Futebol

Adversário do Flamengo na Libertadores, Olimpia tem novo técnico: Arce

Olimpia é um dos dois classificados para as oitavas de final da Libertadores a mudar de técnico. O time paraguaio trocou Diego Aguirre pelo ex-lateral-direito Arce. Inter demitiu Mano para ter Coudet

Paulo Martins*
postado em 21/07/2023 15:02 / atualizado em 21/07/2023 15:06
Segunda passagem: Ex-lateral do Grêmio e do Palmeiras, Arce já trabalhou como técnico Olimpia -  (crédito: Norberto Duarte/AFP)
Segunda passagem: Ex-lateral do Grêmio e do Palmeiras, Arce já trabalhou como técnico Olimpia - (crédito: Norberto Duarte/AFP)

A dança das cadeiras continua intensa antes da largada das oitavas de final da Libertadores, com início em 1º de agosto. Depois da demissão do uruguaio Diego Aguirre, na quarta-feira (19/7), o Olimpia anunciou na manhã desta sexta-feira (21/7) o substituto: Francisco Arce.

O mítico lateral-esquerdo paraguaio idolatrado por Grêmio e Palmeiras no futebol brasileiro inicia a segunda passagem no clube paraguaio aos 52 anos. A primeira vez como treinador do time foi em 2015. Naquele período, levou o Olimpia ao título do Torneio Clausura e caiu nas oitavas de final da Copa Sul-Americana contra o Independiente da Argentina.

Os clubes brasileiros são a pedra no sapato de Arce na carreira de técnico pela Libertadores. Sempre nas oitavas, o comandante jamais conseguiu desempenho melhor por causa de equipes do país carrascas do Cerro Porteño, time o qual Arce é ídolo como jogador e treinador com quatro títulos paraguaios.

A primeira eliminação contra brasileiros aconteceu na edição de 2014. Foi vítima do Cruzeiro com um 3 x 1 no agregado. Nas edições de 2020 e 2021 também ficou pelo caminho diante de times tupiniquins: 3 x 0 no marcador geral contra o Fluminense e 8 x 0 em duas goleadas sofridas contra o Palmeiras, respectivamente. O ex-jogador vinha de cinco anos de trabalho no Cerro Porteño antes de passar ao arquirrival de Assunção.

A alteração na prancheta segue uma tendência iniciada pelo Internacional. Na segunda-feira (17/7), Mano Menezes deixou o cargo para a volta de Eduardo Coudet, oficializada na quarta-feira (19/7). O argentino também assume o Colorado pela segunda vez. O time gaúcho terá o River Plate pela frente na Libertadores.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação