Para anunciar as 23 atletas convocadas para a próxima Copa do Mundo de Futebol feminino - marcada para o dia 20 de julho, na Austrália e na Nova Zelândia - a Seleção feminina dos Estados Unidos utilizou de uma forma um tanto diferente. Por meio de um vídeo publicado nas redes sociais da equipe nesta quarta-feira (21/6), diversas personalidades se dividiram para anunciar as escolhidas do técnico Vlatko Andonovski.
Na abertura da convocação, o presidente Joe Biden e a primeira dama Jill Biden introduzem a ‘cerimônia’, antes das aparições de outros famosos. Nomes como o rapper Lil Wayne, o ex-jogador de basquete Shaquille O'Neal, a cantora Taylor Swift, o ator John Cena, a atriz Blake Lively, os ex-jogadores dos EUA Mia Hamm, pelo feminio, e Tim Howard, pelo masculino, além do atual goleiro da equipe dos homens, Matt Turner.
Colocado no grupo E da competição, a equipe que tentará o pentacampeonato mundial estreará na competição no dia 21 de julho, diante do Vietnã. Em seguida, enfrentará Holanda e Portugal para fechar a fase de grupos.
O treinador macedônio-americano, porém, terá desfalques importantes para a competição. Capitã e um dos principais nomes da equipe, a zagueira Becky Sauerbrunn, de 34 anos, sofreu uma lesão no pé, e não conseguirá se recuperar. Além dela, a brasileira naturalizada americana Catarina Macario também não terá condições de se juntar à delegação, assim como a meia Sam Mewis e a atacante Mallory Swanson.
No entanto, isso não impediu o comandante de montar um esquadrão competitivo para o torneio. Com exceção da meio-campista Lindsey Horan, do Lyon, da França, todas as outras 22 atletas atuam em clubes da National Women's Soccer League (NWSL), o campeonato feminino dos EUA.
Destas, nove estiveram na campanha tricampeã mundial, em 2019. Agora, a seleção americana, a primeira pentacampeã mundial entre as equipes femininas, partirá em busca de mais um recorde: o tricampeonato seguido. Já bicampeãs consecutivas, nenhuma outra seleção jamais chegou ao feito. As alemãs, com os títulos de 2003 e 2007, porém, são as outras autoras de uma defesa de título de sucesso.
Confira a lista:
- Goleiras: Alyssa Naeher, Casey Murphy e Aubrey Kingsbury.
- Defensoras: Alana Cook, Naomi Girma, Emily Sonnet, Kelley O'Hara, Emily Fox, Crystall Dunn e Sofia Huerta.
- Meio-campistas: Rose Lavelle, Lindsey Horan, Andy Sullivan, Julie Ertz, Kristie Mewis, Ashley Sanchez e Savannah DeMelo.
- Atacantes: Sophia Smith, Alex Morgan, Megan Rapinoe, Lynn Williams, Trinity Rodman e Alyssa Thompson.
Saiba Mais
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima