ESPORTE NO DF

Conheça a Toque de Fé, escolinha que atua há 11 anos no Recanto das Emas

Projeto é uma joga ensaiada para contribuir com o desenvolvimento dos jovens e das famílias da comunidade

Victor Parrini
postado em 08/08/2023 17:54 / atualizado em 11/08/2023 15:33
Toque de Fé atende mais de 110 crianças no Recanto das Emas -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Toque de Fé atende mais de 110 crianças no Recanto das Emas - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

Quem observa os grandes craques do planeta bola talvez não imagine onde eles surgiram. As escolinhas e projetos são, na maioria das vezes, o berço dos principais talentos não apenas do futebol, mas também de outros esportes. Responsável por lançar Kaká, Lúcio, Amoroso, Reinier e outros, o Distrito Federal comemora a insistência de um projeto com mais de uma década de serviços prestados à comunidade do Recanto das Emas: o Toque de Fé.

A jogada ensaiada para alavancar a qualidade de vida dos jovens e colaborar com os pais na educação dos pequenos completou 11 anos em abril de 2023. O projeto foi idealizado por Renato Buiu, ex-jogador amador. Ele teve o apoio de Edgar Neves, amigo e pastor da igreja na qual congregava. “Tudo começou com uma bola de futebol usado e oito crianças. Dois eram meus filhos. No início, o objetivo era apenas usar o tempo ocioso delas para brincar e pode falar sobre a importância dos estudos, dos valores para a vida e desafios do dia a dia”, conta Renato.

O mentor do projeto tinha o sonho de ser jogador profissional. No entanto, a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família e encarar a vida adulta o forçaram a seguir para outro caminho. Depois de muitos anos, Renato foi diagnosticado com depressão e passou por tratamento. Curado, percebeu que ajudar jovens através do esporte e da disciplina era o mais novo dos desejos do coração dele.

“Através do esporte, vi a possibilidade de poder contribuir para instrução das crianças da comunidade, falando não somente do futebol, mas da importância do estudo, família e da fé, pontos diferenciais da vida”, ressalta. Hoje, o projeto no Recanto das Emas atende mais de 110 crianças e adolescentes, entre 5 e 16 anos. Além de Renato, a iniciativa é tocada pela esposa e filha dele, Suelle e Ágata. Alguns pais de alunos e beneficiados pelo projeto colaboram.

Toque de Fé também oferece apoio pedagógico e assistência às famílias da comunidade
Toque de Fé também oferece apoio pedagógico e assistência às famílias da comunidade (foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O futsal é o carro-chefe do projeto social no Recanto das Emas. Porém, apoio pedagógico e assistência às famílias também são alguns serviços oferecidos. “Não focamos somente no esporte, mas também na formação de campeões na escola, em casa e na sociedade. Acreditamos que podemos contribuir para um apoio às escolas com a possibilidade fomentarmos boa educação”, destaca Renato.

“Mesmo com o talento para o esporte, sem o estudo, o apoio da família e boa orientação, não teremos um atleta completo. Buscamos ser mais que uma escolinha de futebol. Buscamos ser um apoio aos pais na educação dos alunos, um braço da saúde e da segurança pública”, completa.

O sucesso da Toque de Fé na comunidade do Recanto das Emas é comprovado pelos títulos em diversas competições pelo DF, pelos 110 alunos atendidos, além da lista de espera de 50 alunos. A concorrência é grande. Para entrar e se manter nas aulas, os pais dos jovens assinam um termo de consentimento para acompanhá-los nas atividades, relatar as notas na escola bimestralmente, além de comunicar quaisquer alterações no quadro médico.

Não são cobrados valores pelas aulas teóricas e práticas três vezes por semana e algumas competições aos sábado e domingos. Os treinos acontecem em quadras públicas da região, mas existe uma sede para acolhimento às crianças e às famílias. Contudo, por ser um trabalho totalmente gratuito, existem necessidades, como o pagamento do aluguel. O projeto não conta nenhuma ajuda financeiro do Governo do Distrito Federal (GDF). A Administração Regional de Recanto das Emas colabora com a liberação do ginásio da comunidade, materiais e liberações para eventos. 

“Tudo é mantido com pequenas ajudas de pessoas da comunidade, amigos, e simpatizantes. Não temos como pagar aluguel e estamos sendo obrigados a entregar o local de atendimento”, relata Renato.

Projeto premiado

Em 2019, o Toque de Fé foi homenageado no Congresso Internacional de Futsal realizado em Brasília. O evento contou com a presença de personagens da modalidade de países como Uruguai, Portugal, Itália, Espanha, Argentina e Bolívia. O projeto no Recanto das Emas recebeu doação de uniformes e materiais esportivos para o desenvolvimento do trabalho na comunidade. 

Foto com a equipe da escolinha. Ao fundo, atletas atendidos pelo projeto
Equipe da escolinha Toque de Fé. Ao centro, Renato Buiu e à direita, Suelle Cirqueira. Eles são os idealizadores (foto: Carlos Vieira)

Como ajudar

Instagram: @_toquedefe
Telefone: 6194160036 (Renato)
Doações: https://www.asaas.com/c/085176758599

  • Toque de Fé também oferece apoio pedagógico e assistência às famílias da comunidade
    Toque de Fé também oferece apoio pedagógico e assistência às famílias da comunidade Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  • Equipe da escolinha Toque de Fé. Ao centro, Renato Buiu e à direita, Suelle Cirqueira. Eles são os idealizadores
    Equipe da escolinha Toque de Fé. Ao centro, Renato Buiu e à direita, Suelle Cirqueira. Eles são os idealizadores Foto: Carlos Vieira
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação