolo das Olimpíadas.

Na quarta-feira (26/7), o mundo entra em contagem regressiva de um ano para a abertura das cortinas das Olimpíadas. Até lá, a tocha olímpica fará um tour de mais de dois meses na França. Ela partirá de Marselha, no Sul do país, em 8 de maio, e percorrerá 65 territórios franceses. Antes, será acesa em Olímpia, na Grécia, e terá escala em Atenas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação