Olimpíadas Paris-2024

Time Brasil: basquete e levantamento de peso marcam grande fim de semana

Conquista invicta da Copa América pelo basquete feminino encerrou seca de 12 anos, enquanto levantadores de peso somam 10 medalhas entre si

Gabriel Botelho*
postado em 10/07/2023 18:52
 (crédito: CBB/ Twitter)
(crédito: CBB/ Twitter)

O final de semana dos dias 8 e 9 de julho trouxe diversos triunfos ao esporte olímpico brasileiro. A apenas um ano e 14 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris - 2024, a nação verde e amarelo tem colecionado conquistas expressivas em diferentes modalidades, tanto em disputas individuais, coletivas e em dupla, assim como foi no último fim de semana.

O destaque principal fica com o basquete feminino. Após 12 anos, a Seleção Brasileira foi campeã da Copa América, na cidade de León, no México. Além disso, o Time Brasil também garantiu êxitos no vôlei de praia, no hipismo, no levantamento de peso e na ginástica de trampolim.

Saiba como foram as performances dos brasileiros no último fim de semana.

Basquete feminino

Pela primeira vez em 12 anos, a Seleção Brasileira de basquete feminino foi campeã da Copa América de basquete, e, ainda por cima, diante dos Estados Unidos. Com uma vitória histórica diante das americanas, por 69 a 58, a equipe tupiniquim se mantém como a maior campeã do torneio, com seis títulos. Na cidade de León, no México, o grande destaque da decisão ficou com a pivô Kamilla Cardoso, que anotou 20 pontos e 11 rebotes.

Além disso, o desempenho na competição também garantiu ao Brasil a chance de disputar o Pré-Olímpico mundial. Esta última, caso conquistada, dará vaga às meninas do técnico José Neto nos Jogos de Paris-2024.

Vôlei de praia

Nas areias do voleibol, as brasileiras Duda e Ana Patrícia conquistaram, na Suíça, a etapa de Gstaad, válida pelo Circuito Mundial da modalidade. A conquista chegou após o triunfo diante das americanas Hughes e Cheng, por dois sets a zero (parciais de 21/18 e 21/18), para garantir o bicampeonato da dupla. No lado dos homens, não houve conquista, mas também teve pódio: André e George garantiram o bronze.

Levantamento de peso

No Sul-americano de Guayaquil, no Equador, o Brasil somou vitórias. Laura Amaro, sozinha, levou três ouros para casa: 105kg no arranco, 125kg no arremesso e 230kg no total. Mateus Gregório foi outro que conquistou três medalhas. Na categoria 160kg no arranco, foi ouro, enquanto no 125kg no arremesso e 230kg no total, levou a prata.

Amanda Schott, por sua vez, garantiu mais três medalhas de prata. Elas vieram com os resultados de 105kg no arranco, 125kg no arremesso e 230kg no total. Por último, Josué Lucas garantiu a prata no 172kg arremesso.
Hipismo

No Grand Prix de Walkenswaards, na Holanda, o cavaleiro brasileiro Marlon Zanotelli mostrou serviço, e terminou a competição como o principal destaque. Na prova da categoria CSI4* de saltos, Marlon foi campeão ao finalizar o percurso do “jump off” com o tempo de 43.56 segundos. O atual campeão Pan-Americano alcançou mais um bom resultado montado no cavalo Cornest. Além dele, o multicampeão Rodrigo Pessoa também saiu triunfante na etapa de corrida contra o tempo com obstáculos.

Ginástica de trampolim

Na etapa de Coimbra, em Portugal, pela Copa do Mundo de ginástica de trampolim, Camilla Lopes conquistou a medalha de bronze, a terceira consecutiva da brasileira na competição. Com 55,780 pontos na série final, ela só ficou atrás da britânica Bryony Page, dona de duas medalhas em Olimpíadas, e da chinesa Zueying Zhu, atual campeã olímpica.

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação