Surpresa e competitividade marcaram as brigas da clasificação para o Grande Prêmio da Áustria, no Red Bull Ring, em Spielberg, nesta sexta-feira (30/6). A única permanência é no favoritismo e superioridade de Max Verstappen na temporada. Não fossem as voltas deletas, o holandês seria um dos pilotos a menos ir à pista, tamanho conforto com o acerto do carro e do ritmo.
A sessão qualificatória foi antecipada por se tratar de uma etapa sprint, neste sábado (1º/7). O dia será exclusivo para as provas curtas. A ordem do grid, definida a partir do classificatório curto — batizado de sprint shootout — começando às 7h, com a corrida de 100 km, em 22 voltas, a partir das 11h30, com transmissão da Band, a exemplo da corrida principal, no domingo (2/7), às 10h.
Q1: Briga quente em pista curta
O líder do campeonato não havia utilizado nenhum pneu macio no único treino, horas antes. Na primeira oportunidade com a borracha rápida, foi o melhor da pista, mas teve a volta anulada instantes depois, por um milimétrico limite de pista excedido. O tempo tinha deixado apenas quatro carros a menos de um segundo de distância. Com o tempo deletado, a surpreendente McLaren de Oscar Piastri, tomou a ponta, respondendo às promessas de atualização no carro.
A sessão se paralisou por cerca de sete minutos por uma bandeira vermelha causada por um apagão no motor de Valtteri Bottas, que rodou na saída da primeira curva. Logo, a costumeira baixa de tempos na primeira posição, típica desta pista se fez notar: Fernando Alonso, Lando Norris e Carlos Sainz estiveram na ponta, até a chegada de Verstappen, repetindo a marca anteriormente descartada.
Q2: Limites traiçoeiros
Os taurinos seguiam a sofrer com a saída na zebra da última curva. Mesmo anotando o tempo mais rápido em dobradinha, Verstappen e Sergio Pérez tiveram tempos deletados, deixando mais uma vez a McLaren na ponta, desta vez, com Norris. A competitividade mostrada pela Mercedes em etapas anteriores, não aparecia em Spielberg, sobretudo com George Russell sofrendo durante todo o qualificatório para avançar, ficando de fora, em seguida.
O mexicano, pressionado pela queda a essa altura do campeonato em relação à ponta, tratou de deixar a tentativa para o estouro do relógio. Para o azar, mais uma vez o limite, no mesmo trecho, foi burlado, e o vice-campeão do mundo sairá da 15ª posição, com pilotos-surpresa como Alexander Albon e Nico Hulkenberg, largando à frente. "Não acredito", disse o piloto, repetidamente, no rádio.
Q3: Soberania holandesa
Não houve disputa depois da primeira volta anotada por Verstappen, em 1:04.503. Apenas os ferraristas, Charles Leclerc e Carlos Sainz, além de Lando Norris e Lewis Hamilton, ficaram a menos de um segundo na primeira tentativa, nenhuma abaixo dos dois décimos de diferença. Na tentativa final, o bicampeão apenas confirmou a pole, baixando um décimo do tempo.
Com isso, a única ameaça ao ponteiro do certame tende a ser algo diferente organizado pela escuderia italiana, algo que o time de Maranello tem se complicado para acertar, geralmente. Confira o grid de classificação para a corrida principal do Grande Prêmio da Áustria:
1 - Max Verstappen (Red Bull) 1:04.391
2 - Charles Leclerc (Ferrari) 1:04.439
3 - Carlos Sainz (Ferrari) 1:04.581
4 - Lando Norris (McLaren) 1:04.658
5 - Lewis Hamilton (Mercedes) 1:04.819
6 - Lance Stroll (Aston Martin) 1:04.893
7 - Fernando Alonso (Aston Martin) 1:04.911
8 - Nico Hulkenberg (Haas) 1:05.090
9 - Pierre Gasly (Alpine) 1:05.170
10 - Alexander Albon (Williams) 1:05.823
11 - George Russell (Mercedes) 1:05.428
12 - Esteban Ocon (Alpine) 1:05.453
13 - Oscar Piastri (McLaren) 1:05.605
14 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) 1:05.680
15 - Sergio Pérez (Red Bull) 2:06.688
16 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) 1:05.784
17 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) 1:05.818
18 - Logan Sargeant (Williams) 1:05.948
19 - Kevin Magnussen (Haas) 1:05.971
20 - Nyck de Vries (Alpha Tauri) 1:05.974
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais