Surfe

Yago Dora é campeão da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe

Paranaense radicado em Floripa brilha com direito a nota 10 na Praia de Itaúna e brinda o Brasil com a quinta conquista na temporada 2023 da WSL. Filipe Toledo deixa a fase nacional no topo do ranking

Marcos Paulo Lima
postado em 01/07/2023 13:55 / atualizado em 01/07/2023 14:20
Yago Dora é festejado na Praia de Itaúna pela conquista do título inédito em uma etapa da WSL -  (crédito: Divulgação/WSL)
Yago Dora é festejado na Praia de Itaúna pela conquista do título inédito em uma etapa da WSL - (crédito: Divulgação/WSL)

Deu Brasil na etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe. Na manhã deste sábado, o paranaense radicado em Florianópolis Yago Dora superou o australiano Ethan Ewing na final e festou a conquista na Praia de Itaúna. A exibição campeã teve nota 10 e multidão em êxtase na recepção ao surfista na areia. A reta final da campanha pelo título teve triunfos contra o brasileiro Jadson André e o estadunidense John John Florence. No feminino, o título ficou com Caitlin Simmers (EUA).

^Estou sem palavras. É incrível. Não consigo nem acreditar no que aconteceu. Eu tinha um sentimento de que algo especial estava por vir. Levou muito tempo., mas a primeira vitória veio na hora certa. Estou muito feliz", afirmou Yago em entrevista ao SporTV.

O surfista passou a limpo cinco temporadas de espera pelo primeiro título em uma etapa da WSL. "Depois de Floripa, que é minha casa, Saquarema é o lugar que eu mais me sinto em casa. Foi uma semana especial, a melhor da minha vida. Mesmo nos dias flat eu me diverti muito. Foi especial mesmo quando o surfe não estava bom. Tinha uma vibe incrível rolando. Hoje foi o melhor dia de todos para fechar essa semana incrível", disse, referindo-se aos seis dias de espera por boas condições no mar.

Yago avança ao quinto lugar na classificação geral da temporada e passa a sonhar com uma vaga na fase final da competição batizada de WSL Finals 2023. O evento reúne os cinco melhores do ano na batalha pelo título. A etapa decisiva colocará em jogo passaportes olímpicos rumo a Paris-2024. Os dois melhores confirmarão presença na França no ano que vem.

Das 11 etapas nacionais, cinco foram vencidas por surfistas brasileiros. Filipe Toledo, João Chianca, Gabriel Medina, Filipe Toledo e Yago Dora venceram etapas. As outras foram conquistadas pelo australiano Jack Robinson e Ethan Ewing e pelo estadunidense Griffin Colapinto.

Depois de oito etapas, o Circuito Mundial é liderado pelo brasieliro Filipe Toledo com 44,980 pontos. Ele ultrapassou Griffin Colapinto na estapa de Saquarema. O concorrente tem 44,220. O top 5 é fechado pelo australiano Ethan Ewing (40,015), João Chianca (39,640) e Yago Dora (32,120).

No feminino, não há brasileiras entre as cinco melhores. A estadunidense Carissa Moore comanda o ranking seguida por Tyler Wright, Caroline Marks, Molly Picklum e Caitlin Simmers. Tatiana Weston-Webb é a melhor brasileira. Ela ocupa a sexta posição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação