FUTEBOL AMERICANO

Tubarões do Cerrado estreiam contra o Rondonópolis Hawks, pela BFA

Confronto no Gama,diante dos mato-grossenses, estreante da Conferência Centro-Oeste, abre meta dos candangos de superar a final regional, alcançada em 2022

O Tubarões do Cerrado inicia neste sábado (1º/7) a saga no Brasil Futebol Americano (BFA), no dia de abertura do campeonato. A bola oval sobre a partir das 14h, para o duelo de estreia frente ao Rondonópolis Hawks, do Mato Grosso, realizado no Centro de Treinamentos Ninho do Periquito, no Gama.

Vindo de temporada de final na Conferência Centro-Oeste, onde caiu para o também mato-grossense Sorriso Hornets, o clube da capital federal aposta na mescla entre renovação e experiência na nova temporada. O presidente da instituição, Pedro Braga, não mira pequeno para este ano: “Qualquer coisa inferior a chegar a uma final de Centro-Oeste, vai ser um insucesso. Trabalhamos em cima de buscar o título, a gente sabe que tem condição e atletas para isso, mas sem colocar pressão nos meninos porque alguns vão jogar pela primeira vez, então é uma equipe jovem, mas talentosa”, observa.

Para o executivo, apesar do crescimento na meta, o ritmo de retomada e crescente segue o mesmo, sobretudo no pós-covid. “É mais uma temporada de reconstrução. A gente começou no ano passado, mas tivemos dois anos parados de qualquer atividade, por conta da pandemia, então a gente perdeu jogadores para outras equipes, outros que se aposentaram. Tivemos que fazer isso de forma forçada, mas conseguimos manter algo da base do ano passado, com adições importantes. O que a gente conseguir de evolução, com esse time, vai ser muito importante”, almeja.

“A gente tem adversários difíceis, mas quem quer ser campeão, não pode escolher adversário. A divisão provavelmente terá uma das temporadas mais complicadas, porque todas as equipes estão bem reforçadas: o Sorriso me parece mais forte ainda, é a equipe a ser batida, além do Cuiabá (Arsenal), que sempre chega, é uma equipe antiga do esporte, muito física, e dos novatos, o Rondonópolis e do Porto Velho (Miners), que jogaram o Campeonato Brasileiro, em 2022, e entraram na BFA. Também são fortes, mas não sabemos o que esperar, por não ter contato com eles”, destaca.

Entre as novidades para a disputa, se encontra um nome conhecido na cidade. Vencedor do Cerrado Bowl 2022, final da Taça Cairo Santos, o quarterback titular será o estadunidense Dimitri Vigil, ex-Gama/Leões de Judá. “Estou animado pela oportunidade de jogar pelos Sharks (Tubarões, em inglês). Agradeço a chance de ajudar a liderar o time para uma temporada de sucesso. Temos alguns ótimos jogadores na defesa e no ataque. Deve ser animado ver a gente jogar”, relata.

Como norte-americano, o lançador confirma o crescimento da cultura e do esporte dentro do país. “Sinto que o futebol americano está crescendo a cada ano e a visão de que pode alcançar um status promissor. Acho que veremos mais brasileiros indo aos Estados Unidos para jogar no College (Universitário) e realmente competir nos níveis mais altos. Há um monte de grandes talentos aqui e o crescimento na exposição e nos conteúdos de times e jogadores faz o melhor para o esporte”, diz.

O atleta fala do desejo e da sensação de competir no Brasil e provar a capacidade de evolução da modalidade na pátria sul-americana. “Um dos meus melhores amigos é o Ronelle Stephens Jr (com quem jogou junto no Gama). Jogamos antes na Austrália e ele me deu uma oportunidade de acompanhá-lo em São Paulo. Sempre quis vir ao Brasil e o fato de competir e jogar faz tudo mais perfeito. É uma experiência incrível em aprender sobre a cultura e o povo amável daqui. Recomendo a mais americanos que venham viver isso”, indica.

Os 200 ingressos disponíveis para a partida inicial são vendidos no direct do Instagram, através do Pix, a R$ 25. A partida não conta com transmissão em imagens, podendo ser acompanhada nos perfis do time local, nas redes sociais.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais