Futebol candango

Chá de "casa nova": Bezerrão se prepara para voltar à ativa

Gramado reconstruído, cadeiras em revitalização e pintura nova: visitamos o estádio da cidade do Gama para saber como está a obra. Arena será liberada para jogos em agosto

Gabriel Botelho*
postado em 04/07/2023 06:00
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Depois de dois anos e quatro meses interditado, o Bezerrão, um dos principais símbolos do futebol do Distrito Federal, se aproxima do retorno às atividades. Utilizado pela última vez para uma partida de futebol na vitória do Capital diante do Gama, válida pela abertura do Candangão 2021, em 20 de fevereiro, o emblemático estádio, apenas um mês depois, fechou as portas e não abriu mais.

Por consequência do complicado contexto pandêmico vivido pela capital em decorrência do combate à Covid-19, a arena foi adaptada a um hospital de campanha importante para a luta contra a doença.

Segundo a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, o gramado do estádio serviu como espaço para 100 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário (UCI). A instalação das unidades, porém, deixou o gramado do segundo maior estádio sem condições de uso, além de ter danificado o sistema de drenagem do campo.

Vencedora da licitação da Novacap com oferta de R$ 628.996,95 a empresa Green Gramados Esportivos e a Secretaria de Esporte e Lazer iniciaram, em dezembro, as reformas para readequar o estádio ao futebol. Após mais de 800 dias fechado, a volta, segundo prometem os responsáveis, tem mês marcado: agosto.

 

 28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado. Na foto, David Lins.
28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado. Na foto, David Lins. (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

Revitalização do gramado

David Lins, co-proprietário da empresa Green Gramados, responsável pelo cuidado com o campo da casa do Gama, contou ao Correio sobre a força-tarefa. A firma, além do estádio brasiliense, já cuidou dos pisos do Mangueirão, em Belém, e do Parque do Sabiá, em Uberlândia, por exemplo.

"Nós fomos contratados para deixar o gramado nos padrões da Fifa e da CBF. O campo está no padrão de jogo, está 90% pronto. Restam apenas alguns detalhes a serem corrigidos, como o corte, e o desenho do campo. A Novacap está muito satisfeita com o nosso trabalho, pois o campo será entregue em perfeitas condições. Daqui a um mês, ele estará perfeito", explica.

David, no entanto, salienta a importância de continuar o cuidado com o gramado após a conclusão do trabalho. "Muitas vezes entregamos o gramado para as prefeituras, e, por conta da falta dos equipamentos adequados e da preocupação com a manutenção, o trabalho é perdido. É preciso ter todos os cuidados que um campo de estádio precisa ter", salienta David.

 28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado.
28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado. (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

Demais manutenções

Os cuidados, porém, excedem os limites do campo. Fora das quatro linhas, a Novacap e a Secretaria do Esporte e Lazer tomam conta da restauração dos demais componentes do Bezerrão.

Assim como a reforma dos alambrados, as arquibancadas, juntamente com os assentos, são reparados para retornar às cores originais. Agora, o estádio voltará à tradicional e vívida cor verde, também, na parte de dentro. Da mesma forma, os vestiários, acomodações, tribunas e até mesmo o encanamento do estádio estão sendo consertados.

Carlos Mohamed, Chefe de Assessoria de Obras e Infraestrutura da Secretaria de Esporte e Lazer do DF, falou sobre o que o órgão vem fazendo para a reinauguração do estádio. Segundo ele, "a prioridade do Governo do Distrito Federal (GDF) é de que o local volte ao pleno funcionamento o quanto antes".

 28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado.
28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado. (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)

"Estamos fazendo toda a parte de manutenção das cadeiras, tanto a limpeza quanto a retirada da tinta antiga. A revitalização é tanto da arquibancada quanto dos próprios bancos. Estão sendo feitas as alas sul, norte, leste e oeste, então o estádio vai voltar a ser o que era. O projeto previa apenas a revitalização de uma parte do estádio, mas graças à captação de recursos e a prioridade do governo, foi possível tocar a obra dessa forma", comemora.

Sobre a parte interna do Bezerrão, Carlos também salienta o cuidado em realizar o melhor reparo possível. "Fizemos uma vistoria com o Corpo de Bombeiros, com a Defesa Civil, com a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária, para justamente apontar as falhas que restam e montar um orçamento para a reforma interna. A nossa ideia é de que tudo o que tiver a ver com o público, inclusive as questões de acessibilidade, já estejam prontas até o final de julho, assim como o restante, para que o estádio esteja pronto no início de agosto de forma completa.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado.
    28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado. Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  •  28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado.
    28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado. Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
  •  28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado. Na foto, David Lins.
    28/06/2023 Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Esportes. Reforma do Estadio Bezerrão e Reforma do Gramado. Na foto, David Lins. Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação