BRASILEIRÃO

Anotou tudo? Põe em prática! Clubes retomam ano após Data Fifa

Após 10 dias parados devido aos jogos de seleções na Data Fifa, clubes nacionais retomam a temporada hoje. Veja como cada time da elite aproveitou os dias livres para treinamentos e, também, movimentações no mercado da bola

Abominada por torcedores, mas amada por treinadores dos clubes nacionais, a Data Fifa de junho, enfim, acabou. Se para a Seleção Brasileira o período não foi tão proveitoso (leia mais na página 23), os times da Série A do Campeonato Brasileiro utilizaram as preciosas e tão desejadas horas livres sem partidas e viagens para ajustar os ponteiros para a sequência da temporada 2023.

Houve de tudo um pouco no período. Todos os clubes, naturalmente, dividiram as diárias sem compromissos oficiais entre merecidas folgas e trabalhos intensos nos centros de treinamento. Assim como mostrou o Correio na edição de 12 de junho, o primeiro dos 10 dias livres, cada time nacional tinha algum ponto para melhorar internamente. Hoje, é a hora de analisar se tudo correu conforme o planejado.

Praticamente todos os integrantes da Série A do Brasileirão ganharam reforços internos e recuperaram jogadores lesionados para a sequência do ano. O líder Botafogo, por exemplo, adiantou o processo de recuperação de três jogadores do elenco do técnico Luís Castro. O Palmeiras é outro com boas notícias no quesito, assim como Internacional, Bahia e Fluminense.

O tricolor carioca, porém, também aparece na lista de equipes desfalcadas. Com treinos fortes, alguns jogadores, como Felipe Melo, sentiram problemas e devem ficar fora algumas rodadas. Corinthians e Bragantino não tiveram êxito na empreitada de recondicionar atletas e voltam a campo com departamento médico lotado. O Flamengo é outro sem o elenco completo.

O maior baque, porém, foi do Grêmio. Ontem, o jornal gaúcho GZH revelou o interesse de Luís Suárez de encerrar a carreira. O atacante uruguaio de 36 anos foi contratado como grande reforço do ano, mas convive com dores no joelho direto e cogita pendurar as chuteiras. Entretanto, ainda não há definição completa sobre quando isso vai ocorrer.

Na Data Fifa, os clubes brasileiros também correram ao mercado da bola. O Internacional oficializou Enner Valencia e times como Vasco, Coritiba, Fortaleza e Cruzeiro intensificaram os contatos por reforços. Nem mesmo os técnicos escaparam. O Athletico-PR ficou sem comando após optar pela demissão de Paulo Turra com a saída de Luis Felipe Scolari. Felipão foi para o Atlético-MG, mas não teve tempo de aproveitar a pausa e não realizou nenhum treino no Galo, ao contrário do português Armando Evangelista, que viveu uma imersão para tentar tirar o Goiás do Z-4.

Os times em crise, entretanto, conviveram com mais pressão. A torcida do Santos "aproveitou" a presença constante em casa para fazer um protesto pesado contra o desempenho ruim no ano. O Vasco é outro gigante a conviver com tal instabilidade.

Passado o período dedicado às seleções, cada clube aproveitou a parada da Data Fifa de um jeito próprio. Todos, porém, tomaram nota do que precisavam para evoluir e, agora, pretendem colocar em prática nos gramados da Série A do Brasileirão.

Saiba o que o seu time fez na Data Fifa para voltar melhor

1º Botafogo
O líder, segundo o técnico Luís Castro, utilizou quatro dias para tirar férias. Descansados, os atletas trabalharam forte para não deixar a peteca cair. Gabriel Pires, Danilo Barbosa e Segovia estão na reta final de recuperação. Mas nem tudo foi positivo. Além da improvável volta do lateral Marçal, Luís Castro e Eduardo são especulados na Arábia Saudita. Ou seja, a pausa não foi tão tranquila.

2º Palmeiras
Ainda sem perder no Brasileirão, o alviverde reuniu forças para uma sequência pesada. Serão oito jogos importantes em 25 dias nos pontos corridos, na Copa do Brasil e na Libertadores. Os convocados Weverton, Raphael Veiga, Rony e Piquerez terão descanso antes de serem reintegrados. Fora desde maio, Murilo foi reintegrado.

3º Flamengo
Jorge Sampaoli sonhou com os dias livres para tentar ajustar de vez o futebol do Flamengo. Porém, não conseguiu fazer tudo. Pedro e Ayrton Lucas estavam na Seleção, enquanto Gabi e Matheus França, em transição de lesões, pouco foram a campo. Com o restante do elenco, o argentino fez atividades intensas para corrigir os problemas identificados nos últimos dois meses.

4º Atlético
Na pausa, o Atlético se desfez do técnico Eduardo Coudet e oficializou Luiz Felipe Scolari. O novo comandante, porém, não teve tempo para treinar, terá de trocar o pneu atleticano com o carro andando e talvez não fique no banco amanhã. Allan não deve mais ser vendido ao Flamengo. Lesionados, Kardec e Pedrinho estão próximos da volta.

5º Fluminense
O tricolor vinha de queda de desempenho e recalculou a rota. Porém, os problemas não param de chegar às Laranjeiras. Manoel foi suspenso preventivamente por doping e Felipe Melo sentiu desconforto em treino. A boa notícias são as evoluções de Nino e Marcelo, mas Fernando Diniz ainda vai quebrar a cabeça para montar o time.

6º Grêmio
Tudo seguia bem na parada do tricolor gaúcho com as evoluções no sentido de retorno de Pedro Geromel, Villasanti e Ferreirinha. Desde ontem, entretanto, algumas coisas desandaram no clube. Luiz Suárez surpreendeu e cogitou se aposentar por dores constantes no joelho direito. Adriel e Galdino se lesionaram em treinos e são novos problemas.

7º Athletico
Durante a Data Fifa, o Athletico enfrentou um verdadeiro Furacão interno: perdeu Luiz Felipe Scolari, para o AtléticoMG, e, sem o dirigente optou pela demissão do técnico Paulo Turra. O time recomeça o torneio sem um nome definido para a função, próximo, também, ao mata-mata da Copa do Brasil contra o Flamengo.

8º São Paulo
O descanso tricolor teve sonhos e pesadelos. Em evolução com Dorival, o time treinou bastante no CT da Barra Funda. Pato está regularizado, mas ainda não deve jogar. Por outro lado, o São Paulo acumulou mais um mês de direitos de imagem dos jogadores atrasados. A diretoria corre para quitar os débitos e não tumultuar um ambiente pacífico.

9º Cruzeiro
Assim como os outros times, a Raposa aproveitou os dias livres para treinar. Entretanto, a pausa foi muito mais movimentada nos bastidores. O clube acertou com Helibelton Palacios e negocia com o zagueiro Rodrigo Caio e Robert Rojas. Marlon, porém, foi sondado por time russo, enquanto Nikão, sem espaço, deve sair da equipe do técnico Pepa.

10º Internacional
Ainda pressionado, o técnico Mano Menezes teve dias livres para recondicionar o time, evitando oscilação nos jogos, e organizar os setores defensivo e ofensivo. A notícia mais empolgando, porém, foi a confirmação do acerto com o atacante Valencia. Ainda sem Gabriel e Maurício, o colorado tem Mercado de volta.

11º Fortaleza
Equipe mais rodada do Brasileirão em termos de viagem, o Fortaleza necessitava de dias em casa. Juan Pablo Vojvoda aproveitou, além do descanso, para treinar o time. O Leão ainda reforçou o elenco. Ex-Flamengo, Marinho chega para suprir a saída de Moises na retomada da rotina intensa de deslocamento no torneio nacional e na Sul-Americana.

12º Bragantino
A pausa de 10 dias em Bragança foi um tanto discreta. A equipe terá poucas mudanças para o retorno de campeonato diante do Flamengo, amanhã. Além da volta de Matheus Fernandes após suspensão, os lesionados não retornam. A lista é grande: Helinho, Bruninho, Léo Ortiz, Luan Cândido, Lucas Cunha, Natan, Raul, Talisson e Nacho Laquintana permanecem no departamento médico.

13º Santos
Tensão foi a palavra-chave dos dias sem jogos no Santos. Enquanto se recuperava de eliminações e focava em retomar o bom futebol, o time conviveu com fortes protestos da torcida na porta do CT, com direito a conversa com atletas e desafio para um “amistoso”. Em campo, Odair Hellmann focou na parte técnica para tentar subir na classificação e reencontrar os dias de paz na Vila Belmiro.

14º Cuiabá
Tempo nunca foi um problema tão grave no Cuiabá. Um dos poucos times com apenas o Brasileirão no calendário, o Dourado costuma ter semanas livres. Ainda sem ganhar em casa,o time trabalho até no fim de semana. Mas sob o comando do auxiliar Bruno Larazoni. O técnico António Oliveira foi a Portugal concluir curso da Uefa e é desfalque contra o Botafogo, amanhã.

15º Bahia
O Bahia aproveitou a Data Fifa para descansar e recuperar lesionados. O time teve três dias de folga e uma sequência de treinamentos físicos, técnicos e táticos intensa. A boa notícia foi a volta do zagueiro Marcos Vitor, lesionado há dois meses, com problema no joelho. Além dele, o lateral esquerdo equatoriano Chávez também deve retornar.

16º Corinthians
Vanderlei Luxemburgo, enfim, pôde imprimir as próprias digitais no Corinthians. Após início atribulado, o técnico organizou até jogo-treino e ganhou da Portuguesa. No teste, chegou a ensaiar quatro mudanças. Os desfalques, entretanto, são muitos. Renato Augusto, Murillo e Bruno Méndez não jogam amanhã.

17º Goiás
A troca de técnico no Goiás foi mais “pensada”. O português Armando Evangelista teve toda a semana livre para conhecer o elenco esmeraldino e iniciar o novo trabalho. Ele pretende diminuir o número de jogadores da equipe, atualmente em 34, e demonstrou bastante interesse ao observar a base.

18º América
O Coelho foi, definitivamente, grato pela pausa. Vagner Mancini usou o período para descansar os jogadores, realizar treinamentos mais completos e recuperar lesionados. Éder, zagueiro e um dos principais nomes da equipe, está recuperado e voltará diante do Grêmio.

19º Vasco
Atolado no Z-4, o Cruzmaltino está em reformulação. Enquanto Maurício Barbieri ensinou a tradição vascaína ao levar o elenco para conhecer a sala de troféus em meio aos treinos, a diretoria se movimenta no mercado. Há interesse em nomes como Maicon, Lyanco, Fernando, Lanzini e Cuellar. Serginho é o mais próximo de chegar na Colina.

20º Coritiba
Lanterna no Brasileirão, o Coxa se movimentou em campo e fora dele para mudar de situação na temporada. Os treinos fortes, porém, foram acompanhados de empreitadas frustradas por reforços. O clube tentou, mas recuou por Anderson Jesus, Héctor Fertóli e viu Nikão, do Cruzeiro, recusar investida pela identificação com o Athletico-PR.

Saiba Mais