A competição mais milionária do país segue a afunilar rumo ao campeão nacional da temporada. Os oito sobreviventes da Copa do Brasil se encaram a partir desta terça-feira (4/7), no começo das quartas de final, com os duelos de volta sendo disputados nos dias 12 e 13, ou seja, na semana seguinte
A disputa desta fase marca o início dos mata-mata permanentes nos calendários de alguns dos clubes participantes, também envolvidos em certames internacionais — Libertadores e Sul-Americana.
Considerando a principal categoria continental, com três times envolvidos, o resultado do sorteio do chaveamento e das oitavas, na quarta-feira (5/7), na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai, será um ingrediente a mais para os duelos.
A arrecadação é outro tema a partir desta etapa, com a alta nos valores, a cada avanço. Cada equipe das quartas já tem, nos cofres, R$ 4,3 milhões. A premiação pela chegada às semifinais pode gerar uma renda de R$ 9 milhões, pouco mais do dobro da fatura. Confira, agora, o passo a passo dos confrontos iniciais:
- Flamengo abre série de apresentações de reforços pelo ponta Luiz Araújo
- Após jogo no Mané, Marta desabafa: "Não sou a mesma de 20 anos atrás"
- Atuações: veja como se saíram as jogadoras do Brasil em jogo contra o Chile
Bahia x Grêmio
Repetição do jogo do último sábado (1º/7), com vitória gaúcha por 2 x 1, pela 13ª rodada do Brasileirão, este é o único duelo com dois clubes vindos da Série B 2022. Enquanto o Imortal responde bem ao acesso, com a vice-liderança de momento, no campeonato, o Tricolor de Aço deposita fichas no mata-mata, ao lutar contra o descenso, sendo o 15º.
Local: Fonte Nova
Data: terça-feira (4/7), às 21h
Transmissão: SporTV e Premiere
Escalações prováveis:
Bahia
Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo e Chavez; Acevedo, Rezende, Cauly e Thaciano; Kayke e Vinicius Mingotti. Técnico: Renato Paiva.
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Kannemann e Bruno Alves; João Pedro, Villasanti, Carballo, Bitello, Cristaldo e Reinaldo; Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
São Paulo x Palmeiras
A reedição do Choque-Rei polêmico na mesma fase de 2022 tem ingredientes especiais. Para manter o enredo, o Tricolor tenta lidar com a lista do departamento médico para os dois confrontos. Do lado alviverde, a revanche foi planejada a partir do poupar de alguns atletas no nacional, em uma equipe com evidência a uma preferência mais copeira, ainda que ambos rivais estejam dentro do G-6.
Local: Morumbi
Data: quarta-feira (5/7), às 19h30
Transmissão: Amazon Prime
Escalações prováveis:
São Paulo
Rafael; Rafinha, Alan Franco, Arboleda e Caio Paulista (Patryck); Pablo Maia, Gabriel Neves (Rodrigo Nestor), Rodrigo Nestor e Alisson; Wellington Rato (Calleri). Técnico: Dorival Jr.
Palmeiras
Weverton; Mayke, Luan (Murilo), Gustavo Gómez e Piquerez; Richard Ríos, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
Flamengo x Athletico-PR
A reação geral de “todo ano ter esse cruzamento” se dá pelas fortes memórias nas últimas temporadas entre os rubro-negros. E não para menos: será a quinta vez seguida em que ambos se encaram em alguma fase, servindo de tira-teima, uma vez que os paranaenses levaram a melhor em 2019 e 2021 e os cariocas passaram em 2020 e 2022. Como cereja da batalha, fica a superstição na fase recente, onde quem se classificou nesta chave, nas quartas de final, foi campeão em seguida.
Local: Maracanã
Data: quarta-feira (5/7), às 21h30
Transmissão: Globo, SporTV, Premiere e Amazon Prime
Escalações prováveis:
Flamengo
Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel. Técnico: Sampaoli.
Athletico-PR
Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo; Khellven, Hugo Moura, Fernandinho e Christian; Vitor Bueno, Cannobio e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho.
América-MG x Corinthians
Em crise no Campeonato Brasileiro, as equipes lutam contra o rebaixamento e tiveram confronto recente, também em Belo Horizonte, com vitória mineira por 2 x 0. Um mês e dois dias depois, os times voltam a se enfrentar para seguir com a sina de “intruso” em fases agudas: o Coelho, vai para repetir, no mínimo, a melhor campanha histórica, com uma semi em 2020, enquanto o Alvinegro busca voltar à final, a exemplo do ano passado.
Local: Independência
Data: quarta-feira (5/7), às 21h30
Transmissão: SporTV, Premiere e Amazon Prime
Escalações prováveis:
América-MG
Mateus Pasinato; Marcinho, Eder, Iago Maidana e Danilo Avelar; Martínez, Lucas Kal, Juninho e Cascardo; Felipe Azevedo e Mastriani. Técnico: Vagner Mancini.
Corinthians
Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Matheus Bidu; Fausto Vera, Maycon, Roni, Matheus Araújo; Yuri Alberto e Roger Guedes. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.