Futebol brasileiro

Pia frustra Cristiane: segunda maior artilheira do Brasil está fora da Copa

Técnica sueca mantém decisão de abrir mão de Cristiane e deixa atacante do Santos fora da da Copa do Mundo na Austrália e na Nova Zelândia. Nem apelo de figurões como Gabriel Barbosa ajudou

Não haverá mais finalizações de Cristiane em uma Copa do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira. Segunda maior artilheira da história da Seleção Brasileira com 96 gols atrás apenas da recordista Marta (115), a atacante de 38 anos, a serviço do Santos, não consta na lista de convocadas pela técnica Pia Sundhage para a edição deste ano na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto. "Quero mostrar respeito às 26 jogadoras convocadas. Prefiro falar sobre as que estão na lista", desconversou a treinadora ao ser questionada sobre a ausência de Cris. 

Ao todo, a camisa 11 teve 109 jogos e 55 gols com a camisa verde-amarela. Em Copas, foram 21 apresentações, com 11 gols marcados em 14 vitórias, índices semelhantes às 20 partidas por Olimpíadas, com direito a 14 tentos e 12 triunfos. Apesar da ausência na Copa do Mundo deste ano, a centroavante não tem futuro certo em relação aos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Em 2023, com o Peixe, Cristiane vem de 20 jogos, com 11 gols anotados. Média de 0,55 por partida. Marcou um dos sete tentos nos 7 x 2 agregados contra o Flamengo, pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro, levando o time da Vila Belmiro ao clássico alvinegro nas semifinais contra o Corinthians.

Recentemente, ela foi a craque do duelo contra o São Bernardo, pelo Campeonato Paulista. Marcou dois nos 4 x 0 aplicados no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, na última quinta-feira (22/6), repetindo a marca feita três vezes no Brasileirão diante de Flamengo, Bahia e Real Brasília, sendo esta última, no Estádio Defelê, na capital federal.

O apoio para a última apresentação da jogadora em Copa do Mundo tomou conta das redes sociais. Até mesmo o amigo e companheiro de profissão Gabriel Barbosa, do Flamengo masculino, comentou em tom de obviedade sobre a presença de Cristiane na Copa do Mundo: "Tem que ir, né?", declarou.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais