YOGA

Dia internacional da Ioga: conheça os múltiplos benefícios da prática

O Dia Internacional do Yoga tem como objetivo aumentar a conscientização sobre os muitos benefícios da prática

Há centenas de anos, pessoas recorrem à prática da ioga para se sentirem mais flexíveis, liberar o estresse e rejuvenescer sua saúde física e mental. Por isso, nesta quarta-feira (21/6), que é considerado o Dia Internacional da Ioga, pode ser o dia que você vai adquirir um novo hábito saudável! 

A data foi escolhida pois 21 de junho é o dia mais longo no Hemisfério Norte, também conhecido como solstício de verão. A data é ligada ao próprio significado de verão e da ligação com o chacra plexo solar, localizado na cavidade abdominal, e que representa o centro de força e de vitalidade. (No Brasil, hoje acontece o solstício de inverno, com o dia mais curto do ano) 

O Correio conversou com algumas instrutoras de ioga para tirar dúvidas sobre a prática. Karla Pellicano é professora de ioga e condutora de meditação, ela explica que os benefícios vão além do corpo. “O corpo é uma ferramenta que, com o uso dos asanas (posturas psicofísicas), pranayamas (técnicas respiratórias), mudras (gestos que canalizam a energia), mantras (sons que vibram uma frequência), dentre outras técnicas, conduzem à percepção das emoções represadas, sensações e ao reconhecimento de si mesmo.”

“A prática de ioga é um caminhar de volta a si mesmo, para uma reconexão com a própria essência. Além de todos os benefícios de alongamento, flexibilidade, equilíbrio, diminuição da ansiedade e permanência nas vivências passadas. A ioga tem o poder de resgatar o sentir,” explica Pellicano.

Anita Karatkevich é bielorrussa e mora em Brasília há quatro anos. Ela é instrutora de hatha yoga e entende que um dos maiores benefícios é a prática de asanas, um sistema para ensinar habilidades sensório-motoras também desenvolvendo, entre outras coisas, as habilidades básicas de auto-regulação psicofisiológica. “A prática do ioga forma as habilidades de controle consciente da atenção, emoções e estado fisiológico, vontade, pensamento, comportamento,” explica.

Já a professora Patrícia Andrade conheceu a ioga em 2006 e, sem expectativas, apaixonou-se pela prática. “Qualquer pessoa pode praticar ioga, desde que sob a orientação de um professor qualificado. Cada um deve praticar no seu ritmo, respeitando seus limites e seu corpo e fazendo as adaptações necessárias,” defende. “Com a prática regular, percebemos, no nosso dia a dia, que ficamos mais focados, concentrados e com mais energia para realizar as tarefas cotidianas. Outro benefício é a atenção plena, que vamos adquirindo ao longo dos anos de prática.”

Os profissionais afirmam que pessoas de qualquer idade podem começar a prática, com auxílio de um profissional. A ioga tem várias linhas, as mais tradicionais são: Ashtanga, Iyengar, Yoga Integrativa, Tantra Yoga, Hatha Yoga Clássico, Vinyasa Flow, Bhakti Yoga, Kundalini Yoga, Jnana Yoga, Raja Yoga e outros.

Saiba Mais