Uma das pistas mais curtas do calendário da Fórmula 1 recebe a décima etapa do campeonato, a segunda com formato sprint no ano. O Grande Prêmio da Áustria, no Red Bull Ring, em Spielberg, tem a quinta menor pista na atual temporada, com 4,3 km, atrás de Mônaco, Holanda, México e Brasil. Apesar disso, as poucas curvas fazem o traçado ter o tempo mais curto em média, considerando este top 5, com o normal sendo registrado abaixo de 1:10.
Quem tem domado o relógio e o asfalto nas últimas épocas está sob observação. A equipe da casa, dona do circuito, está sob observação quanto ao domínio na categoria, apesar deste se dar de forma lícita. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tem sinalizado, nos últimos dias, que levaria à risca a promessa de equilibrar a disputa, acabando com a hegemonia taurina.
Até então, a equipe não perdeu nenhuma corrida em 2023, com seis vitórias do líder Max Verstappen e duas de Sergio Pérez. A distância na ponta do Mundial de Construtores já é confortável: 321 pontos contra 167 da segunda colocada, Mercedes. Além disso, Aston Martin e Ferrari são as demais equipes acima da centena de unidades, 154 e 122, respectivamente.
O fim de semana conta com um treino único, a partir das 8h30 desta sexta-feira (30/6), antes da classificação para a corrida principal, iniciando às 12h. O sábado (1º/7) será exclusivo para a sprint, com o qualificatório — nomeado como shootout — às 7h e a prova de 100km às 11h30. A corrida de domingo (2/7), será às 10h. A etapa será transmitida pela Band e pelo BandSports.
O Brasil bem na base
Gabriel Bortoleto é o nome da vez no automobilismo nacional de formação. Já na temporada de estreia, o paulista tem apostado na força das corridas principais para ter folga na ponta da Fórmula 3. Com a sexta de dez etapas disputadas na pista austríaca, também neste fim de semana, o brasileiro tem 92 pontos, duas vitórias e 24 pontos à frente do vice-líder, o espanhol Josep “Pepe” Martí.
Na F2, categoria em que Felipe Drugovich é o atual campeão, Enzo Fittipaldi segue ganhando notoriedade. Dono do sétimo lugar, Enzo Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson, tem dois pódios na temporada, somando 49 pontos, 61 a menos em relação ao líder, o dinamarquês Frederik Vesti. Com quilometragem a correr na Áustria, ainda restam sete datas para o fim.
Cria da capital federal, Pedro Clerot também faz bom trabalho e persegue um novo título regional da Fórmula 4, na categoria espanhola. É o vice-líder em três etapas realizadas, com outras quatro por acontecer, somando 108 pontos contra os 132 do primeiro, o francês Théophile Nael. O certame passa por uma pausa, retornando a ser disputado entre 23 e 24 de setembro, no circuito histórico de Jerez de La Frontera.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
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