O Brasil perdeu para Senegal por 4 x 2 no estádio José Alvalade, em Lisboa. Sede da Euro-2024, a Alemanha pagou mico contra a Colômbia, em Gelsenkirchen, por 2 x 0. Teve até gritos irônicos de "olé". Ausente nas últimas duas edições da Copa, a atual campeã do Velho Continente Itália sonhava com a conquista inédita da Nations League nesta Data Fifa como redenção depois da eliminação contra a Macedônia do Norte na repescagem das Eliminatórias para o Mundial do Catar. Campeões de 13 das 22 edições do principal torneio da Fifa, as três iniciam o ciclo para 2026 em profunda depressão.
Terceiro no ranking da Fifa, o Brasil perderá posições na próxima lista depois da derrota, de virada, para o atual campeão da Copa Africana, Senegal, por 4 x 2. Sadio Mané foi o carrasco verde-amarelo. Fez dois gols contra uma Seleção sem técnico. À espera de Carlo Ancelotti, o time do interino Ramon Menezes acumula duas derrotas e uma vitória pós-Era Tite. Fez sete gols e sofreu sete. Sem Neymar, Vinicius Junior assumiu a camisa 10. Balançou a rede contra Guiné e deu assistência para o gol de Paquetá, em Portugal. Entretanto, ele não resolve sozinho.
Saiba Mais
Acertado verbalmente com Carlo Ancelotti, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, retorna da Terra de Camões pressionado por uma cruzada pela descoberta de um técnico tampão minimamente capaz de ser o elo entre as ideias de Carlos Ancelotti e a Seleção Brasileira.
O único treinador tetracampeão da Champions League e vencedor da cinco principais ligas nacionais da Europa (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano) está cheio de boa vontade para assumir a Seleção, porém, iniciará a temporada no Real Madrid antes de assumir o Brasil na Copa América de 2024.
A certeza da CBF quanto à chegada de Carlo Ancelotti contrasta com a dúvida da Federação Alemã sobre a sequência de Hansi Flick no cargo. Posicionada em 14º lugar no ranking da Fifa, a seleção germânica vem de duas quedas consecutivas na fase de grupos da Copa do Mundo. Ficou fora do Final Four da Nations League. Na terça-feira (20/6), perdeu para a Colômbia, por 2 x 0, gols de Cuadrado e Luis Dias. São quatro partidas consecutivas sem vencer. Derrotas para a Colômbia, a Polônia e a Bélgica, e empate com a Ucrânia. Perplexos, os torcedores gritaram "olé".
Oitava colocada no ranking da Fifa, a Itália não consegue surfar na onda do título da Euro-2020. Humilhada pela Suécia e pela Macedônia do Norte na repescagem para as últimas duas edições da Copa, a Squadra Azzurra tombou contra a Espanha nas semifinais da Nations League e derrotou a Holanda na disputa do terceiro lugar.
Alemanha, Brasil e Itália sofrem porque se desconectaram da realidade. Adversários como Senegal e Colômbia agregaram conhecimento com a ida de jogadores para grandes clubes europeus. Esse fenômeno se espalha pelo planeta bola e deixa a falsa (ou verdadeira) impressão de que não há mais bobo no futebol.