Futebol

Guia da rodada 12 do Brasileirão: jogos, escalações e onde assitir

Na segunda rodada pós-Data Fifa, jornada terá como destaques confrontos na parte de cima da tabela. Duelo entre o l[ider Botafogo e o vice, Palmeiras, é a atração do fim de semana, no Allianz Parque

Após uma conturbada rodada #11, marcada pelo forte episódio de violência vivido na Vila Belmiro, que encerrou precocemente o confronto entre Santos e Corinthians, o Brasileirão está de volta para a rodada de número 12.

Com início marcado para o sábado (24/6), através do confronto entre Athletico-PR e Corinthians, e o encerramento datado para a segunda-feira (26/6), com o duelo entre Cuiabá e Vasco, as equipes voltam à campo para a segunda jornada pós-recesso, e, dessa vez, com os atletas que estiveram a serviço das respectivas seleções durante a Data Fifa, ausentes na rodada anterior.

O grande destaque da nova bateria de jogos será a disputa entre os dois primeiros colocados e melhores equipes do campeonato. No Allianz Parque, Palmeiras e Botafogo se enfrentarão em mais um duelo entre técnicos portugueses e colocarão à prova o título de principal equipe nacional do momento. Uma vitória do Palmeiras, além disso, colocaria fogo na disputa pelo título novamente, com a liderança alvinegra estacionada em 5 pontos de diferença. Um triunfo do Botafogo, por outro lado, poderá adicionar ainda mais argumentos às falas daqueles que defendem o título do clube carioca.

Outro confronto que promete emoção e movimentação para a parte de cima da tabela será o duelo entre Fortaleza e Atlético-MG. Apesar de separados por cinco posições, ambas as equipes fazem parte de um ‘bolo’ na parte de cima da tabela. A distância entre o décimo colocado e o quarto é de apenas dois pontos, ou seja, uma combinação de resultados somada ao clímax da partida poderá gerar grande movimentação no pelotão de cima do campeonato.


Athletico-PR x Corinthians

Após trocas na estrutura técnica da equipe, o Furacão voltou da pausa bem na parte ofensiva, mas instável defensivamente. Diante do São Paulo, sofreu a virada e voltará para casa em busca de equilíbrio para vencer o alvinegro paulista. Apesar da queda, no entanto, continua na parte de cima da tabela, diferente do Corinthians. A equipe paulistana ocupa a 15ª posição no campeonato e vive momento ruim. Porém, mostrou bom ter aproveitado o recesso e voltou a ativa com importante vitória contra o Santos. Virada de chave no horizonte?

Data: Sábado, às 16h

Local: Arena da Baixada

Transmissão: TNT e HBO Max

Escalações Prováveis:

Athletico-PR:

Bento, Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Alex Santana, Hugo Moura e Vitor Bueno; Cuello, Christian e Vitor Roque. Técnico: Wesley Carvalho

Corinthians:

Cássio, Bruno Mendez, Gil, Caetano(Murillo) e Bidu; Roni(Fausto), Maycon, Guilherme Biro, Ruan Oliveira, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Fluminense x Bahia

Com apenas uma vitória nas últimas nove partidas, o tricolor carioca teve um mês complicado. Além de protestos contra o técnico Fernando Diniz nas Laranjeiras, o Fluminense soma duas derrotas e dois empates nas últimas cinco rodadas de campeonato. Após o empate contra o Galo, buscará a recuperação na tabela diante do Bahia. Antes vice- líder, agora ocupa a 5ª colocação. O Bahia, por outro lado, vive momento positivo. Após ter tido um começo ruim no Brasileirão, se recuperou e ocupa a 14ª posição. Além disso, não sabe o que é perder há três rodadas.

Data: Sábado, às 18h30

Local: Maracanã

Transmissão: Premiere

Escalações Prováveis:

Fluminense:
Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz (Felipe Melo) e Felipe Andrade (Pirani); Martinelli (Thiago Santos), Lima e Ganso; Keno, German Cano e Jhon Arias. Técnico: Fernando Diniz

Bahia:
Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo e Jhoanner Chávez (Ryan); Acevedo e Rezende; Kayky (Daniel), Cauly e Thaciano; Vinicius Mingotti (Everaldo). Técnico: Renato Paiva

 

Fortaleza x Atlético-MG

Na oitava colocação, o Leão do Ceará voltou do recesso sorrindo. Após viver momento ruim, com uma vitória nas sete rodadas anteriores, a jornada da volta da Data Fifa trouxe uma vitória importante diante do Cruzeiro, além de fôlego na tabela. Em 8º lugar, poderá conquistar posições a depender de combinações de resultados. O Atlético de Minas, por outro lado, apesar de dois empates seguidos nas últimas rodadas, vivia bom momento com Coudet, além da melhora na Libertadores. Agora, com Felipão sob o comando, o Galo partirá em busca do G-3. Ao lado do Palmeiras, tem a segunda melhor defesa da competição até aqui.

Data: Sábado, às 18h30

Local: Arena Castelão

Transmissão: Premiere

Escalações Prováveis:

Fortaleza:

João Ricardo; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; José Welison, Caio Alexandre, Pochettino, Yago Pikachu e Guilherme (Lucero); Thiago Galhardo. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Atlético-MG:

Everson; Mariano, Bruno Fuchs, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia, Zaracho e Hyoran; Pavón, Hulk e Paulinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari


Cruzeiro x São Paulo

Ao contrário do que vivia no início de campeonato, o momento atual do Cruzeiro não é bom. Além de não viver uma vitória há cinco rodadas, o Cabuloso perdeu posições na tabela e caiu para a metade de baixo, na 12ª posição. Para vencer o São Paulo, precisará recuperar, adicionalmente, a forma em casa. Como mandante, possui quatro derrotas em seis jogos. O São Paulo, por outro lado, apesar de não estar no G-6, tem mostrado bom futebol e só foi derrotado na competição diante dos três primeiros colocados (Botafogo, Palmeiras e Grêmio). Além disso, possui o quarto melhor ataque da competição, junto de Grêmio e Fluminense, com 17 gols. Para a partida, possui retrospecto melhor em relação ao adversário mineiro.

Data: Sábado, às 21h

Local: Arena Independência

Transmissão: Premiere

Escalações Prováveis:

Cruzeiro:

Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castan, Marlon; Felipe Machado, Neto Moura, Mateus Vital; Wesley, Gilberto e Bruno Rodrigues. Técnico: Pepa.

São Paulo:

Rafael; Rafinha, Alan Franco, Beraldo, Caio Paulista; Luan, Gabriel Neves; Wellington Rato, Luciano e Rodrigo Nestor; Calleri. Técnico: Dorival Jr.

Grêmio x Coritiba

Após uma volta da Data Fifa um tanto turbulenta, devido aos rumores de que Luis Suárez estaria se aposentando em decorrência de uma lesão recorrente no joelho, o Grêmio, enfim, respirou. Com uma vitória expressiva sobre o América-MG - com de Suárez, inclusive - o imortal dará sequência ao campeonato com uma posição favorável na tabela. Apesar de ser seguido de perto pelas quatro equipes seguintes na colocação geral, o time porto-alegrense poderá se manter no G-3 se vencer o próximo compromisso e até mesmo garantir a segunda colocação em caso de derrota do Palmeiras. O Coxa, por outro lado, é dono da última colocação da competição. Com zero vitórias em 11 partidas, o Coritiba, além da segunda pior defesa, possui o pior ataque entre os 20 times da primeira divisão, e, até o momento, segue um roteiro de rebaixamento. Uma vitória do clube paranaense seria uma surpresa.

Data: Domingo, às 16h

Local: Arena do Grêmio

Transmissão: Premiere

Escalações Prováveis:

Grêmio:

Gabriel Grando; Bruno Uvini, Kannemann e Bruno Alves; João Pedro, Villasanti, Carballo, Bitello e Reinaldo; Cristaldo (Cuiabano) e Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Coritiba:


Gabriel; Jean Pedroso, Kuscevic e Thiago Dombroski; Natanael, Bruno Gomes, Andrey, Marcelino Moreno e Jamerson; Alef Manga e Zé Roberto. Técnico: Antonio Carlos Zago.


Palmeiras x Botafogo

O grande confronto da rodada. Com a derrota do Palmeiras diante do Bahia, e a vitória do Botafogo para cima do Cuiabá, o Glorioso não poderá mais ser alcançado pelo Palestra na ponta da tabela, agora cinco pontos à frente. Da mesma forma, o confronto promete ser um divisor de águas. Uma vitória do Botafogo esticaria a liderança da equipe carioca e poderá ser fundamental na corrida de um eventual título. Uma vitória do Palmeiras, por outro lado, diminuiria a distância entre as equipes mais uma vez, e esquentaria a disputa pela liderança. Além disso, os clubes são, ambos, donos dos melhores ataques e defesas da liga.

Data: Domingo, às 16h

Local: Allianz Parque

Transmissão: Globo, Premiere

Escalações Prováveis:

Palmeiras:
Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez, Piquerez; Zé Rafael, Richard Rios; Artur, Raphael Veiga, Dudu; Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Botafogo:
Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Cuesta, Hugo; Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marlon Freitas; Júnior Santos, Tiquinho Soares, Victor Sá. Técnico: Luís Castro.


América-MG x Internacional

O América-MG é outro que continua em busca de se reencontrar. Mal na tabela, o Coelho ocupa a antepenúltima posição, com apenas oito pontos. Dono da pior defesa até aqui - com 25 gols sofridos - a equipe de Minas terá pela frente um desafio. O Inter, na 8ª colocação, além de possuir bom retrospecto em casa - uma derrota em cinco jogos - está invicto há sete partidas, ou seja, ótimo momento da equipe de Mano Menezes.

Data: Domingo, às 18h30

Local: Arena Independência

Transmissão: Premiere

Escalações Prováveis:

América-MG:
Cavichioli; Marcinho, Wanderson, Iago Maidana e Danilo Avelar; Lucas Kal, Juninho, Breno e Martínez (Benítez); Aloísio e Everaldo. Técnico: Vagner Mancini

Inter:
John; Bustos, Moledo, Nico Hernández e Renê (Thauan Lara); Rômulo e Campanharo; Johnny (Jean Dias), Alan Patrick e Pedro Henrique (Wanderson); Luiz Adriano. Técnico: Mano Menezes.

 

RB Bragantino x Goiás

Embalado após a grande goleada sobre o Flamengo, o Braga aparece como favorito para o confronto. Na 9ª colocação, o Massa Bruta possui três vitórias nos últimos cinco jogos e possui o terceiro melhor ataque da competição. O Goiás, por outro lado, apesar da volta positiva do recesso trazida após a vitória diante do Vasco, ainda se encontra em situação negativa. Na primeira posição da zona da degola, viverá um duelo de ataque contra defesa por ser o quarto time mais vazado até aqui. Além disso, em seis jogos como visitante, venceu apenas um.

Data: Domingo, às 18h30

Local: Estádio Nabi Abi Chedid

Transmissão: Premiere

Escalações Prováveis:

RB Bragantino:
Cleiton; Aderlan, Eduardo Santos, Luan Patrick e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Lucas Evangelista e Eric Ramires; Henry Mosquera, Vitinho e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.


Goiás:
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Sander; Willian Oliveira, Zé Ricardo e Julán Palacios; Morelli, Alesson e Matheus Peixoto. Técnico: Armando Evangelista.


Santos x Flamengo

O confronto na Vila Belmiro será marcado pela volta do alvinegro praiano à casa após a forte confusão envolvendo os torcedores na última rodada, diante do Corinthians. Punido com 30 dias sem a presença de torcedores em quaisquer partidas da equipe, o Santos poderá ir a jogo fragilizado, principalmente por conta da força do adversário. Apesar de ter sido goleado no último compromisso, o Flamengo ocupa a quarta colocação na tabela e vive bom momento. Nos últimos cinco jogos, perdeu apenas um, e é dono do segundo melhor ataque da competição.

Data: Domingo, às 18h30

Local: Vila Belmiro

Transmissão: Premiere

Escalações Prováveis:

Santos:
João Paulo; Gabriel Inocêncio, Joaquim, Messias e João Lucas; Dodi, Rodrigo Fernández, Lucas Lima, Soteldo e Mendoza; Marcos Leonardo. Técnico: Falcão (interino).

Flamengo:
Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Everton; Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.


Vasco x Cuiabá

O Cruz-maltino vive momento para lá de conturbado. Além das confusões nos arredores de São Januário, após a derrota para o Goiás, na última rodada, o Vasco é mais um que traça uma trajetória de equipe rebaixada. De 33 pontos possíveis, a equipe somou apenas seis, além de ter perdido em todas as últimas cinco rodadas. O Cuiabá, apesar de também não estar bem colocado (ocupa a 17ª posição), vive uma mistura de resultados. Nas últimas cinco partidas, tem dois empates e duas vitórias. Como visitante, além disso, não possui retrospecto ruim: em seis jogos, são duas derrotas.

Data: Segunda-feira, às 21h

Local: São Januário

Transmissão: SporTV e Premiere

Escalações Prováveis:


Vasco:
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Miranda, Léo e Lucas Piton; Matheus Carvalho, Zé Gabriel e Marlon Gomes; Rayan, Pedro Raul e Alex Teixeira. Técnico: William Batista (interino).

 Cuiabá:
Walter; Patric, Marllon, Empereur e Rikelme; Raniele; Jonathan Cafú, Fernando Sobral, Denilson e Wellington Silva; Pitta. Técnico: António Oliveira.

 

Saiba Mais

 *Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima