LIBERTADORES

Libertadores: sorteio define hoje os duelos das oitavas de final

Brasil conta com seis representantes. O alerto de clássicos está ligado: pode dar Fla-Flu ou a reedição da decisão de 2021, entre o Rubro-Negro e o Palmeiras

Victor Parrini
postado em 05/07/2023 01:00
 (crédito: Conmebol/Divulgação)
(crédito: Conmebol/Divulgação)

Oitavas com cara de final. Essa pode ser a definição do round entre os 16 melhores times da Libertadores. Afinal, a primeira das fases mais agudas da principal competição da América do Sul reúne 29 títulos. A promessa é que as bolinhas do sorteio desta quarta-feira (5/7), às 13h, na sede da Conmebol, em Luque no Paraguai, traga confrontos equilibrados, que decidiram títulos e movimentem rivalidades nacionais e, claro, a tradicional entre Brasil e Argentina.

Dos 16 envolvidos, 14 chegaram à final pelo menos uma vez. As exceções são o Bolívar e o modesto Deportivo Pereira. Os colombianos terminaram em segundo no Grupo F, atrás apenas do Boca Juniors e à frente de outro campeão: o Colo-Colo. É uma fase cheia de finalistas e campeões. Onze estiveram no topo do continente. Dois brasileiros estão entre os cinco que jamais tiveram a América do Sul nas mãos: Athletico-PR e Fluminense. O Independiente del Valle é outro, mas ensaia surpreender.

O "mata gigantes" bateu na trave com o vice diante do Atlético Nacional em 2016, goleou o Flamengo por 5 x 0 em 2020, conquistou a Sul-Americana contra o São Paulo no ano passado e, neste ano, venceu a Recopa no Maracanã contra o time mais popular do país. De quebra, frustrou as chances de avanço da segunda maior torcida, do Corinthians, no Grupo E.

Para efeito comparativo, as oitavas de final da edição anterior da Libertadores reunia "apenas" oito campeões: Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e os argentinos Boca Juniors, River Plate, Estudiantes e Vélez Sarsfield. O aumento foi de 50%. De quebra, os figurões estão bem distribuídos. Os líderes dos grupos, alocados no primeiro pote, ostentam, juntos, 15 troféus. Os times do segundo agrupamento têm apenas um a menos. Portanto, o alerta de clássicos está ligado, pois os clubes dos dois potes se chocarão, sem restrições.

Assim como nas últimas edições, o Brasil é país de maior presença no início do mata-mata e ensaia o início de uma dinastia com a possibilidade do quinto título consecutivo. Caso aconteça, o representante verde-amarelo terá um palco à altura do espetáculo: o Maracanã, em 4 de novembro. Segundo treinador a herdar a prancheta do atual campeão Flamengo, Jorge Sampaoli entende que o "caminho mais complicado" nas oitavas é reflexo de tropeços.

"O processo na Libertadores andou com irregularidade. O time perdeu pontos que não deveria. Temos que nos conformar com o lugar que não esperávamos. Vamos ver o sorteio e seguir crescendo para ter oportunidade de continuar no torneio, que é tão importante para os torcedores", disse na coletiva pós-goleada sobre o Aucas.

Polêmico como sempre, Abel Ferreira prefere ver pelo lado do "contra tudo e todos" após os recentes resultados negativos. "Já disse várias vezes que não vamos ganhar sempre. Sabemos que tem muita gente torcendo contra e que não gosta de um clube exemplo em tudo. Finanças, apostas em jovens, equipe equilibrada e valorizada. Equipe que ganha títulos e dinheiro. Isso incomoda muita gente", disparou após o duelo contra o Bolívar.

Sorteio oitavas de final

Quando: Quarta-feira (5/7), às 13h
Onde: Luque, Paraguai
Transmissão: ESPN, SporTV, Paramount+ e ge.globo

Pote 1 (15 títulos)
Racing
Internacional
Palmeiras
Fluminense
Ind. del Valle
Boca Juniors
Athletico-PR
Olimpia

Pote 2 (14 títulos)
Flamengo
Nacional-URU
Bolívar
River Plate
Argentinos Jrs.
Deportivo Pereira
Atlético-MG
Atlético Nacional

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação