O título da National Basketball Association (NBA) conquistado pelo Denver Nuggets na última segunda-feira (12/6) deixa um vazio nos fãs de basquete até o retorno da próxima temporada. Entretanto, o calendário do basquete para este ano tem um alento especial: em agosto, a Copa do Mundo de Basquete terá mais uma edição, realizada em Filipinas, Japão e Indonésia.
A competição, que dá sete vagas para os Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem, conta com 32 seleções de todos os continentes, incluindo o Brasil. A Seleção está no Grupo G, com Irã, Costa do Marfim e a atual campeã, na edição 2019, na China, a Espanha. Em solo chinês, a equipe caiu na segunda fase, em um quadrangular com Estados Unidos, República Tcheca e Grécia. Atualmente, o time verde-amarelo ocupa o 13º lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Basquete (Fiba).
- Meninas do Brasil são convocadas para a Copa América
- Tiroteio deixa 9 torcedores feridos após final da NBA em Denver
- Marcelo Laitano assume a supervisão geral do Cerrado Basquete
O grupo será sediado na capital indonésia, Jacarta, e apenas duas seleções avançam para enfrentar um dos qualificados do Grupo H, composto por Canadá, Letônia, Líbano e França. Esta será a 19ª participação nacional no certame, com a busca pelo tricampeonato, após os títulos de 1959 e 1963. As Filipinas, uma das sedes do campeonato, sediaram a última oportunidade de pódio brasileiro na competição, em 1978.
A grande equipe da partição brasileira é a espanhola, com pelo menos dois jogadores da NBA no elenco comandado pelo técnico italiano Sergio Scariolo. O armador Ricky Rubio, do Cleveland Cavaliers, e o pivô Serge Ibaka, do Milwaukee Bucks, além da campanha do bi-mundial, estiveram em boa parte das conquistas da seleção europeia neste século, como a Copa do Mundo de 2006 e os europeus de 2009, 2011 e 2015, além das medalhas de prata nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, e 2011, em Londres.
Outras seleções merecem atenção durante o torneio: a Sérvia terá o principal jogador do campeão da NBA e duas vezes MVP, Nikola Jokic, no grupo com Porto Rico, China e o estreante Sudão do Sul. O sempre favorito Estados Unidos compartilha divisão com Jordânia e Nova Zelândia, além da Grécia de Giannis Antetokounmpo.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais