COPA DO MUNDO

Pia Sundhage convoca a Seleção para a Copa do Mundo; veja a lista

Técnica Pia Sundhage chamou 26 jogadoras para o Mundial da Austrália e da Nova Zelândia, entre 20 julho e 20 de agosto. Treinadora sueca ainda vai cortar três nomes antes do início do torneio

O Projeto Copa do Mundo da Seleção Brasileira começou a ser colocado em prática, de vez, nesta terça-feira (27/6). O torneio acontece somente entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia, mas o pontapé inicial foi dado com o anúncio das 23 convocadas — mais três suplentes em caso de lesão — para caça ao inédito título mundial.

Assim como na convocação do técnico Vadão para a edição da França, há quatro anos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organizou um evento para a divulgação da lista mais importante do ciclo de 1.398 dias de Pia Sundhage no cargo. Houve surpresas, como o retorno da goleira Bárbara, do Flamengo. 

Maior detentor de troféus do Campeonato Brasileiro Feminino, o Corinthians também é um dos clubes que mais cedeu atletas à Seleção. A goleira Lelê, a lateral-esquerda Tamires e as meias Luana e Duda Sampaio eram nomes que quase certos na lista. O Palmeiras também emplacou jogadora, como a atacante Bia Zaneratto. O Santos será representado pela goleira Camila.

O Distrito Federal também não ficou de fora do chamado mais nobre dos três anos e meio de preparação da treinadora sueca. A atacante Nycole Raysla está entre os nomes que representarão a capital do país no badalado torneio da Fifa. A zagueira Tainara, do Bayern de Munique, está na lista de suplentes. 

"Gostaria de aproveitar a oportunidade de agradecer a todas as jogadoras. Testamos 90 jogadoras e sou muito animada, pois quase metade do time nunca foi para a Copa do Mundo. Temos muitos sonhos entre as mais novas, e as mais experientes ajudam a equipe. Isso é muito especial. Depois de quatro anos, é o momento perfeito para a Copa do Mundo", analisou Pia na coletiva pós-convocação. 

Antes da convocação, Pia Sundhage promoveu uma semana de treinos na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Todas atuam fora do futebol brasileiro e optaram pelas atividades para se manterem no nível físico ideal, em caso de possível chamado para a disputa do Mundial.

A jornada da Seleção Brasileira na Oceania começa em 24 de julho, às 8h, contra Panamá. Cinco dias depois, mede forças com a França, às 7h. O desfecho da fase de grupos será contra a Jamaica, em 2 de agosto, também às 7h. Antes do embarque, a delegação faz escala em Brasília para o amistoso contra o Chile, no próximo domingo (2/7), às 10h30, no Estádio Mané Garrincha. 

Após o jogo em Brasília, a equipe tupiniquim dorme na cidade e embarca para a Austrália na madrugada da segunda-feira (3/7). As convocadas vão direto a Gold Coast, no litoral oeste australiano, onde continuará o processo de preparação para o torneio. Depois, o time se transfere para Brisbane, cidade escolhida como base tupiniquim durante toda a competição.

Veja a lista completa

Goleiras
Letícia (Corinthians)
Bárbara (Flamengo)
Camila (Santos)

Laterais
Antonia (Levante-ESP)
Tamires (Corinthians)
Bruninha (Gotham-EUA)

Zagueiras
Mônica (Madrid CFF)
Kathellen (Real Madrid)
Rafaelle (Arsenal)
Lauren (Madrid CFF)

Meio-campistas
Duda Sampaio (Corinthians)
Adriana (Orlando Pride)
Ary Borges (Racing Louisville)
Ana Vitória (Benfica)
Kerolin (North Carolina Courage)
Luana (Corinthians) 

Atacantes
Debinha (Kansas City Current)
Nycole (Benfica)
Andressa Alves (Roma)
Gabi Nunes (Madrid CFF)
Bia Zaneratto (Palmeiras)
Marta (Orlando Pride)
Geyse (Barcelona)

Suplentes
Tainara (Bayern de Munique)
Aline Gomes (Ferroviária)
Angelina (OL Reign)