O Paris Saint-Germain anunciou nesta quarta-feira (5) a contratação do espanhol Luis Enrique como novo treinador, para assumir a equipe no lugar de Christophe Galtier, cuja saída do clube foi oficializada horas antes.
"Representa um novo ciclo, uma nova forma de jogar, com um dos melhores treinadores do mundo, não pelo que conquistou, mas por seu estilo de futebol, ofensivo", declarou aos jornalistas o presidente do PSG, Nasser Al Khelaifi, durante entrevista coletiva ao lado de Luis Enrique no CT do clube.
O espanhol será o oitavo técnico da equipe desde que o fundo Catari QSI (Qatar Sports Investments) comprou o clube, em 2011.
"Posso garantir que trabalharemos como um time", prometeu Luis Enrique, que espera "conseguir títulos" no time parisiense.
O treinador também quer implementar "um futebol de ataque, ofensivo, que divirta os torcedores e que dê resultados".
Luis Enrique estava livre no mercado desde dezembro, quando foi demitido do comando da seleção da Espanha, eliminada pelo Marrocos nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022.
Ele assume o PSG no lugar de Galtier, criticado pelo futebol pouco inspirado apresentado pela equipe na última temporada, que até terminou com o título do Campeonato Francês, mas com um novo tropeço na Liga dos Campeões, principal objetivo do clube.
Como treinador, Luis Enrique tem passagens por Roma (2011-2012), Celta de Vigo (2013-2014) e Barcelona (2014-2017).
No time catalão, conquistou a Champions em 2015, mesmo ano e que foi campeão espanhol e da Copa do Rei.
Ele era o treinador do Barça na histórica goleada por 6 a 1 sobre o PSG nas oitavas da Champions em 2017, com os 'blaugrana' conseguindo uma virada no Camp Nou depois de perderem o jogo de ida por 4 a 0 em Paris.
No time parisiense, Luis Enrique terá a missão de virar a página da "era Galtier", marcada por um desempenho decepcionante apesar do elenco recheado de estrelas, como Neymar, Kylian Mbappé e Lionel Messi, que já deixou o clube rumo ao Inter Miami, dos Estados Unidos.
Além disso, ele vai precisar convencer Mbappé a continuar em Paris. O atacante, cujo contrato vai até junho de 2024, já anunciou que não vai ativar a cláusula de renovação automática por mais um ano.
Na coletiva de apresentação do novo técnico, Nasser Al Khelaifi afirmou que se o jogador quiser continuar no clube, terá que assinar um novo contrato.
A favor de Luis Enrique estaria sua filosofia ofensiva e a favor da posse de bola, algo que o PSG ficou devendo nas últimas temporadas.
Tal estilo poderia transformar Mbappé em 'homem-gol' do time, que segue tendo como obsessão conquistar sua primeira Champions.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.