Quando a Copa do Mundo de 2023 começar, um detalhe nos gramados dos estádios da Austrália e da Nova Zelândia, as sedes do torneio da Fifa, deve chamar a atenção dos torcedores. Pela primeira vez, algumas jogadoras participantes da competição vão estar calçando a primeira chuteira inteiramente projetada para elas. Trata-se da Phantom Luna, peça lançada pela Nike com detalhes pensados para a eficiência do jogo feminino no futebol.
Conforme a grife norte-americana de materiais esportivos, a chuteira foi projetada seguindo as dicas das jogadoras profissionais. A Phantom Luna foca em tração, ajuste e uma sensação de jogo para atender às necessidades específicas das mulheres nos gramados. A empresa destaca, ainda, a participação delas no centro de todas as etapas de produção do calçado. Foram mais de dois anos de pesquisa, ensaios, design e styling.
“A Phantom Luna é um reflexo direto do foco da Nike em ser a maior parceira das mulheres”, destaca Elysia Davis, pesquisadora-chefe do Nike Sport Research Lab (Laboratório de Pesquisa Esportiva da Nike). “Desde a pesquisa até o design, passando pela etapa de testes, as jogadoras estiveram sempre no centro do processo. Com a Phantom Luna, a Nike oferece uma chuteira que foi cuidadosamente desenhada para ela, trazendo um novo padrão circular de travas, assim como ajuste. Ela ajuda as atletas a se moverem com precisão e confiança quando estão em campo”, completa.
A chuteira dedicada às mulheres conta com três tecnologias. A Nike Cyclone 360 tem padrão circular de travas próximas aos dedos, dando a medida exata da tração. A Nike Asym Fit garante uma chuteira mais firme ao redor do tornozelo, atendendo a um pedido das jogadoras durante o processo de ouvidoria para a criação do modelo. A Nike GripKnit promete trazer a melhor conexão entre o calçado e a bola. O revestimento cria uma sensação “viscosa” integrada ao material.
Destaque da Seleção Brasileira Feminina e convocada para a Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia, a atacante Debinha foi uma das estrelas da campanha de lançamento do novo material esportivo da Nike. "A chuteira é a minha arma em campo e essa, em especial, representa uma grande conquista para o futebol”, destaca a jogadora em vídeo divulgado pela fornecedora de material esportivo.
De acordo com apuração do Correio junto à Nike, outras 12 jogadoras da Seleção Brasileira têm contrato ativo com a grife norte-americana e podem usar a Phatom Luna no Mundial. Segundo a empresa, entretanto, elas têm liberdade de escolha entre todas as peças do portfólio da marca. Nomes como a espanhola Alexia Putellas, atual melhor jogadora do mundo, a norte-americana Crystal Dunn, campeã
da Copa do Mundo de 2019, e a francesa Grace Geyoro, adversária da Seleção na primeira fase do torneio, devem desfilar nos gramados australianos e neozelandeses com o modelo.
As brasileiras que devem usar
Bruninha
Rafaelle
Kerolin
Luana
Adriana
Ana Vitória
Ary Borges
Andressa Alves
Bia Zaneratto
Debinha
Tainara (suplente)
Aline Gomes (suplente)
Angelina (suplente)