Basquete

Fim da NBA abre contagem regressiva para Mundial de Basquete

Competição está programada para agosto em três sedes na Ásia. Brasil se encontra no grupo da atual campeã do mundo, com jogadores da liga norte-americana no possível elenco

O título da National Basketball Association (NBA) conquistado pelo Denver Nuggets na última segunda-feira (12/6) deixa um vazio nos fãs de basquete até o retorno da próxima temporada. Entretanto, o calendário do basquete para este ano tem um alento especial: em agosto, a Copa do Mundo de Basquete terá mais uma edição, realizada em Filipinas, Japão e Indonésia.

A competição, que dá sete vagas para os Jogos Olímpicos de Paris, no ano que vem, conta com 32 seleções de todos os continentes, incluindo o Brasil. A Seleção está no Grupo G, com Irã, Costa do Marfim e a atual campeã, na edição 2019, na China, a Espanha. Em solo chinês, a equipe caiu na segunda fase, em um quadrangular com Estados Unidos, República Tcheca e Grécia. Atualmente, o time verde-amarelo ocupa o 13º lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Basquete (Fiba).

O grupo será sediado na capital indonésia, Jacarta, e apenas duas seleções avançam para enfrentar um dos qualificados do Grupo H, composto por Canadá, Letônia, Líbano e França. Esta será a 19ª participação nacional no certame, com a busca pelo tricampeonato, após os títulos de 1959 e 1963. As Filipinas, uma das sedes do campeonato, sediaram a última oportunidade de pódio brasileiro na competição, em 1978.

A grande equipe da partição brasileira é a espanhola, com pelo menos dois jogadores da NBA no elenco comandado pelo técnico italiano Sergio Scariolo. O armador Ricky Rubio, do Cleveland Cavaliers, e o pivô Serge Ibaka, do Milwaukee Bucks, além da campanha do bi-mundial, estiveram em boa parte das conquistas da seleção europeia neste século, como a Copa do Mundo de 2006 e os europeus de 2009, 2011 e 2015, além das medalhas de prata nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, e 2011, em Londres.

Outras seleções merecem atenção durante o torneio: a Sérvia terá o principal jogador do campeão da NBA e duas vezes MVP, Nikola Jokic, no grupo com Porto Rico, China e o estreante Sudão do Sul. O sempre favorito Estados Unidos compartilha divisão com Jordânia e Nova Zelândia, além da Grécia de Giannis Antetokounmpo.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Saiba Mais

Tags