Série D

Ceilândia vence o União Rondonópolis, se classifica e "ajuda" o Brasiliense

Com triunfo, Gato Preto é um dos dois times invictos nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Resultado em casa garantiu presença no mata-mata e fez o Jacaré depender apenas dele para fazer o mesmo

Marcos Paulo Lima
Danilo Queiroz
postado em 16/07/2023 20:00 / atualizado em 16/07/2023 20:44
Gato Preto avançou à segunda fase com uma rodada de antecedência -  (crédito: @alanfotografia/@resenha.arrancatoco)
Gato Preto avançou à segunda fase com uma rodada de antecedência - (crédito: @alanfotografia/@resenha.arrancatoco)

Eram três. Restam dois. Um é do Distrito Federal. Dos 124 times das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, apenas Ceilândia e Ferroviário-CE continuam invictos. O Retrô-PE acompanhou a dupla até perder para o Cruzeiro-AL, por 2 x 1, neste domingo (16/7), em Arapiraca, na 13ª rodada da Série D. O time candango segue impossível. Derrotou o União Rondonópolis-MT, por 2 x 0, no Abadião, e está garantidíssimo na fase de mata-mata. Resta saber se em primeiro ou segundo no Grupo A5. São sete vitórias e seis empates. O Ferroviário fez 5 x 1 no Cordino-MA.

A vitória do Ceilândia deu uma forcinha ao Brasiliense. O líder tirou o União Rondonópolis da zona de classificação para a fase de 32 avos e colocou o atual vice-campeão candango. O Jacaré empatou no sábado (15/7) com o Anápolis, por 0 x 0. Na última rodada, oJacaré receberá o Operário de Várzea Grande, no Serejão. O adversário disputa o primeiro lugar com o Ceilândia. O União entrará em campo em casa contra o saco de pancadas Interporto.

Os gols da partida saíram no segundo tempo. Badhuga abriu o placar aos sete minutos do segundo tempo. O zagueiro completou de cabeça a cobrança de escanteio de Danilo. O técnico Adelson de Almeida só afrouxou o nó da gravata nos acréscimos da etapa final. Cleyton não desperdiçou o rebote do goleiro Elias depois do cruzamento de Pedro Bambu e ampliou o placar.

De quebra, o alvinegro igualou o Brasiliense e a Ferroviária no posto de melhor ataque do torneio: o trio colocou 27 vezes. A consistência da campanha alvinegra também está no sistema defensivo. Vazado somente quatro vezes, o time do técnico Adelson de Almeida tem, com folga, a melhor defesa da Série D.

Com 27 pontos, o alvinegro vai jogar na última rodada dependendo apenas de um empate para confirmar a primeira colocação do grupo A5. A posição é importante para o Ceilândia enfrentar um adversário de pior campanha na segunda fase. Na pior das hipóteses, o Gato Preto vai ficar em segundo na chave. Com 21 pontos, o Brasiliense aparece em quarto lugar e, como o União Rondonópolis perdeu, uma simples vitória no encerramento da fase de grupos basta para o Jacaré avançar.

Após confirmar a classificação com antecedência, o Ceilândia vai se preparar para um novo torneio. Mesmo com a excelente campanha na etapa de pontos corridos da Série D, o alvinegro leva consigo o retrospecto de não ter ido longe nas etapas mata-mata do torneio nacional. Em sete participações, alcançou a etapa decisiva quatro vezes. Em duas caiu na terceira fase e chegou mais longe quando foi até às oitavas de final.

Para concluir o objetivo de acesso e encerrar uma série incômoda de 10 anos sem times candangos na terceira divisão do Brasileirão, o Ceilândia precisa chegar ainda mais longe e alcançar a semifinal. Com pés no chão, o Gato Preto se apega na boa campanha realizada até aqui, mas sem esquecer da necessidade de se fortalecer para pegar clubes mais pesados nas fases eliminatórias do torneio. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação